Home » Sociedade, Todas as notícias » Coletores de lixo e patrões mudam proposta, mas ainda não chegam a acordo em Taboão

Coletores de lixo e patrões mudam proposta, mas ainda não chegam a acordo em Taboão

Por Gilmar Júnior, direto da redação

Sem acertar o acordo na audiência de conciliação realizada na última terça-feira (31), a categoria continua a paralisação, segundo o presidente do Siemaco (Sindicato dos trabalhadores em empresas de Limpeza Urbana) Taboão da Serra, Embu e regiões, Donizete França. O Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo) aumentou a proposta para 8,5%, o que ficou 1% a menos que a categoria estaria disposta a aceitar. Uma assembleia interna dos trabalhadores foi agendada para a manhã desta quinta-feira (2) e uma nova rodada de negociações com o sindicato patronal para segunda-feira (6).

Garis entrara em greve em Taboão da Serra e outros municípios da região. (Foto: Reprodução)

Garis entrara em greve em Taboão da Serra e outros municípios da região. (Foto: Reprodução)

Apesar de a proposta ter sido oferecida pelo Selur, as próprias empresas prestadoras de serviço estão negociando com os trabalhadores locais. De acordo com Donizete, a Cavo não acatou o pedido de 9,5%. “A classe patronal quer levar para o tribunal”, diz o presidente. O representante da categoria afirma que a proposta não foi aceita até por que as cidades do ABC Paulista que estavam em greve juntamente e municípios como Itapecerica, Embu das Artes, Cotia e Piracicaba concordaram em pagar o aumento solicitado.

PLANO EMERGENCIAL

Durante a última semana, a Prefeitura de Taboão da Serra acionou um plano emergencial e equipes da Secretaria de Manutenção passaram a realizar o recolhimento dos resíduos nas principais vias da cidade e levando até o município de Caieiras, localizado a cerca de 50 km. O serviço de coleta no município é terceirizado. Para o recolhimento, estão sendo utilizados caminhões e tratores.

“Estamos tentando amenizar a situação em nossa cidade e para isso a Secretaria de Manutenção tem realizado a limpeza e coleta em algumas das principais vias do município. Disponibilizamos nossos servidores municipais, veículos e máquinas para que os taboanenses não sejam tão prejudicados com a reivindicação que atinge o estado de São Paulo”, diz o prefeito Fernando Fernandes, via redes sociais.

PASSEATA NA RÉGIS BITTENCOURT

Na manhã da segunda-feira (30), um grupo de coletores de lixo se manifestou ao caminhar pela Rodovia Régis Bittencourt. O grupo que contava com cerca de 60 pessoas e um carro de som exibia cartazes que diziam “Estamos em greve”.  Ao menos duas faixas da rodovia no sentido São Paulo foram fechadas durante a passeata.

NOTA DA PREFEITURA

Os serviços de coleta de resíduos sólidos no Município de Taboão da Serra são feitos por meio de contrato com a empresa Cavo. Em caso de inexecução parcial ou total dos serviços, a contratada será responsabilizada e penalizada na forma da legislação vigente e contrato formalizado.

No preço dos serviços contratados estão inclusos todos os custos, inclusive encargos sociais e trabalhistas, portanto, não compete à Prefeitura interferir na relação entre empresa e empregados.

A contratada foi notificada acerca da inexecução contratual, entretanto, por força das disposições constitucionais tem direito a ampla defesa e ao contraditório.

Todos os pagamentos devidos à contratada, na atual gestão (2013/2016), se encontram rigorosamente em dia.

O contrato vigente foi celebrado em 2013.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online