“3 reais é roubo”, diz nota do Comitê de Luta Contra a Corrupção em Taboão da Serra

Mais uma vez a população de Taboão da Serra foi surpreendida pela administração de Evilásio Farias, quando na última segunda-feira, dia 02 de janeiro de 2012, descobriu que a passagem de ônibus havia aumentado de 2,70 para 3,00 reais.

Muitos trabalhadores que saíram de casa com o dinheiro contato passaram por constrangimento na hora de passar pela catraca, já que o prefeito se quer se deu o trabalho de avisar a população previamente.

O aumento deixou a todos indignados, até porque o sistema de transporte do município é precário, superlotado, demorado e agora ainda mais caro.

Taboão da Serra além de ser conhecida nacionalmente pelos escândalos de corrupção, também será conhecida pela passagem mais cara do país.

É um absurdo uma cidade com pouco mais de 22 km2, cobrar uma passagem com o mesmo valor dos ônibus que circulam em São Paulo e ainda é possível para quem possui o bilhete único utilizar até 4 ônibus no intervalo de 2 horas. No caso do metrô e dos trens são debitados R$ 2,90 no cartão quando o usuário passa pelo bloqueio no Metrô ou na CPTM a diferença de R$ 1,59 é debitada no validador do primeiro ônibus. O usuário continua com o direito de embarcar mais duas vezes em ônibus sem pagar mais nada dentro do período de três horas entre a primeira e a última validação do bilhete.

Uma das explicações dadas pelo governo é que o município não subsidia o transporte público. No entanto, é interessante notar que a empresa Pirajussara tem praticamente o monopólio do transporte na região e sempre foi uma das principais financiadoras das campanhas eleitorais em Taboão da Serra no esquema de caixa 2, já que a lei eleitoral impede que empresas prestadoras de serviço público façam doações. Mas mesmo assim, um dos vereadores por descuido declarou ter recebido 40 mil reais da empresa Pirajussara e hoje sofre processo de cassação de mandato no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Esse é o jeito de governar de Evilásio: nenhuma preocupação verdadeira com a população da cidade, favorece empreiteiras, empresários, imobiliárias e seus amigos no poder em detrimento dos serviços públicos e dos interesses da população.

O Comitê de Luta Contra a Corrupção em Taboão da Serra, saúda a iniciativa de internautas em organizar uma grande manifestação contra o aumento da passagem que foi batizado de  “Occupy The Little Taboão Square”  na próxima sexta-feira e o apitaço promovido pela comunidade do Jardim Pirajussara no sábado e anuncia que se somará a essa luta convocando e participando da manifestação.

Por isso chamamos a todos os estudantes, trabalhadores, desempregados a participarem da manifestação contra o aumento da passagem no próximo dia 06 de janeiro, sexta-feira, às 16 horas no largo de Taboão. E no sábado, dia 07 de janeiro, às 16 horas, na Praça Luiz Gonzaga.

Comitê de Luta Contra a Corrupção em Taboão da Serra

APEOESP Taboão da Serra, MTST, Comissão Independente de Professoras ADIs, Ação Popular, CSP-Conlutas, PSOL e PSTU

2 comentários em ““3 reais é roubo”, diz nota do Comitê de Luta Contra a Corrupção em Taboão da Serra”

  1. O preço da passagem CIRCULAR só terá um preço tavez justo o dia em que nossa cidade tiver outra Empresa de Transporte que não seja a Pirajussara, pois com este Monopólio no Transporte de nossa cidade a sintuação será sempre a mesma , Infelizmente .

  2. O preço da passagem CIRCULAR só terá um preço tavez justo o dia em que nossa cidade tiver outra Empresa de Transporte que não seja a Pirajussara, pois com este Monopólio no Transporte de nossa cidade a sintuação será sempre a mesma , Infelizmente .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.