Home » Eleições de 2010, Política, Todas as notícias » Aumento do IPTU inviabilizou a eleição da Dra. Rosiane

Aumento do IPTU inviabilizou a eleição da Dra. Rosiane

lançamento

A esperada campanha vitoriosa não veio.

Quando as urnas se fecharam no fim da tarde de domingo, dia 3 de Outubro, havia uma grande expectativa em relação à candidatura da primeira-dama de Taboão da Serra, Dra. Rosiane Farias (PSB), candidata a deputada federal. Com gasto estimado de R$ 5 mi e a força da máquina pública, que nos dois meses que antecederam a eleição inaugurou diversos equipamentos públicos, como unidades de saúdes, praças, centro de zoonoses, aumentos salariais entre outras benfeitorias, havia uma grande expectativa em sua eleição.

RosianeeEvilásio

Em família: Dra. Rosiane esperava 90 mil votos

Porém, quando todas as urnas foram abertas houve uma grande decepção. A candidata teve apenas 45.862 votos.

No dia da eleição, Rosiane falou à imprensa que esperava pelo menos 90 mil votos, sendo 35 mil, para cima, no município de Taboão da Serra. Alguns dias antes o prefeito Dr. Evilásio Farias, questionado por um jornalista, chegou a prever, em tom de brincadeira, um milhão de votos.

Mas a maior derrota aconteceu dentro de ‘casa’ onde a candidata teve apenas 12,6% dos votos válidos do eleitorado de Taboão da Serra. Foram 16.817 votos.

Sem entrar em detalhes, mas para que possamos ter algum parâmetro de comparação, a candidata a deputada federal eleita, Bruna Furlan (PSDB), filha do prefeito de Barueri, obteve 40,99% dos votos válidos daquela cidade.

Mas afinal. O que aconteceu?

De forma unânime, todos ouvidos pelo site TF creditaram a derrota nas urnas ao aumento abusivo do IPTU, feito através da correção da planta genérica de valores.

Numa reunião no Jardim das Oliveiras o prefeito chegou a ouvir de um dos líderes que “estava difícil” conseguir apoio da população para a candidatura da primeira-dama.

Às pressas, a Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Dr. Alexandre Depieri (PSB) e candidato a deputado estadual derrotado, tirou da gaveta o projeto de iniciativa popular que pede a revogação da planta genérica de valores.

A tentativa de melhorar a imagem neste quesito não surtiu efeito. Até mesmo o estranho parecer favorável da Comissão – que contrariou o parecer da Procuradoria Jurídica da Casa – não teve efeito. Agora o projeto está na comissão de finanças, presidida pelo vereador Natal (PP).

Lune_twitter_derrota_eleição

Desabafo do Secretário de Esportes logo após a eleição

Mas afinal. O que deu errado?

O site TF perguntou a alguns políticos da cidade o que deu errado. Confira o que eles disseram.

MaruzanMaruzan Corado

Secretário de Finanças e Presidente do PSB em Taboão da Serra

– A gente esperava uma votação mais densa. O desempenho foi bom, embora a gente esperasse mais votos. As duas maiores votações para deputado federal em Taboão da Serra foram do Dr. Evilásio e da Rosiane.

– O IPTU teve reflexo. Nós sabemos que isso trouxe um prejuízo político para nós. Talvez o momento político não tenha sido apropriado. É uma soma de fatores para o insucesso da candidatura.

– A cidade ainda não se conscientizou da necessidade dos candidatos da região. A gente lamenta. Chega a ser um absurdo o caso Tiririca [que teve 11 mil votos em Taboão. Na região ele teve 30,6 mil votos. Mais que a candidata Dra. Rosiane que teve 27,3 mil]

Ele também destacou outros pontos que influenciaram no processo eleitoral.

– A campanha foi curta e talvez tenha faltado mais empenho da campanha. Quando ela lançou à candidatura [dia 29 de Maio] a base tinha três candidaturas e as pessoas já tinham conversas adiantadas.

ArmandoArmando Andrade

Ex-prefeito de Taboão da Serra

– O desgaste que o atual prefeito [Dr. Evilásio] tem sofrido. O aumento de impostos [IPTU] e o congelamento de salários, mesmo tendo dado aumentos recentes.

Sobre a comparação com a candidata de Barueri, Andrade disse que “o prestígio do Rubens Furlan [prefeito de Barueri] é muito alto. Ele já conseguiu eleger sucessor e tem prestígio muito alto. Em Taboão isso não se consolidou”.

Olívio é o novo líder do governo

Olívio Nóbrega

Vereador de Taboão da Serra por 6 mandatos

– Eu acredito que a Planta Genérica de Valores pesou. Em respeito à Rosiane nós não fizemos campanha para deputado federal.

Sobre a agenda positiva nos últimos meses que incluiu aumento de salário e novos equipamentos públicos, Olívio afirmou que “Hoje em dia os eleitores não se deixam levar por ações imediatas”.

Por Allan dos Reis

One Response

  1. Beto disse:

    O IPTU pode ate ter influenciado,mas a politica de so se trabalhar em epoca de eleiçao ja nao funciona mais.
    Independente de grau de instruçao academica, quem é inteligente é inteligente, uma boa parte das pessoas nao sao bobas.
    Ai mesmo no texto foi mensionado que o prefeito de Barueri esta tendo bom exito.Muito provavelmente é pq ele trabalha serio e transparentemente.SEM SUBESTIMAR A POPULAÇAO,como ocorre aqui em Taboao da Serra.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online