Home » Sociedade, Todas as notícias » Após 8 anos de espera, 2º DP de Taboão vai funcionar só durante a semana e dividir equipe do 1º DP

Após 8 anos de espera, 2º DP de Taboão vai funcionar só durante a semana e dividir equipe do 1º DP

Por Allan dos Reis, da redação do Taboão em Foco

A inauguração do 2º distrito policial de Taboão da Serra, localizado na Estrada Kizaemon Takeuti 1391, prevista para ocorrer no dia 19 de fevereiro, data de aniversário da cidade, deveria ser motivo de orgulho para os moradores da região do Pirajuçara, porém, após longos 8 anos de espera, a unidade vai ficar fechada nos dias e horários de maior movimento. O delegado titular do novo DP será o policial Marcelo Jacobucci.

Na prática, o cidadão que for alvo de qualquer tipo de crime entre 19h e 9h ou nos finais de semana terá que ir até o 1º DP para registrar um boletim de ocorrência.

Fachada do esperado 2º DP de Taboão da Serra, que vai funcionar apenas em horário comercial e ficará fechado nos finais de semana.

Fachada do esperado 2º DP de Taboão da Serra, que vai funcionar apenas em horário comercial e ficará fechado nos finais de semana.

Além do horário comercial, o novo distrito traz outro problema. O Governo do Estado não vai mandar novos policiais para a cidade neste momento e a equipe de investigação do atual distrito será dividida. A informação foi confirmada por alguns policiais do atual distrito. Esse era uma dos principais temores dos policiais que participam das reuniões dos conselhos comunitários de segurança e vinha sendo alertado constantemente.

O delegado titular do 1º DP, Gilson Leite, sempre foi incisivo nas reuniões ao dizer que “se for para trazer um contingente novo já passou da hora [de um novo distrito]. Se for para dividir forças, não.”, opinava o delegado.

A divisão da equipe de investigação também preocupa a classe política de Taboão. Na sessão legislativa da semana passada, alguns parlamentares ressaltaram o receio da divisão de equipe e prometeram cobrar o Governo do Estado.

PROMESSAS

Em 2012, Alckmin prometeu que o 2º DP seria inaugurado ainda naquele ano.

Em 2012, Alckmin prometeu que o 2º DP seria inaugurado ainda naquele ano.

O decreto para criação de mais um distrito policial em Taboão da Serra foi assinado por Geraldo Alckmin (PSDB) no dia 2 de janeiro de 2006, quando também era governador de São Paulo. Depois disto, o Estado sempre enrolou e, apesar da evidente necessidade, dezenas de abaixo-assinados e reuniões, a implantação sempre foi negligenciada.

Em 2012, Alckmin prometeu publicamente durante a inauguração do AME Taboão que em poucos meses o 2º DP estaria funcionando. “Nós vamos instalar o 2º DP que deve ser no Pirajuçara. E para ganhar tempo, nós vamos procurar um prédio para alugar. Nós já estamos procurando prédio. Se a gente conseguir um prédio rapidamente, em setembro ou outubro [de 2012] já pode estar funcionando”, disse na ocasião. E claro, continuou na mesma.

A reportagem do Taboão em Foco questionou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) a respeito do número de novos policiais e por quais motivos o novo distrito ficará fechada nos horários mais cruciais a população. Em nota, a SSP se limitou a dizer que “os recursos humanos necessários” serão disponibilizados e o objetivo do 2º DP “é privilegiar a investigação dos crimes” na região do Pirajussara.

CONFIRA A NOTA OFICIAL

O delegado Dejar Gomes Neto, seccional de Taboão da Serra, esclarece que os recursos humanos necessários ao adequado funcionamento da unidade serão devidamente disponibilizados pela Administração. A nova unidade policial deverá funcionar inicialmente em horário de expediente, ou seja, das 9 às 19 horas, uma vez que o objetivo é privilegiar a investigação dos crimes ocorridos na circunscrição do Jardim Pirajussara e adjacências.

O 1º Distrito Policial de Taboão da Serra continuará realizando o atendimento do plantão no município.

São Paulo, 23 de Janeiro de 2015

2 Responses

  1. Marcos Sergio Assis Sousa disse:

    8 Anos e sem Planejamento , o Distrito veio más só meia BOCA agora vai virar mais uma novela a Deputada vai pedir ao Governador um Delegado Titular e Policiais para o novo Distrito ,Brincadeira .

  2. Tonto disse:

    Esse governo de são paulo é uma piada, inaugura mas não tem pessoal pra trabalhar, então deixa como está, caramba. Só pra dizer que inaugurou nas campanhas de governador, prefeito e deputado, a população continuará mal atendida.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online