Home » Sociedade, Todas as notícias » ALERTA: Taboão pode ter epidemia de dengue “ainda pior” em 2016

ALERTA: Taboão pode ter epidemia de dengue “ainda pior” em 2016

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

O município de Taboão da Serra passou por uma epidemia de dengue no primeiro semestre de 2015 com mais de 3.500 casos confirmados. Com os dados do início do segundo semestre, a Secretaria de Saúde teme que 2016 a epidemia seja “ainda pior” e, além da dengue, o mesmo mosquito pode transmitir outras duas doenças: chikungunya e zika.

Secretária de saúde de Taboão alerta para a dengue em 2016: Nem terminamos um surto e já estamos começando outro.

Secretária de saúde de Taboão alerta para a dengue em 2016: Nem terminamos um surto e já estamos começando outro.

A preocupação e os números foram revelados pela secretária de saúde, Raquel Zacainer, durante audiência pública para prestação de contas do segundo quadrimestre realizada na Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (4). “Está nos preocupando porque quando chegamos em julho e agosto, os casos são costumeiramente zero [e em 2015 não foram]. Nem terminamos um surto e já estamos começando outro. E desta vez vem acompanhada pela chikungunya e zika”, revelou.

Após revelar que no ano que vem “pode ser que seja pior”, a secretária revelou os planos já estão em andamento para enfrentar a dengue em Taboão. “A gente se antecipou. Nós já fizemos reunião com os três prontos socorros, com o Hospital Geral do Pirajussara (HGP), com todas as unidades básicas de saúde para organizar a assistencia a dengue no período em que ela não está no ápice e como a gente vai fazer quando ela estiver. Estamos na fase de treinamento de todos os médicos e enfermeiros. Agora estamos organizando as ações nas ruas”, completou Raquel.

Dengue_Divulgação_PMTS

Prefeitura de Taboão da Serra se prepara para combater a dengue, que pode ser ainda pior em 2016. (Foto: Divulgação / PMTS)

GOVERNO FEDERAL DIMINIU REPASSE DE VACINAS

Outro ponto preocupante levantado durante a audiência foi à redução no repasse de imunobiológicos feitos pelo Ministério da Saúde do Governo Federal. Segundo um comunicado oficial apresentado à imprensa, vacinas – como Hepatite B – tiveram corte de 45% da cota mensal repassadas. Contra a Hepatite A ainda não houve envio em outro. De acordo com o documento, alguns medicamentos importados como o DTP stão com problemas de fornecimento mundial.

Apesar dos problemas em 2014, o programa Dose Certa do Governo do Estado atualmente está regularizado. A Secretaria de Saúde garante que no município são raros os problemas de desabastecimento e que muitos dos casos relatados são medicamentos que são entregues nas farmácias conveniados do programa “Farmácia Popular”.

ATENDIMENTOS

Durante a prestação de contas, foram apresentados os números de atendimentos feitos pela Vigilância Epidemiológica, Zoonoses, Samu, dos Centros de Atenção Psicossocial e dos prontos socorros.

Alguns moradores reclamaram da falta de fisioterapeutas, que foi anunciada novas contratações, e do atendimento na UBS do Jardim Salete, que no próximo dia 28 terá um mutirão para realização de exames de Papanicolau.

Os vereadores presentes não pouparam elogios ao trabalho da secretária Raquel frente à pasta por sua dedicação. Presidente da comissão de saúde, a vereadora Joice Silva (PTB) lembrou que a “saúde pública não é um problema [exclusivo] de Taboão da Serra” e que enquanto os outros municípios “não se empenharem, a saúde não vai melhorar”.

2 Responses

  1. Antonio Turano disse:

    Com certeza todos os vereadores presentes tem plano de saude particular.”Os vereadores presentes não pouparam elogios ao trabalho da secretária Raquel frente à pasta por sua dedicação”

    Nobre vereadora Joice da Silva (PTB), moro e pago meus tributos a Taboão da Serra, portanto não arrume desculpas ou fale do quintal do vizinho se não sabe cuidar do seu.
    “Presidente da comissão de saúde, a vereadora Joice Silva (PTB) lembrou que a “saúde pública não é um problema [exclusivo] de Taboão da Serra”.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online