Home » Política, Todas as notícias » Ao invés de cobrar segurança, vereadores vão alterar horário das sessões após seqüestro

Ao invés de cobrar segurança, vereadores vão alterar horário das sessões após seqüestro

Por Allan dos Reis, da redação

Câmara Municipal de Taboão da Serra (Cynthia Gonçalves / CMTS)

Câmara Municipal de Taboão da Serra (Cynthia Gonçalves / CMTS)

Os vereadores de Taboão da Serra devem votar até a semana que vem a alteração do horário das sessões de terça à noite para o período da manhã. O assunto – já ensaiado no ano passado – voltou à tona após o seqüestro do vereador Marco Porta (PRB) e do secretário de governo Cândido Ribeiro na semana passada, logo após a sessão legislativa.

Os parlamentares alegam que não tem segurança no município para manter os trabalhos noturnos e por isso estão optando pela alteração. Atualmente, as sessões deviam começar às 18h, mas raramente começa antes das 19h. Outro problema que faz as sessões ultrapassarem às 22h, horário previsto para término, é a inatividade das comissões – especialmente Finanças e Justiça e Redação – que tem como praxe se reunir e dar parecer apenas no horário da sessão.

O presidente da Câmara, Cido (DEM), explica a volta do tema à pauta. “Essa discussão é antiga e se tornou mais concreta. Hoje eu sou favorável. Dentro os motivos que justificam está a questão da segurança. As sessões tem se estendido muito. Nada é eterno. Se a gente perceber que não há participação popular, a gente pode voltar [as sessões para noite]. O problema da segurança é nacional. Não tenho que colocar em risco funcionários, vereadores e jornalistas”, diz.

Os vereadores Cido e Professor Moreira têm opiniões distintas em relação a mudança no horário das sessões. (Fotos: Cynthia Gonçalves / CMTS)

Os vereadores Cido e Professor Moreira têm opiniões distintas em relação a mudança no horário das sessões. (Fotos: Cynthia Gonçalves / CMTS)

Já o petista Professor Moreira é completamente contra a proposta e acredita que vai prejudicar a participação popular. “Eu penso assim. O que aconteceu [seqüestro] com o [Marco] Porta foi uma fatalidade e poderia acontecer com todo mundo. Isso não justifica prejudicar toda população que acompanha [as sessões] à noite. Tem é que parar de prorrogar as sessões por besteiras”, reclamou.

MUDANÇA EM ITAPECERICA AFASTOU POPULAÇÃO E VEREADORES RECUARAM

Na região, o município de Itapecerica da Serra adotou a mesma postura no final de outubro de 2010 e as sessões passaram das 17h30 para as 9h. Na época, o então presidente e hoje prefeito Chuvisco justificou que a mudança ocorria “porque os gabinetes eram procurados somente na parte da manhã” e “com o tempo os moradores conseguem se acostumar com o horário”. Resultado: a população deixou de participar das discussões e as galerias ficaram vazias.

Em 2013, a primeira ação da nova mesa diretora, foi colocar em votação a alteração do horário das sessões para o início da noite, que agora acontece às 19h de terça.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online