Câmara de Taboão da Serra oficializa entrega da medalha Laurita Ortega Mari

Da assessoria da CMTS

Os vereadores de Taboão da Serra oficializaram por meio de projeto de lei, na terça-feira, 14 a entrega da Medalha Laurita Ortega Mari, destinada a agraciar mulheres que se destacam pela prestação de serviço nas mais diversas áreas  da cidade.

O projeto de lei assinado pela presidente da Câmara Municipal, Joice Silva e as vereadoras Érica Franquini, Priscila Sampaio e Rita da Saúde permitirá que a Casa de Leis assuma a realização do evento. A Lei estabelece que a homenagem ocorra no dia 31 de março, esse ano, excepcionalmente, a homenagem será prestada no dia 30.

Camara aprova criacao da medalha Laurita Ortega_CMTS

A presidente Joice Silva explicou que assim como acontece na medalha 19 de Fevereiro, cada vereador vai indicar duas mulheres que prestam serviço à cidade. “Na próxima terça-feira os parlamentares vão apresentar os nomes das suas agraciadas  e no dia 30 haverá a entrega aqui na Câmara”, comemorou a presidente Joice Silva.

A entrega da medalha já acontece há 5 anos na cidade.  A primeira edição foi organizada pela então vereadora  Fausta leite, atendendo pedido da  saudosa enfermeira, Selma Fátima, falecida há um ano, ícone da luta do movimento negro e de mulheres em Taboão da Serra. À época a enfermeira pertencia ao Conselho Municipal de Saúde.

Medalha Laurita Ortega Mari_CMTS
Medalha Laurita Ortega Mari, será entregue a mulheres de Taboão da Serra. (Foto: Arquivo)

Depois que Fausta Leite deixou a Câmara a vereadora Érica Franquini abraçou o evento e durante 4 anos realizou as homenagens, arcando por conta  própria todos os  custos do evento, como acontecia desde a sua criação.  A partir da aprovação da lei todas as despesas decorrentes da homenagem ficarão por conta do orçamento do Legislativo.

Érica Franquini falou de tribuna sobre a importância da homenagem virar lei e disse que a aprovação honra a história de Taboão ao valorizar a primeira prefeita mulher eleita no Brasil, logo depois das mulheres conquistarem o direito ao voto. Laurita Ortega Mari foi uma prefeita pioneira, conhecida na época por ser visionária,  destemida e prestar assistência direta aos moradores mais necessitados e às crianças.

“Nós mulheres de Taboão temos que sentir orgulho por saber que tivemos a primeira prefeita eleita do país. A prefeita Laurita entrou na história da cidade e do Brasil e essa homenagem às mulheres é bem mais que merecida”, observou Érica Franquini.

Após a aprovação da entrega da Medalha Laurita Ortega Mari virar lei, os vereadores se revezaram na tribuna em  discursos de elogio e reconhecimento às lutas femininas. Professor Moreira, Dr. Ronaldo Onishi e Dr. Eduardo Nóbrega se fizeram  falas de reconhecimento à importância das mulheres e seu trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.