Home » Sociedade, Todas as notícias » Candidatos terão até a próxima terça (10) para se inscrever no Vestibulinho das ETECs

Candidatos terão até a próxima terça (10) para se inscrever no Vestibulinho das ETECs

Da redação do Taboão em Foco

Para quem pretende ingressar em um dos cursos oferecidos pelas ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) em 2016, atenção: Estão abertas, até a próxima terça-feira (10), as inscrições para o processo seletivo das ETECs, mais conhecido como Vestibulinho. As inscrições serão exclusivamente feitas pela internet, para o primeiro semestre de 2016. No último dia a inscrição termina às 15 horas. O Vestibulinho oferece 81.950 vagas, distribuídas entre os ensinos Médio, Técnico, Técnico integrado ao Médio e Especialização Técnica. O exame ocorrerá no dia 13 de dezembro.

Prédio da ETEC Embu das Artes. (Foto: Divulgação)

Prédio da ETEC Embu das Artes. (Foto: Divulgação)

Entre as novidades deste processo seletivo estão os cursos de Cozinha e Logística na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cozinha será oferecido nas unidades Santa Ifigênia (Capital) e Benedito Storani (Jundiaí). Logística, na Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira, de Santana de Parnaíba.

Três cursos técnicos – Administração, Comércio e Secretariado –  são oferecidos na modalidade on-line. A novidade é que a Etec Júlio de Mesquita, de Santo André, passa a ser um polo de educação a distância (EaD). Há mais 26 polos no Estado.

Em todo o Estado, são oferecidas 6.503 vagas para o Ensino Médio, 22.211 para o Ensino Técnico integrado ao Médio e 52.946 vagas para cursos técnicos em 218 Etecs e em 196 classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec. Deste total, 2.575 vagas são para o técnico na modalidade semipresencial, por meio do Telecurso TEC.

PROGRAMA VENCE

Por meio do Programa Vence, parceria com a Secretaria de Educação do Estado, o Centro Paula Souza estende o Ensino Técnico Integrado ao Médio às escolas estaduais. As 1.606 vagas para essa modalidade serão oferecidas na rede estadual de duas maneiras:

* O aluno terá as aulas do Ensino Médio em uma escola estadual e as do curso técnico em uma Etec (modalidade interdependente) ou

* Aulas do Ensino Médio e do curso técnico na mesma escola estadual.

ESPECIALIZAÇÃO DE NÍVEL MÉDIO

Neste Vestibulinho, 290 vagas são destinadas aos cinco cursos de especialização técnica. Um deles é inédito: Logística Reversa. Os demais são Automação Predial, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra-Hospitalar, Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição.

Para fazer a inscrição, além de ter concluído o Ensino Médio o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site.

CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIA

O Vestibulinho também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para nove cursos técnicos: Administração, Edificações, Eletrônica, Informática, Logística, Mecânica, Mecatrônica, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.

Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

INSCRIÇÕES

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado ao Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os que pretendem fazer o Ensino Técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio.

A inscrição para o processo seletivo deve ser feita exclusivamente pela internet, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 10 de novembro. Para efetivar a inscrição, é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 30 em dinheiro em qualquer agência bancária. O Manual do Candidato está disponível para download no site do Vestibulinho.

INCLUSÃO SOCIAL

O Sistema de Pontuação Acrescida concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente e/ou oriundo da rede pública deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição. É imprescindível ler o Manual do Candidato, integralmente e atentamente, antes de fazer a inscrição, para ter conhecimento de todos as regras e evitar desclassificação do processo seletivo.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online