Home » Sociedade, Todas as notícias » Comemoração ao Dia Internacional da Água tem evento em Taboão

Comemoração ao Dia Internacional da Água tem evento em Taboão

Por Williana Lascaleia, do Jardim Helena

No próximo sábado, dia 22, é o Dia Mundial da Água e para comemorar a SABESP em parceria com o Shopping Taboão fez uma ação na quarta-feira, dia 19, e quinta-feira, dia 20, na entrada do shopping, para conscientizar a população do uso abusivo de água.

O PURA é o programa de uso racional de água da SABESP, que atua desde 2005, e tem como objetivo incentivar a redução no consumo de água não só em residências, mas também em prédios públicos.

Evento no shopping orienta para o uso racional da água.

Evento no shopping orienta para o uso racional da água.

Durante a ação a população pode presenciar através do PURA Móvel a eficiência dos restritores. O restritor nada mais é que uma peneira colocada no bico do ponto de consumo que na medida em que a água bate, ele dá um conforto para a dona de casa, já que a água não espirra, e reduz o consumo. Em um minuto uma torneira com restritor gasta em média dois litros de água, já em uma torneira sem o uso de restritor são gastos 8 litros de água por minuto.

Com a inovação tecnológica já há descarga com duplo acionamento que libera três litros de água para líquidos e seis litros de água para sólidos, os vasos fabricados antes de 2002 gastavam em média 40 litros cada vez que eram acionadas as válvulas.

“Além das mudanças de hábito as pessoas podem ter a tecnologia aliada a economia de um bem escasso que é a água. […] Mas a melhor forma de economizar, ainda, é o uso racional”, afirma Marcos Cesar Teixeira Barbosa, Educador Ambiental da SABESP, que teve a companhia do Super H2O que animou a garotada.

O banheiro tem o maior consumo de uma casa chegando a 57 % dos gastos, sendo 29% do uso do vaso sanitário e 28% do chuveiro. Já na cozinha o consumo fica em 17%. Caso a torneira esteja pingando o gasto fica entre 46 litros e 48 litros por dia. Com o uso dos restritores o gasto reduz em até 40%.

“Eu moro sozinha e faço de tudo para economizar água. Tomo banho rápido, ensabôo a louça toda primeiro para depois enxaguar e uso a água da roupa para limpar o quintal. Acho importante para as futuras gerações”, Maria Benedita Proença Rolin, da Vila Iasi.

O programa já foi inserido em algumas escolas públicas de São Paulo e a redução do consumo chegou a 94%. O retorno do investimento é quase que imediato, variando em uma semana e dois meses, mas o certo é que o investimento tem no mínimo 10% de diminuição dos gastos com água.

Devido aos baixos níveis das represas que abastece o Sistema Cantareira, os clientes que reduzirem em 20% o consumo de água a SABESP irá dar 30% de bônus na próxima conta. Taboão da Serra é atendida pelo Sistema Guarapiranga, não tendo direito ao bônus.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online