Chefe dos Investigadores fala sobre a participação de réus na fraude do IPTU de Taboão

Réus e advogados em horário de almoço em frente ao Fórum de Taboão.
Réus e advogados em horário de almoço em frente ao Fórum de Taboão.

Está acontecendo nesta quinta-feira, dia 25, o segundo dia de audiência do caso de fraude no IPTU de Taboão da Serra. Por enquanto, até as 14 horas, só foi ouvido o chefe dos investigadores da Seccional, Ivan Jerônimo da Silva. O seu depoimento é apontado como o principal, pois foi ele quem elaborou os relatórios do inquérito policial da “Operação Cleptocracia”. Em seu depoimento, Ivan também afirma que está sendo vítima de todo tipo de pressão.

Um fato inédito citado no depoimento é que Ivan afirma considerar que Luiz Antonio de Lima, também réu no processo, não tem envolvimento com as fraudes no IPTU por não ter encontrado provas contra ele.

Outro momento importante foi quando o investigador citou que Márcio Carra, sua principal testemunha nos relatórios e réu do processo, residia em um imóvel de Cláudia Pereira dos Santos, esposa de Carlos Andrade, também réus. Esse imóvel também consta como “dado baixa” no IPTU.

Ivan explicou como funcionava o esquema, como por exemplo, o Cartório de Taboão da Serra. Segundo Ivan, o Cartório devia cerca de R$ 1 milhão e foi dado “baixa” e a dívida reduziu para R$ 150 mil.

Os relatórios feitos por pelo investigador foram baseados em documentos apreendidos, em relatórios da CONAM e no depoimento de Márcio Carra.

Por Nicolli Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.