Home » Política, Todas as notícias » Câmara realiza 1º Encontro de Autismo em Taboão da Serra e dá início ao conhecimento do transtorno

Câmara realiza 1º Encontro de Autismo em Taboão da Serra e dá início ao conhecimento do transtorno

Por Gilmar Júnior, no Jardim Helena

A manhã desta terça-feira, dia 7, foi de explicação, conscientização e de início da Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista na Câmara de Taboão da Serra. Conforme estabelece a Lei Municipal 2.195 sancionada em janeiro de 2014, cabe ao município promover atividades para abrir discussão sobre o tema. No evento de 2015, psicólogos, psiquiatras, pediatras entre outros especialistas tiraram dúvidas dos munícipes presentes.

Encontro na Câmara de Taboão da Serra discute o autismo. (Foto: Divulgação / Ronaldo Onishi)

Encontro na Câmara de Taboão da Serra discute o autismo. (Foto: Divulgação / Ronaldo Onishi)

O encontro foi encabeçado pelo autor do projeto que instituía a data para Taboão, o vereador Ronaldo Onishi (SD), juntamente com o Movimento Pró-Autista, e contou com a participação, além dos especialistas, da secretária de saúde, Raquel Zaicaner, do secretário de educação João Medeiros e do vice-prefeito Laércio Lopes.

Após o discurso de Medeiros, em que salientou a importância da educação no trato de pessoas com autismo, a secretária Raquel afirmou que a promoção do evento é importante, pois o tema não é difundido. “A questão do autismo é nova. Tão nova a ponto de profissionais da saúde terem pouco conhecimento”.

Expectativa é que 1% da população sofra de autismo no mundo. (Foto: Divulgação / Ronaldo Onishi)

Expectativa é que 1% da população sofra de autismo no mundo. (Foto: Divulgação / Ronaldo Onishi)

Em seu discurso Onishi agradeceu ao apoio das secretarias de educação e saúde, ressaltou a novidade da discussão do tema fez uma breve homenagem a Magda Bonfim do Movimento Pró-Autista . “Para se ter uma ideia do qual novo é o tema, só no ano passado foi realizado o primeiro fórum para discutir sobre o assunto. Outra questão que eu queria falar é o trabalho que a Magda faz. Essa lei municipal deveria se chamar Lei Magda Bonfim”, que logo após discursar foi cumprimentado com uma salva de palmas.

A palestra “Autismo, Conceito, Diagnóstico e Tratamento feita pelo psiquiatra Leonardo Maranhão explicou o que é o transtorno e indicou que o começo da infância é a fase mais evidente para a detecção. “O autismo aparece entre o terceiro mês de vida e o 15º mês e é importante diagnosticar rapidamente, pois, do mesmo modo, pode ser realizada uma rápida intervenção e o controle do transtorno”, orienta mães e pais que tiraram dúvidas durante o encontro.

ESTATÍSTICAS

Conforme falando durante o encontro, pesquisadores da área estimam que 1% da população mundial seja autista, o que pode resultar em um montante de 2.700 pessoas em Taboão da Serra, caso a mesma lógica seja aplicada. É conhecido que 83 alunos da rede do ensino público taboanense sofram do transtorno que atrapalha no desenvolvimento social e comportamental da pessoa, conforme detalhado por Maranhão. “São quase 70 milhões de pessoas com autismo no mundo. Tomando por base os dados dos Estados Unidos, a cada 68 bebês que nascem por lá, um apresenta o autismo. Estudos que ainda estão em desenvolvimento podem trazer números ainda mais alarmantes”, explica o especialista.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online