Home » Sociedade, Todas as notícias » Ainda dá tempo para ser jurado em Taboão da Serra; saiba como

Ainda dá tempo para ser jurado em Taboão da Serra; saiba como

Por Williana Lascaleia, no Parque Pinheiros

O Juiz Guilherme Lamas, da Vara Criminal de Taboão da Serra, quer ampliar o número de jurados no município para não sobrecarregar os que já foram sorteados anteriormente. Ele pede para a população se inscrever de forma voluntária para participar do júri, que precisa ter sua lista provisória publicada até o dia 10 de outubro.

Lamas afirma que essa ampliação é uma necessidade, já que os atuais jurados estão ficando sobrecarregados, pois são realizados cerca de 70 júris por ano, e tendo um maior número de jurados o trabalho pode ser dividido.

“É uma necessidade que nós temos percebido. Como ouve um incremento muito forte da demanda, temos metas a cumprir no julgamento de criminosos contra vida, a idéia é ter mais jurados para não sobrecarregar os jurados já sorteados. Porque eles têm que vir a diversas plenárias e se tivesse mais jurados cada um deles seria menos onerado, já que dividiríamos o trabalho com mais pessoas”, afirma Lamas.

Acusados de fraudar a dívida ativa de Taboão da Serra participam de audiência no Fórum. (Foto: Arquivo)

Fórum de Taboão da Serra necessita de mais jurados para agilizar processos. (Foto: Arquivo)

Para participar é preciso ser maior de 18 anos, não tem limite máximo de idade, não ter antecedentes criminais e preferencialmente ser morador da cidade, ir até a Casa do Advogado e preencher uma ficha de solicitação.

O jurado participa apenas cumprindo sua cidadania, mas adquire algumas vantagens como cela especial, em caso de prisão, critério de desempate em concurso público e licitações, além da presunção da idoneidade moral.

Porém, o juiz também pode convocar pessoas para que sejam juradas. “É melhor que as pessoas tenham essa motivação e venham por vontade própria do que venham forçadas”, ressaltou o magistrado.

A lista definitiva, com os jurados de 2014, será publicada no dia 10 de novembro.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online