Home » Política, Todas as notícias » Câmara de Taboão aprova dois projetos para auxiliar mulheres a saírem do ciclo da violência doméstica

Câmara de Taboão aprova dois projetos para auxiliar mulheres a saírem do ciclo da violência doméstica

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram nesta terça-feira (17) dois projetos de leis – que se implantados – vão auxiliar a tirar as mulheres do ciclo da violência doméstica no município. Ambos precisam ser sancionados e regulamentados pelo executivo.

De autoria do vereador Ronaldo Onishi (SD), a Câmara aprovou o projeto que autoriza o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) a conceder “auxílio aluguel” às mulheres vítimas da violência.

Projeto do vereador Ronaldo Onishi prevê que mulheres vítimas da violência recebam auxílio financeiro para conseguir sair do ciclo da violência.

Projeto do vereador Ronaldo Onishi prevê que mulheres vítimas da violência recebam auxílio financeiro para conseguir sair do ciclo da violência.

“Não podemos cruzar os braços e permitir que as mulheres continuem sendo espancadas e agredidas moralmente. Tenho certeza que o prefeito Fernando Fernandes vai ver com bons olhos [o projeto]”, diz Onishi. Ele espera conseguir sensibilizar o mandatário a implantar esse programa.

Na proposta, as mulheres que comprovadamente estão no ciclo da violência doméstica vão receber – por até dois anos – um valor a ser instituído por decreto para que consiga se reestabelecer. O programa deve ter o acompanhamento da Coordenadoria dos Direitos da Mulher.

O outro projeto, de autoria da vereadora Priscila Sampaio (PRB), subscrito por Joice Silva (PTB), obriga que órgãos públicos e privados fixem cartazes divulgando o telefone “Ligue 180”, que é o número para denúncias de violência doméstica.

“Existem muitas mulheres que não se atentam que existe um número que possam ligar. Vamos levantar essa bandeira e defender às mulheres”, discursa Priscila.

Vereadoras Joice e Priscila apresentam projeto em conjunto para divulgar o "Ligue 180", telefone para denúncias de violência doméstica.

Vereadoras Joice e Priscila apresentam projeto em conjunto para divulgar o “Ligue 180″, telefone para denúncias de violência doméstica.

CAMINHADA CONTRA A VIOLÊNCIA

A presidente Joice Silva (PTB) fez um duro discurso contra a violência às mulheres, que nos últimos meses tem sido rotineiro na região. No último sábado (15), um comerciante esfaqueou a ex-esposa e matou um homem por ciúmes. Ele está preso.

“Infelizmente as mulheres estão sendo vítimas de homens que se acham donos de suas vidas. Até quando vamos ter mortes cruéis de mulheres? A vida da mulher é um direito dela, foi Deus quem deu e homem nenhum tem direito de tirar. Chega! A mulher tem Direitos e eles precisam ser respeitados”, discursou Joice.

Em seguida, ela pediu união da classe política para mobilizar a sociedade taboanense a dar um basta na violência. Para isso, convocou um grande ato para o dia 11 de novembro (sábado).

“Vamos fazer um grande ato dia 11 de novembro, uma grande caminhada pela paz onde vamos repetir, chega de violência contra as mulheres. Vamos participar juntos desse ato, todos os vereadores, toda a sociedade de Taboão para mandar um recado direto: Não suportamos mais essa violência, queremos igualdade e respeito. Vamos todos lutar pela vida, por essas mulheres e pela nossa cidade”, completou.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online