Home » Todas as notícias » Com saída de cubanos do “Mais Médicos”, região vai perder quase 60 profissionais

Com saída de cubanos do “Mais Médicos”, região vai perder quase 60 profissionais

Por Allan dos Reis, direto da redação

A decisão de Cuba de retirar os seus médicos do Brasil até o fim deste ano por não concordar com as diretrizes do presidente eleito Jair Bolsonaro, que assume em 1º de janeiro de 2019, vai culminar com a perda de cerca de 60 médicos nos municípios da região, que aderiram ao programa “Mais Médicos”.

Taboão da Serra, apesar de fazer parte do programa, não tem nenhum médico da ilha. Já os moradores dos outros municípios terão perdas significativas.  Para tentar sanar, o Governo Federal publicou edital para suprir essa saída. São 20 médicos para Embu das Artes, 19 para Itapecerica da Serra e 15 para Embu-Guaçu. Os municípios de Juquitiba e São Lourenço da Serra vão tentar suprir a saída com a contratação de 4 e 2 médicos, respectivamente.

Municípios da região vão perder cerca de 60 médicos após saída de Cuba do "Programa Mais Médicos". (Karina Zambrana/ASCOM-MS)

Municípios da região vão perder cerca de 60 médicos após saída de Cuba do “Programa Mais Médicos”. (Karina Zambrana/ASCOM-MS)

Para a secretária de saúde de Embu-Guaçu, Maria Dalva dos Santos a chegada dos médicos cubanos culminou com a redução de mortalidade infantil. “A gente fazia os concursos, mas pouca gente participava. Nossa rede virou realidade pelo programa. De 2016 pra 2017, nós tivemos uma redução de mortalidade infantil de 14% para 6%”, disse ao site El País.

A divergência, que culminou com a saída dos médicos, se deve ao fato do presidente eleito querer mudar o convênio do Programa, feito por meio da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), em que 70% da remuneração dos médicos cubanos são destinados ao governo cubano.

Bolsonaro também exige que esses profissionais façam a Revalida, prova que médicos formados fora do país realizam para poder atuar no país, mas que não consta como critério no Mais Médicos.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentario

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online