Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » Bandas de música fortalecerão integração escolar em Taboão da Serra

Bandas de música fortalecerão integração escolar em Taboão da Serra

Por David da Silva

Um plano-piloto para dotar todas as escolas municipais de Taboão da Serra com bandas de música, está implantado na EMEF Machado de Assis, no Jardim Guaciara.

O projeto é da Associação Músicos do Futuro, conveniada com a Prefeitura local para a educação musical.

No Desfile de 7 de Setembro, neste sábado, a fanfarra da Escola Machado de Assis já vai proporcionar uma pequena idéia de como um plano de ensino faz a diferença no trabalho apresentado pelas crianças. “Não vamos mostrar fortes mudanças, porque o resultado requer um pouco de tempo e paciência. Mas quem parar para ouvir vai notar o quanto podemos evoluir”, diz a percussionista Juliana Brizzi, especializada em musicalização infantil.

Instrumentistas profissionais formados pela Associação Músicosdo Futuro dão aulas para crianças de Taboão da Serra. Fotos: Divulgação

Instrumentistas profissionais formados pela Associação Músicos
do Futuro dão aulas para crianças de Taboão da Serra. Fotos: Divulgação

Nos países desenvolvidos as aulas de música fazem parte da grade curricular. As bandas formadas pelas diferentes gerações de alunos ficam incorporadas à própria história da escola. “A formação de grupos instrumentais escolares faz

o estudante se sentir mais integrado ao seu ambiente de ensino. E isto fortalece a imagem da escola perante a sociedade”, afirma a professora Juliana.

Outro aspecto positivo na implantação da educação musical na rede pública de Educação, é a possibilidade de formação profissional. Com o aprendizado de um instrumento, o aluno pode se interessar em seguir carreira de músico.

Com o ensino da música, a criança e o jovem absorvem conceitos de disciplina enquanto se preparam para apresentações públicas fora dos muros de sua escola.

“Eu digo sempre como é gostoso a gente ouvir uma criança usar o pronome possesivo: ‘Eu faço parte da banda da minha escola’”, vibra Juliana Brizzi, formada em percussão pela Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira.

A instalação de bandas nas escolas municipais de Taboão da Serra, conta com músicos que se tornaram profissionais a partir de suas passagens pela Associação Músicos do Futuro, criada a partir de 1996 neste município.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online