Home » Todas as notícias » Com ‘briga pela presidência’, vereadores voltam do recesso e realizam 1ª sessão nesta terça (7)

Com ‘briga pela presidência’, vereadores voltam do recesso e realizam 1ª sessão nesta terça (7)

Por Allan dos Reis, na redação

Começa nesta terça-feira (7), a partir das 10h, o trabalho legislativo dos vereadores de Taboão da Serra, que promete ser intenso na busca por votos. A começar pelas eleições de 7 de outubro onde cada parlamentar tem feito campanha eleitoral aos seus candidatos, especialmente a deputado federal e estadual.

Porém, o semestre também marca a despedida da Joice Silva da presidência, a primeira mulher a comandar o legislativo taboanense. E com o fim do mandato chegando, a briga para ocupar sua cadeira tem esquentado nos bastidores.

Vereadores voltam do recesso e realizam 1ª sessão nesta terça (7). (Foto: Arquivo)

Vereadores voltam do recesso e realizam 1ª sessão nesta terça (7). (Foto: Arquivo)

QUEM VAI SER PRESIDENTE?

O vereador Ronaldo Onishi (SD) é o mais cotado para assumir a presidência da Câmara de Taboão da Serra no biênio 2019-2020. Isso porque o mesmo não tem rejeição do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) e teria sido, inclusive, estimulado a pleitear o posto.

Porém, para que assuma, Onishi terá que quebrar acordo que elegeu Joice Silva, no início da legislatura em 2017. Nele, ficou estabelecido que o próximo presidente seria o vereador Marcos Paulo (PPS) ou André Egydio (PSDB). Porém, ambos têm o veto do prefeito e nenhum vereador vai querer se contrapor ao mandatário.

Marcos Paulo sonha com a presidência da Câmara, mas enfrenta a concorrência de Ronaldo Onishi e André Edygio, por enquanto. (Foto: Arquivo)

Marcos Paulo sonha com a presidência da Câmara, mas enfrenta a concorrência de Ronaldo Onishi e André Edygio, por enquanto. (Foto: Arquivo)

Onishi, que na semana passada sentou com Paulinho “para tratar da presidência”, argumenta nos bastidores que Paulinho foi contemplado com a nomeação do pai, Walter Paulo, como Secretário de Segurança. Já Egydio abandonou o grupo e apenas agora se reaproximou. Esses dois motivos seriam o suficiente para manter seu desejo.

Em junho, quando questionado pelo Taboão em Foco sobre a presidência, Paulinho foi curto. “O grupo tem um acordo e ele será cumprido”.

NOVOS ALIADOS?

Um fato que também chamou atenção durante o recesso foi a reaproximação de alguns vereadores, que eram do grupo do vereador Eduardo Nóbrega (PSDB), com quem – alegam – terem “rachado”. Além de Egydio, que na verdade voltou, os vereadores Carlinhos do Leme (PSDB) e Érica Franquini (PSDB) também se reaproximam. Até mesmo Alex Bodinho (PPS) tem sido cotejado por uma parte do grupo que domina a Câmara.

Porém, essa estratégia tem gerado desconforto em outros vereadores, que temem perder espaço. “Precisamos entender que movimento é esse que está sendo feito e quem está por trás disto. Vai ser difícil ter espaço para todo mundo”, prevê um vereador do grupo.

Outro reforça. “Ninguém dos originais quer perder espaço. E pelo jeito vão ter que perder. Ou então vão contemplar os novos aliados de outro maneira e não sei como”, diz.

CANDIDATURA 2020

A presidente Joice Silva (PTB) não esconde mais de ninguém que deseja disputar a sucessão municipal nas eleições de 2020. Porém, a parlamentar decidiu que o anúncio de sua pré-candidatura deve ser feito após as eleições deste ano, que acontece em 7 de outubro.

Em fevereiro deste ano, Joice admitiu a possibilidade de  disputar a Prefeitura de Taboão da Serra em 2020. Ela deve oficializar esse desejo após as eleições de outubro. (Foto: Arquivo).

Em fevereiro deste ano, Joice admitiu a possibilidade de disputar a Prefeitura de Taboão da Serra em 2020. Ela deve oficializar esse desejo após as eleições de outubro. (Foto: Arquivo).

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online