Home » Política, Todas as notícias » Apoio a Marin, acusado de incitar ditadores contra jornalista, continua na pauta de votação da Câmara

Apoio a Marin, acusado de incitar ditadores contra jornalista, continua na pauta de votação da Câmara

Por Allan dos Reis, da Redação

Os vereadores Eduardo Nóbrega (PR) e a Joice Silva (PTB), presidente e vice da Câmara de Taboão da Serra, mantém na pauta de votação desta terça (dia 4), o requerimento que dá apoio a José Maria Marin, que é acusado de ser um dos colaboradores da ditadura e ter incitado os militares contra o jornalista e diretor da TV Cultura, à época, que acabou sendo morto em 1975 após tortura na sede do DOI-Codi em São Paulo. O documento está para ser votado desde o dia 30 de Abril, mas sofre forte resistência de outros políticos que não querem ver seus nomes ligados a esse caso.

Apesar do presidente dizer em tribuna que aderiu a proposta da vereadora Joice apenas “no campo desportivo”, já que Marin é presidente da CBF, o requerimento é bem claro e cita – segundo esses vereadores – as “tentativas infundadas de vinculá-lo à morte do jornalista Wladimir Herzog, diretor de cultura à época dos fatos”.

José Maria Marin recebe apoio de Joice Silva e Eduardo Nóbrega, que tentam aprovar moção de apoio desqualificando denúncia da época da ditadura militar. (Fotos: Agência EFE e Câmara de Taboão da Serra)

Aliás, desde as primeiras denúncias contra o mandatário da CBF surgiram gravações e documentos e dá mais sustentação a denúncia.

Reprodução do Blog do Juca Kfouri

Um dos militantes do PSOL, José Afonso da Silva criticou a proposta da Câmara e teve até o seu artigo publicado no blog do conceituado jornalista Juca Kfouri. “Se os vereadores votarem favorável nesta terça-feira ao Requerimento que propõe apoio a José Maria Marin, Taboão da Serra também ficará conhecida nacionalmente por dar guarida a um político corrupto, agente da ditadura militar e co-responsável pelo assassinato de jornalistas”, diz trecho do artigo.

Curiosamente desde que a moção de apoio entrou na pauta, os vereadores deixaram de votar outros requerimentos importantes. A tentativa é colocar o polêmico requerimento em bloco e fazer com que seja aprovado por unanimidade. Assim, claro, não é possível nomear quem foram os camaristas que votaram a favor de Marin.

CÂMARA DE SP CONVIDA MARIN A PRESTAR ESCLARECIMENTOS

Muito diferente da proposta de dois vereadores de Taboão, a Câmara de São Paulo fez um convite através da Comissão da Verdade (criada para promover esclarecimentos em relação às graves violações dos direitos humanos durante o período do regime militar) para que José Maria Marin preste “esclarecimentos sobre o mandato exercido (…) como deputado estadual na década de 70” no dia 11 de Junho. [Veja aqui o convite]

Já curtiu o Taboão em Foco no Facebook?

7 Responses

  1. Thaty Anna disse:

    Isso realmente é uma vergonha!

  2. Paulo disse:

    Coisas importantes para votar são postas de lado, inutilidades são dadas ênfase até o fim do mandato. Se não existissem políticos, o país nem precisaria de leis.

  3. ARLINDO disse:

    QUE COISA INOVADORA….
    SENHORES VEREADORES…APLAUSOS A VCS, SENHOR EDUARDO NOBREGA LEIA MAS A BIBLÍA JA QUE SE CAMUFLOU ATRÁS DELA PARA ESTAR AI NESSA CADEIRA…LUGAR ONDE SEU PAI JA NÃO PODE MAS ESTAR NÉ..SERÁ PQ?…..
    E SENHORA JOICE BUSQUE ENTENDIMENTO PQ ALÉM DE VC APOIAR O ERRO AINDA VIVE NO ERRADO….
    TB OQUE ESPERAMOS DE FILHOS DE 2 PESSOAS FRACASSADAS NA POLITICA TIVERAM QUE POR SEUS FILHOS PARA CONTINUAR MAMANDO….
    LAMENTAVÉL OS VERDADEIROS EVANGÉLICOS ESTÃO DE OLHO EM VCS…..E PODE TER CERTEZA VCS NÃO VOLTARAM MAS A SENTAR NESSAS CADEIRAS…
    MOSTREM O QUE TEM FEITO PELA CIDADE????? SERÁ UM BOM COMEÇO….PQ ATE AGORA NÃO VEJO NADA……

  4. O ESPORTESNET esta com uma campanha em seu portal contra este ditador do futebol, José Maria Marin

  5. pedro genaro disse:

    ABSURDO! Mais uma vez a Câmara Municipal mostra-se despreparada. Vereadores não conhecem a história. Uma vergonha. O Presidente Eduardo ainda fala que a atual legislatura está resgatando moralmente o Legislativo frente aos desmandos do passado. Não sabe de nada – quer homenagear o José Maria Marin. Só em Taboão da Serra mesmo… Vergonha, vergonha, vergonha.

  6. Estômago embruhlado.Mais uma vez irão jogar o nome dessa cidade na latrina.

  7. Beto disse:

    Acusado de participar na ditadura?É comprovado.
    Só de cogitarem esse apoio ao Marim,já me causa enorme vergonha.Nisso aí tem algum interesse, será na área esportiva?

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online