Home » Todas as notícias » Candearte e Horta Di Gueto têm ‘permacultura’ da rede Permaperifa

Candearte e Horta Di Gueto têm ‘permacultura’ da rede Permaperifa

Por Allan dos Reis, no Parque Marabá*

A Casa de Cultura Candearte foi palco no último sábado (10) do 11º encontro da rede Permaperifa organizado pelo coletivo Horta Di Gueto. Ao longo do dia, dezenas de pessoas participaram de atividades como a criação de horta comunitária, construção de forno a lenha, grafites em muros e finalizou com a tradicional cocada, dança nordestina.

Coletivos se reúnem na Casa de Cultura Candearte no Parque Marabá. (Foto: Wladmir Raeder)

Coletivos se reúnem na Casa de Cultura Candearte no Parque Marabá. (Foto: Wladmir Raeder)

Permaperifa é uma denominação periférica da chamada Permacultura, que é um sistema que prevê a criação de ambientes sustentáveis e produtivos buscando equilíbrio com a natureza. Esse tipo de cultura tem ganhado espaço no principais centros urbanos e chegou a Taboão da Serra.

“Esse evento acontece em vários cantos de São Paulo e essa é primeira vez que vem a Taboão da Serra. A proposta é que – dentro de um local que trabalha a cultura na periferia – envolver a cultura da permacultura”, diz Zudão, do Horta Di Gueto.

Em busca de uma forma sustentável de produção, os coletivos trouxeram alimentos de pequenos produtos do Vale do Ribeira tanto para o almoço coletivo quanto para uma pequena feira com frutas e legumes que – sem agrotóxicos – foram vendidos à comunidade local.

O mestre Magela, do Candearte, abriu as portas para essas parcerias e enalteceu o evento. “Tivemos uma parceria muito importante com o Permaperifa e o Horta Di Gueto. Para nós é um ganho maravilhoso e uma parceria de grande qualidade ao Parque Marabá e a Casa de Arte”, diz.

Encontro com coletivos de permacultura terminou com muito Coco do mestre Magela.

Encontro com coletivos de permacultura terminou com muito Coco do mestre Magela.

A Casa de Cultura Candearte está localizada na rua Marcelino Correa de Melo, no Parque Marabá. Mais informações no telefone (11) 4135-5125.

* colaboração de Wladmir Raeder, do Tábua na Taboa, autor do vídeo abaixo.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online