Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » Coletânea reúne autores que construíram o ‘Sarau do Binho'; lançamento será em Taboão, dia 8

Coletânea reúne autores que construíram o ‘Sarau do Binho'; lançamento será em Taboão, dia 8

Livro mostra a construção do Sarau do Binho. (Foto: Divulgação / Suzi Soares)

Por David da Silva, do Blog Bar & Lanches Taboão

Uma seleção de 179 autores que nos últimos 17 anos construíram a história do Sarau do Binho, será lançada em livro na próxima segunda-feira, dia 8 de julho, no Espaço Clariô, em Taboão da Serra.

Nascido no município, o poeta Robinson Padial, o Binho, 48 anos, criou em 1996 o encontro literário inicialmente chamado Noite da Vela. Os artistas se reuniam em um bar de propriedade de Binho no bairro Jardim Kennedy, na região do Campo Limpo.

Em 1997 poetas de Campo Limpo e Taboão saíam às ruas, retirando dos postes placas com propagandas eleitorais. Os painéis eram repintados com poesias, e devolvidos aos postes. Estava criado o neologismo Postesia.

No ano de 2004 a reunião de poetas foi renomeada de Sarau do Binho, inspirado no movimento poético Cooperifa, fundado quatro anos antes por Sérgio Vaz e Marco Pezão. Naquele mesmo ano, em 27 de novembro, o Sarau do Binho lançou a manifestação de rua “Não Matarás Nenhum Brasileiro”.

Três anos depois, Binho desencadeou a Caminhada Cultural pela América Latina, batizada pelo jornalista David da Silva de Expedición Donde Miras. Silva assina a crônica intitulada Na esquina de Campo Limpo com New Orleans.

Esta sina poético-andarilha deu a Binho o lampejo de inventor. Em agosto de 2009 ele criou a Bicicloteca – bicicleta munida de estantes que distribui livros de graça em comunidades de baixa renda na região do Campo Limpo, e também acompanha os artistas nas suas peregrinações literárias.

O último bar que abrigava o Sarau do Binho, ao lado da Uniban (hoje Anhanguera/Campo Limpo) foi fechado por perseguição política da prefeitura paulistana. Desde então, o sarau cumpre uma itinerância poética por vários pontos culturais da Capital, Grande São Paulo, interior paulista e outros Estados.

Dentre os seus vários portos seguros, o Sarau do Binho lança âncora todas as segundas 2ªs-feiras de cada mês no Clariô.

Serviço:

Lançamento da Antologia Poética do Sarau do Binho

Dia 8 de julho, às 21 horas

Espaço Clariô de Teatro

Rua Santa Luzia, 96 – Taboão da Serra

(próximo ao Hospital Family)

One Response

  1. Valeu, colega Allan. Como já te disse no mail de encaminhamento, não é livre opção tua presença. Todos te aguardamos na segunda.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online