Home » Sociedade, Todas as notícias » Alunos da EMEF Ester Cordeiro promovem mobilização contra a Dengue

Alunos da EMEF Ester Cordeiro promovem mobilização contra a Dengue

Por Flávia da Mata, da SeCom da PMTS

Considerando o aumento do número de casos de dengue e a preocupação com a chikungunya e zika no país, a prefeitura de Taboão da Serra tem trabalhado, através de suas Secretarias, em ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão das três doenças.

Na última quarta-feira (9), alunos e funcionários da EMEF Professora Ester Cordeiro de Souza, no Jardim Trianon, saíram às ruas do bairro simulando uma “manifestação” contra o mosquito. Organizadas, as crianças seguravam faixas, distribuíam panfletos informativos sobre o Aedes e cantavam músicas, conscientizando a população local. Participaram das atividades, também, funcionários do Centro de Controle de Zoonoses e das UBSs próximas à Escola.

Alunos da EMEF Ester Cordeiro foram as ruas no combate ao mosquito da Dengue (Foto: Flavia da Mata / PMTS)

Alunos da EMEF Ester Cordeiro foram as ruas no combate ao mosquito da Dengue (Foto: Flavia da Mata / PMTS)

Segundo a diretora Elisângela Ximenes, o ato foi apenas uma das ações de conscientização feitas na EMEF. Há dois meses, a Escola vem realizando trabalhos acerca do assunto; abordando o tema nas reuniões com os pais, propondo atividades e brincadeiras com músicas durante o dia. “É importante que as crianças entendam a importância do combate ao mosquito, e isso pode ser feito de forma divertida”, disse Elisângela. “Nesta semana, por exemplo, estamos lendo ‘Que febre de mosquito!’, do autor Max Portes. As crianças estão gostando e aprendendo muito”, acrescentou a diretora.

Aedes Aegypti

O mosquito responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya começa a se reproduzir nos meses mais quentes, quando as chuvas são mais abundantes. Poças de água limpa e parada são os locais mais suscetíveis à reprodução. Para impedir que isso aconteça, é importante tomar alguns cuidados a fim de evitar o acúmulo de água em lugares inapropriados, tais como vasos de plantas, pneus velhos e calhas.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online