Home » Política, Todas as notícias » Câmara cria “Medalha Zumbi dos Palmares”; honraria já é entregue pela Cepir anualmente

Câmara cria “Medalha Zumbi dos Palmares”; honraria já é entregue pela Cepir anualmente

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram um decreto legislativo na sessão desta terça-feira (3) a ‘criação’ da “Medalha Zumbi dos Palmares” para homenagear “pessoas que tenham prestado relevantes serviços em prol da comunidade negra”. Cada vereador terá o direito de indicar duas pessoas.

O problema é que a mesma honraria já é entregue há anos pela Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), ligada a Secretaria de Cultura, da Prefeitura de Taboão da Serra. Em tese, em novembro, a ‘mesma’ honraria pode ser entregue duas vezes, já que a emenda para que a Coordenadoria também indicasse não avançou.

Vereadores criam "Medalha Zumbi dos Palmares" para homenagear pessoas que prestam serviços relevantes a comunidade negra. (Foto: Eduardo Toledo / CMTS)

Vereadores criam “Medalha Zumbi dos Palmares” para homenagear pessoas que prestam serviços relevantes a comunidade negra. (Foto: Eduardo Toledo / CMTS)

A presidente Joice Silva (PTB), que apresentou inicialmente o projeto junto com os vereadores Jhonatan Noventa (PTB), mas que acabou assinado por todos os parlamentares, diz que a Cepir tem todas as glórias pela criação da honraria e que será chamada a participar do evento.

“A Câmara sempre foi parceira da Cepir, entidade que tem todas as glórias do mundo e começou com a medalha. Foi falado isso inclusive na [4ª] conferência [municipal da igualdade racial] na frente do coordenador e solicitado que a lei fosse colocada em votação, instituindo a medalha Zumbi dos Palmares, para que a Câmara possa contemplar essas pessoas. A parceria não finaliza. A Câmara não vem ‘roubar’ ou pegar algo que já existia”, afirma Joice.

Outros vereadores reforçaram a respeito da instauração da medalha. “A ideia é que cada vereador faça essa homenagem no mês da consciência negra. Não queremos conflito com a Copir e Conegro. Cada vereador terá a condição de indicar duas pessoas”, diz Professor Moreira (PSD).

O vereador Cido (DEM) lembrou que a “Selma Fátima [falecida em 2016] foi uma das pessoas que iniciaram esse trabalho. A medalha Zumbi dos Palmares temos sempre que lembrar o trabalho dela”, diz.

Líder do governo do PSDB na Câmara, Eduardo Nóbrega, tentou emplacar uma emenda para que a Coordenadoria tivesse direito a indicar alguns nomes também. “Alguma coisa me diz que devemos ouvir o Conselho”, anunciou. Apesar das tentativas, sua ideia não prosperou. Porém, ele afirma que a proposta dos legisladores é muito boa.

Medalha Zumbi dos Palmares já é entregue em Taboão da Serra desde 2014 com dezenas de homenageados, como a filha do poeta Solano Trindade, Raquel. (Foto: Arquivo)

Medalha Zumbi dos Palmares já é entregue em Taboão da Serra desde 2014 com dezenas de homenageados, como a filha do poeta Solano Trindade, Raquel. (Foto: Arquivo)

Enquanto o projeto era discutido no plenário. O coordenador Sousa Santos chegou a Câmara Municipal para acompanhar a votação. Assim que viu que não teria alteração na lei para possibilitar a Cepir de indicar nomes, ele se retirou. Questionado pelo Taboão em Foco o que achou da lei, resumiu. “Prefiro não comentar agora”.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online