Home » Política, Todas as notícias » Câmara vota contas de 2009 do ex-prefeito Evilásio, que espera gratidão de antigos aliados

Câmara vota contas de 2009 do ex-prefeito Evilásio, que espera gratidão de antigos aliados

Por Allan dos Reis, Direto da Redação

Ex-prefeito Evilásio acredita em ex-aliados para reverter rejeição das contas.

As contas referente ao ano de 2009 do ex-prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Farias (PSB), que tiveram parecer desfavorável emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), devem ser votada na sessão desta terça-feira, dia 14, na Câmara Municipal. Um relatório da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara também emitiu parecer contrário às contas do ex-mandatário por dois votos a um.

A votação das contas chegou a entrar na pauta no início de abril, mas não houve acordo entre os parlamentares para votação e, só então, o ex-prefeito foi notificado para efetuar a sua defesa, mas não a fez no prazo adequado.

O vereador Cido (DEM) disse ao Taboão em Foco em abril que decidiu “seguir o relatório do tribunal” que apresenta elementos para condenação. Já o vereador Ronaldo Onishi (PSB) afirma que “A questão pública foi satisfatória e foram atingidas. A questão é de entendimento”, disse ao justificar voto favorável as contas do ex-prefeito. A vereadora Joice Silva seguiu o entendimento do relator Cido.

Segundo o conselheiro do TCE Antonio Roque Citadini, as justificativas apresentadas pelo ex-prefeito foram insuficientes. “Quanto à irregularidade com a insuficiente aplicação dos recursos de Fundeb, mesmo acolhendo algumas  justificativas da defesa, ainda assim, o percentual não seria  plenamente alcançando”, afirma o relatório.

Caso seja mantida a rejeição, Evilásio Farias fica inelegível por oito anos, como prevê a Lei da Ficha Limpa. Porém, ele já tem outra condenação que o deixa inelegível por esse período.

BASTIDORES

Apesar de não apresentar defesa e ficar incomunicável desde o fim do seu mandato em 2012, o ex-prefeito Evilásio Farias confia que terá as suas contas aprovadas pelos vereadores. Além de [esperar] contar com seis votos dos vereadores que foram eleitos na chapa do candidato Aprígio, que ele apoiava, o ex-mandatário espera que alguns vereadores que participaram do governo passado não “sejam ingratos” apesar de estarem do outro lado.

Já o atual prefeito Fernando Fernandes (PSDB) não opinou a respeito da votação, mas pediu para que os vereadores “votem com consciência” o parecer do Tribunal de Contas.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online