Home » Sociedade, Todas as notícias » Começa vacinação contra H1N1 nas UBS’s de Taboão em idosos, gestantes e crianças

Começa vacinação contra H1N1 nas UBS’s de Taboão em idosos, gestantes e crianças

Da redação do Taboão em Foco

Começou às 7h desta segunda-feira (11) a campanha de vacinação contra a influenza H1N1 nas unidades básicas de saúde de Taboão da Serra. No início da campanha serão cerca de 56 mil doses para vacinar idosos, gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias) e crianças de seis meses a cinco anos. Funcionários da saúde já receberam a dose, que também contempla contra o vírus A (H3N2) e B Brisbane.

A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, comentou sobre a importância desse público alvo se imunizar. “Esse vírus uma vez que não é combatido a tempo pode levar a complicações futuras. O objetivo dessa dose é imunizar para que isso não aconteça porque com a chegada do inverno a probabilidade da proliferação do vírus é mais intensa”, diz.

Na UBS Maria José Alburquerque (antiga UBS Akira Tada), a demora para vacinação era de de 1h na manhã desta segunda (11).

Na UBS Maria José Alburquerque (antiga UBS Akira Tada), a demora para vacinação era de de 1h na manhã desta segunda (11).

A campanha está prevista para iniciar apenas no final deste mês, mas no Estado já foram registradas 70 mortes e há 537 casos da doença, que é uma doença respiratória de origem viral. Os principais sintomas são semelhantes ao resfriado como congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia.

É importante ressaltar que o H1N1 pode ser transmitido ao falar, espirrar, ou ao tocar as mãos de outra pessoa; nesse caso, o agente infeccioso é diretamente levado à boca, aos olhos e/ou ao nariz.

OUTRAS PESSOAS

A campanha de vacinação às pessoas que não se enquadram ao grupo de risco vai começar no dia 30 de abril, intitulado “Dia D”, com a mobilização dos profissionais de saúde nas UBS’s de Taboão da Serra, no Shopping Taboão e nos supermercados Extra (na divisa com São Paulo), Carrefour (dentro do shopping) e D’avó (na região do Pirajuçara).

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online