Home » Sociedade, Todas as notícias » Bancos voltam a funcionar nesta segunda (14) após 22 dias de greve

Bancos voltam a funcionar nesta segunda (14) após 22 dias de greve

Por Williana Lascaleia, da Redação

Banco do Brasil no Centro de Taboão

Banco do Brasil no Centro de Taboão

Os bancários aceitaram em assembleia realizada na última sexta-feira, dia 11, a proposta salarial da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e encerraram a greve dos bancos, que já durava mais de 20 dias. Todos os bancos devem funcionar normalmente nesta segunda-feira, dia 14. No acordo os funcionários vão compensar os dias parados. A Caixa e o Banco do Brasil fizeram acordos específicos.

A proposta de aumento dos bancos subiu para 8%, com aumento real de 1,82%, o piso da categoria subiu para 8,5%, com ganho real de 2,29%, e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados, PLR. Além de aumentar de 2% para 2,2% o lucro líquido que será distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.

Segundo Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional o que aconteceu foi a vitória da mobilização, da ousadia e da unidade, já que os bancos tinham intenção de reduzir custos.

“Os bancários estão de parabéns. Deram mais uma grande demonstração de força, dobrando a intransigência dos bancos, que este ano tinham a estratégia clara de acabar com os aumentos reais e rebaixar conquistas para reduzir custos, de vencer os bancários pelo cansaço e de punir os grevistas com o desconto dos dias parados. Foi a vitória da mobilização, da ousadia e da unidade”, diz Cordeiro

Além de avançar em outras reivindicações econômicas e sociais, a negociação inclui novas clausulas que diz que haverá uma constituição de grupo de trabalho com especialistas para apurar os adoecimentos, adesão ao programa vale-cultura no valor de R$ 50, abono assiduidade de um dia ao ano e a proibição aos bancos de enviarem SMS aos bancários cobrando resultados.

Algumas assembleias acontecem na segunda-feira, dias 14.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online