Home » Sociedade, Todas as notícias » Após chegar a 200 mil, eleitorado de Taboão recua para 198 mil e possibilidade de 2º turno em 2016 vira incógnita

Após chegar a 200 mil, eleitorado de Taboão recua para 198 mil e possibilidade de 2º turno em 2016 vira incógnita

Por Allan dos Reis, da redação*

O número de eleitores de Taboão da Serra, que no mês de março ultrapassou a marca de 200 mil e criou a possibilidade de 2º turno nas eleições de 2016, recuou para 198.002 até essa quinta-feira (dia 18) após a Justiça Eleitoral cancelar mais de 480 mil títulos em todo Estado de São Paulo de pessoas que não votaram e não justificaram a ausência nas urnas nas três últimas eleições.

Após atualização do eleitorado em Taboão, possibilidade de segundo turno nas eleições de 2016 fica indefinida. (Foto: Divulgação / TSE)

Após atualização do eleitorado em Taboão, possibilidade de segundo turno nas eleições de 2016 fica indefinida. (Foto: Divulgação / TSE)

Com esses dados, a incógnita da classe política taboanense sobre um possível segundo turno volta à tona. Muitas candidaturas estão sendo costuradas em cima desta possibilidade. Até maio do ano que vem, prazo em que o TRE permite requerer ou transferir o título para votar na eleição municipal, Taboão precisa ganhar quase dois mil eleitores.

Vale ressaltar que os eleitores idosos, jovens entre 16 e 18 anos, analfabetos, pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou extremamente oneroso não estão nesta lista de cancelamento porque o voto nestes casos é facultativo.

REGULARIZAÇÃO

Em débito com a Justiça Eleitoral, o cidadão fica impedido de votar, obter passaporte, RG, receber salários de emprego público, efetivar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e nomeação em alguns concursos públicos. Para regularizar a situação, o eleitor deve procurar seu cartório eleitoral munido de documento oficial de identidade, comprovantes de justificativa de ausência em cada turno das eleições, além de comprovante de residência.

* com informações do TRE-SP e Cartórios Eleitorais de Taboão da Serra

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online