Home » Política, Todas as notícias » “As senhas foram criadas pelo administrador do sistema”, afirma Conam

“As senhas foram criadas pelo administrador do sistema”, afirma Conam

Donizeti_CPD

Funcionário da prefeitura não sabe como foram criadas as senhas Letis e Zelda. (Foto: Eduardo Toledo / CMTS)

A Comissão Especial de Inquérito da Câmara Municipal de Taboão da Serra que investiga as irregularidades na baixa da dívida ativa tomou dois importantes e conflitantes depoimentos na quarta-feira, dia 17. No período da manhã, o funcionário Aparecido Donizete da Costa, diretor do CPD da prefeitura e responsável por criar as senhas de acesso, disse que as senhas “Letis”, que deveria estar cancelada, e a “Zelda” utilizadas para fraudar a dívida ativa do município não foram criadas em seu departamento. Porém, horas mais tarde, os funcionários Walter Penninck Caetano e Rinaldo de Abreu da Consultoria em Administração Municipal (Conam) foram categóricos e afirmaram que “as senhas foram criadas pelo administrador do sistema”.

Walter, da Conan, é categórico: A senha foi criada pelo administrador do sistema

Walter, da Conan, é categórico: A senha foi criada pelo administrador do sistema. (Foto: Eduardo Toledo / CMTS)

Para acessar ao sistema fornecido pela Conam é necessário possuir uma senha de acesso que só pode ser criada pelo departamento de informática que, segundo Costa, tem um rigoroso procedimento desde outubro passado que exige a autorização do diretor da área e do secretário municipal, neste caso do Maruzan Corado, da Fazenda, que indicam o grau de acesso que cada senha vai ter.

Porém, o que ninguém entende é como as senhas foram criadas se apenas o Diretor e o funcionário Rogério Godói, que deve depor na próxima semana, podem criar esses acessos estão negando a criação.

A “Letis” foi criada em 2001 e cancelada no fim do ano após a saída da funcionária que utilizava a senha. Mas ela “foi reaberta e não sabemos como”. Já a “Zelda” “não foi criada pelo nosso departamento”, afirmou Costa.

Mas a empresa responsável pelo sistema disse que elas foram criadas pelo administrador do sistema nos dias 24 e 26 de Janeiro de 2011, quando já deveriam estar em funcionamento o sistema rígido para criação de senhas.

Uma das possibilidades pode ser que o “administrador de sistema deu senhas para todos e a casa [sistema da prefeitura] ficou totalmente aberta”.

A única garantia de que o CPD não criou as senhas é porque “confio em nosso funcionário Rogério”, diz Costa.

Mas então quem as criou?

Essa resposta os vereadores que compõe a Comissão Especial de Inquérito parecem estar muito próximo.

Tesouraria: Fonte da corrupção?

Para a Conam, a prefeitura de Taboão da Serra deve acabar de vez com o sistema de baixas manuais feitas através de pagamentos efetuados na Tesouraria e no Atende. Se a rede bancária não se interessar em colocar um posto dentro desses setores, os pagamentos devem ser feitos em qualquer banco próximo.

Empresa propõe voltar com débitos

Uma das propostas para reaver o dinheiro desviado dos cofres públicos é voltar com todas as baixas irregulares para a dívida ativa e convocar todos esses contribuintes para que apresentem os seus comprovantes.

+ Concursados – Livres Nomeados

“O que me deixa preocupado é que você vai à prefeitura de Taboão da Serra treinar um funcionário e depois de um tempo eles vão embora. Recentemente eu pedi dois funcionários para treinar e a prefeitura me mandou dois livres nomeados”, reclamou Walter, da Conam.

Por Allan dos Reis

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentario

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online