Mutirões da Saúde de Taboão acontecem nos dias 21 e 28 de setembro

Por Ricardo Vaz, da SeCom da PMTS

Mutirão da saúde pretende diminuir a espera nos atendimentos das UBS´s de TaboãoOs mutirões da Saúde em Taboão da Serra retornam nos dois últimos sábados do mês de setembro. A Secretaria de Saúde de Taboão definiu as duas datas, sendo um no dia 21 e outro dia 28 de setembro. Essa ação lançada em agosto, atendeu mais de 10 pacientes que estavam com consultas agendadas a longo prazo o que minimizou o tempo de espera daqueles que precisavam aguardar em média dois meses para passar com um médico.

“Vamos estender esses mutirões até o mês de novembro para suprir a demanda reprimida e antecipar mais consultas. Quanto menos o paciente aguardar para ser atendido é melhor e mostra a eficiência dessa ação da Secretaria da Saúde”, comentou o prefeito Fernando Fernandes.

Segundo a Secretaria de Saúde a demanda reprimida de consultas médicas estava muito alta devido ao quadro reduzido de Recursos Humanos. “Para reduzir esta demanda e desmistificar que somente o médico pode resolver questões de saúde e resgatar o vinculo com a população foi pensado a realização de mutirões aos sábados com carga horaria de oito horas incluindo diversos outros profissionais da equipe de saúde”, ressaltou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Um levantamento feito pela Dra. Raquel mostrou que o prazo para atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde já diminuiu. “Temos UBS´s marcando consultas para o mês de setembro ou inicio de outubro. Isso é um grande avanço que conseguimos com os mutirões e contratação de novos médicos”, enfatizou.

Os primeiros mutirões que aconteceram nos dias 10 e 24 de agosto teve a participação das doze UBS´s por conta da demanda. “O formato é o mesmo e os pacientes serão informados da data e horário da consulta e o local”, explicou a secretária.

ATENDIMENTOS

Para o dia 21 de setembro participarão as UBS´s do Parque Pinheiros, Santo Onofre, Suína, Akira, América, Panorama, Margaridas, Silvio Sampaio, Record, Santa Cecília, Jardim Helena e Central Odontológica, Já o dia 28 de setembro repetem essas Unidades de Saúde com exceção das UBS´s Akira Tada, Jardim América e Santa Cecília. “Incluímos o Centro de Referência da Mulher e o CAPS II no dia 28 sendo que o atendimento do CAPS vai das 8h às 14h e os demais equipamentos das 8h às 17h”, explicou Dra. Raquel Zaicaner.

O MUTIRÃO

A equipe de Saúde Mental foi composta por profissionais dos CAPS e Centro de Convivência com o objetivo de atuar na sala de espera informando e orientando os pacientes sobre o serviço prestado no município.

Os profissionais da nutrição realizaram atendimentos individuais com orientação nutricional quanto à alimentação saudável e informações sobre o serviço de nutrição em Taboão.

Aconteceram também grupos de Lombalgia, Orientações sobre DST/AIDS, Aleitamento Materno, Diabetes Melittus, Hipertensão e Oficinas Artesanais.

Ações inovadoras que tiveram grandes impactos foram a auriculoterapia, massoterapia e teste rápido de hepatites.

Cada Unidade Básica de Saúde junto com a gestão central da Secretaria da Saúde organizou as ações e atividades paralelas como atrativo humanizado e acolhedor tais como: brinquedos infantis, pintura facial e artesanato com oficineiros locais.

Os mutirões contaram com atendimentos de odontologia nas UBS e no Centro Odontológico, Fonoaudiólogo, psicologia, farmacologia, Coleta de Papanicolau, regulação de vagas, encaminhamentos, aferição de PA e dextro, medicação, curativo e no Centro de Referência da Mulher foram realizados exames de Ultrassonografias e Coleta de Papanicolau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.