Alunos de Taboão ganham medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Por Vera Sampaio, da SeCom da PMTS

Seis alunos da EMEF Professora Ester Cordeiro de Souza foram premiados na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A cerimônia de entrega das medalhas aconteceu na quinta-feira, 6 de novembro, na própria escola e contou a presença de pais e alunos que também participaram do campeonato.

Alunos da EMEF Ester Cordeiro premiados na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Foto: Vagner Hernandez / PMTS)
Alunos da EMEF Ester Cordeiro premiados na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Foto: Vagner Hernandez / PMTS)

Elenita Mendes dos Reis, moradora do Jardim Trianon, é mãe do aluno Job Pereira da Costa Júnior, de nove anos. O garoto, que deseja ser escritor e desenhista quando crescer, recebeu medalha de prata pela participação na XVII OBA. Elenita afirma que o filho está lhe trazendo muita alegria. “Ele é bem inteligente e muito esforçado. É sempre um orgulho. Por enquanto, todo o esforço está valendo a pena”, declara.

Elenita Mendes, mãe do aluno Job Pereira, ficou orgulhosa do seu filho de nove anos (Foto: Vagner Hernandez / PMTS)
Elenita Mendes, mãe do aluno Job Pereira, ficou orgulhosa do seu filho de nove anos (Foto: Vagner Hernandez / PMTS)

Este é o terceiro ano que a escola participa da OBA, porém foi a primeira vez que alunos receberam medalhas. “A olimpíada é trabalhada desde o início do ano e os conteúdos são desenvolvidos nas aulas de ciências e geografia”, explica a professora Gabrielli Parra, que teve três alunos da classe premiados.

“Após aprenderem com os educadores os conteúdos propostos, os alunos fazem uma prova, que é aplicada no mesmo dia em todo o país”, comenta a coordenadora pedagógica Valéria de Luma Lopes.

A edição deste ano aconteceu em 16 de maio e contou com a participação de 772.257 alunos de mais de 8.600 escolas brasileiras. Os quase 600 alunos da EMEF Ester Cordeiro participaram da OBA deste ano e todos receberam certificados.

A diretora da escola, Elisângela Ximenez, explica que o projeto da olímpiada deu tão certo que já foi incluso no Projeto Político Pedagógico (PPP) do próximo ano. “Muitas vezes estamos tão preocupados em alfabetizar, em dar português e matemática, que outras disciplinas são passadas, mas não da melhor forma”, explica. “O projeto trouxe este resgate, de trabalhar a astronomia e outros itens, dentro das aulas de geografia e ciências de uma forma mais prazerosa, lúdica e estimulante”, finaliza.

Confira a lista completa de alunos premiados:

  • Medalha de Prata: Job Pereira da Costa Júnior
  • Medalha de Bronze: Raíssa Gabriely Rodrigues Nascimento
  • Medalha de Bronze: Mirela Mendes Ferreira
  • Medalha de Bronze: Daivid Fabrício Conceição Ribeiro
  • Medalha de Bronze:  Shaiane Shelly Rodrigues de Olivindo
  • Medalha de Bronze: Gabriel Antônio Domingos Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.