Home » Sociedade, Todas as notícias » Campanha de vacinação contra raiva em Taboão da Serra começa no dia 1º de agosto

Campanha de vacinação contra raiva em Taboão da Serra começa no dia 1º de agosto

Por Ricardo Vaz, da PMTS

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Taboão da Serra inicia, no próximo dia 01, a Campanha de Vacinação Antirrábica. Os postos volantes ficam disponíveis durante o mês de agosto em diversos pontos de Taboão, das 9h às 16h.

A campanha pretende imunizar todos os animais, com idade acima de três meses, contra o vírus da raiva para evitar que eles possam transmitir a doença. “Quem tem cão e gato não pode deixar de aderir essa campanha e levar o seu animal para receber a dose contra a raiva. A vacina é a única maneira de evitar a doença”, reforçou a secretária de Saúde, Raquel Zaicaner.

Vacinas antirrábicas começam a ser aplicadas a partir do dia 1º de agosto. (Foto:  Ricardo Vaz / PMTS)

Vacinas antirrábicas começam a ser aplicadas a partir do dia 1º de agosto. (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

Quem não conseguir vacinar, poderá, assim que terminar a campanha, ir até o CCZ de segunda a sexta-feira nos horários das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.

A DOENÇA

A raiva é uma doença infecciosa, na maioria dos casos fatal, e afeta, unicamente, mamíferos, geralmente cães e gatos nos centros urbanos. Como não possui cura, a forma mais eficaz de prevenção é por meio da vacinação dos animais.

PRECAUÇÕES

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra informa que, a vacina se estende para cães e gatos a partir dos três meses de idade, cães e gatos não devem ter livre acesso ás ruas, ao sair com o animal utilize coleira e guia, jamais provoque um animal, não toque em animais estranhos, feridos ou que esteja se alimentando, jamais aparte brigas entre animais e nem mexa com fêmeas e suas crias, em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos o ferimento deve ser lavado com água e sabão e logo em seguida procure orientação médica, identifique o animal agressor a seu proprietário, caso o cão ou o gato seja conhecido observar o animal durante dez dias e caso não tenha dono, desapareça ou morra procure imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses.


SERVIÇO:

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

Endereço: Rua Vítor Campisi, n?. 250.

Telefone: 4701-8147

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online