Home » Sociedade, Todas as notícias » Comunidade Vila Nova Esperança tem evento no dia mundial da água

Comunidade Vila Nova Esperança tem evento no dia mundial da água

Por Ana Clara Oliveira, na Vila Nova Esperança

No último sábado, 22, a Comunidade Vila Nova Esperança em Taboão da Serra teve um evento especial, promovido pelo programa Jovens Profissionais do Saneamento, desenvolvido pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental). A presença dos jovens teve como principal função a conscientização dos moradores à prevenção do meio ambiente e economia de água.

Crianças aprendem a importância da preservação do meio ambiente e da economia da água.

Crianças aprendem a importância da preservação do meio ambiente e da economia da água.

“Não ganho nada para ajudar minha comunidade, mas fico feliz com isso. Quero que as pessoas entendam que o problema da Vila, não é só nosso, é de todos”, diz Lia, líder comunitária.

A programação começou às 11 horas com a limpeza do córrego Nova Esperança e a ajuda da Prefeitura de Taboão da Serra. “Não adianta começar cuidar agora e não terminar. O trabalho importante é de conscientização”, sugere Maria, moradora da comunidade.

Para as crianças, foi apresentado vídeo sobre economia e proteção ao meio ambiente, na Sede da Vila. Também foram realizadas brincadeiras educativas ao redor da comunidade, para que os pequenos aprendam cuidar do córrego ao lado de casa. “Eu aprendi que não pode jogar lixo na rua porque enche o rio, nem construir na beira dele, para o dinheiro que a gente gastou não ir todo pela lama. E que nós temos que economizar bastante água para não ficar sem”, explica Ryan Sousa, morador de 11 anos.

A Vila Nova Esperança foi erguida em 1960 e só em 2009 as ajudas começaram a surgir. Desde 2012 a ONG Teto auxilia nas reformas das casas.

Nesse dia tão importante também marcaram presença integrantes do Projeto Parque Linear e a apresentadora Nani Venâncio, que hoje apresenta um programa na Rede Brasil de Televisão, abordando os problemas de comunidades carentes.

Como forma de agradecimento, moradores prepararam almoço para os participantes para que então pudessem finalizar os trabalhos. “Eu fico muito agradecida à prefeitura por nos ajudar transformar a nossa comunidade numa comunidade ecológica do jeito que a gente quer. E principalmente a nos ensinar nesse dia mundial da água a cuidar do que é nosso”, conclui Lia.

Funcionário da prefeitura e voluntários durante evento na Vila Nova Esperança.

Funcionário da prefeitura e voluntários durante evento na Vila Nova Esperança.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online