Home » Sociedade, Todas as notícias » Conferência da Saúde de Taboão acontece na semana que vem e já tem seus delegados definidos

Conferência da Saúde de Taboão acontece na semana que vem e já tem seus delegados definidos

Por Ricardo Vaz, da SeCom da PMTS

A 4ª Conferência da Saúde de Taboão elegeu na primeira quinzena de maio os 64 delegados, que participam da etapa municipal que acontece nos dias 22 e 23 de maio, no CEMUR e Faculdade Anhanguera. O tema desse ano é: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”, tendo como eixo central o “Direito do Povo Brasileiro”.

A composição desses representantes é feita por 32 do segmento usuários, 16 gestores da saúde e outros 16 trabalhadores. “Esses delegados são responsáveis na defesa das propostas do município para a etapa regional (região sudoeste de São Paulo). Os delegados da região vão para a 7ª etapa estadual e do estado vão para a fase nacional”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Plenárias para 4ª Conferência da Saúde aconteceram nas Unidades Básicas com a participação da população e gestores (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

Plenárias para 4ª Conferência da Saúde aconteceram nas Unidades Básicas com a participação da população e gestores (Foto: Ricardo Vaz / PMTS)

Para o prefeito Fernando Fernandes, “a participação da população nessas Conferências faz com que possamos levantar os problemas e assim achar soluções para melhorar o atendimento na saúde”.

A Conferência tem por objetivo discutir e avaliar as políticas de saúde no âmbito municipal de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS; propor diretrizes e prioridades para a atuação do controle social no acompanhamento das ações da Secretaria de Saúde, visando o fortalecimento do controle social em defesa do SUS e da Qualidade de Vida da População. “A Conferência é o órgão mais importante do SUS porque dela saem às propostas para os próximos quatro anos”, ressaltou Dra. Raquel.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Selma Fatima, do segmento trabalhador, foi categórica ao afirmar que, “essas plenárias foram importantes nas Unidades Básicas de Saúde porque todas as propostas a serem discutidas na 4ª Conferência vieram da população. Não podemos deixar de lembrar que 66% do que foi deliberado na conferência de 2011 conseguimos alcançar com êxito no governo do prefeito Fernando Fernandes”.

Programação: 4ª Conferência Municipal de Saúde de Taboão da Serra

22/05/2015- SEXTA-FEIRA

19h00minh às 21h00min – Credenciamento

19h10min – Atividade Cultural

19h30min horas – Abertura

20h20minh – Conferência Magna – “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”. Com o seguinte eixo: “Direito do Povo Brasileiro”.

20h30min- Leitura e aprovação do Regimento Interno

21h00min – Encerramento

23/05/2015- SÁBADO

08h00min- Coffee Break

08h00min – às 10h00min – Credenciamento

08h30min horas – Atividade Cultural –Tenda Paulo Freire

08h30min –palestra –Direito a Saúde; Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Reformas Democráticas e Populares do Estado.

09h00 min. -Palestra –Financiamento do SUS e Relação Público Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e

09h30min min.- Palestra- Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS.

10h00min-Intervalo

10h30min-Debate

12h00min- Almoço

13h00min-Atividade Cultural – Tenda Paulo Freire

13h30min-Trabalhos de Grupos

14h45min- Coffee Break

15h00min-Plenária Final

16h00min-Homologação dos Delegados para a Conferência Regional e 7ª Conferência Estadual

17h00min– Encerramento

One Response

  1. Gomes disse:

    Poderiam aproveitar a tal conferência para discutir a falta de materiais básicos na rede municipal, está faltando até soro fisiológico, sabonete líquido, etc uma vergonha.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online