Home » Todas as notícias » Conheça as três principais causas que levam ao surgimento do câncer

Conheça as três principais causas que levam ao surgimento do câncer

Por Dr. Anderson Mendes de Vasconcellos*

O Dia Mundial do Combate ao Câncer, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é celebrada todos os anos, no dia 8 de abril, e serve para, mais uma vez, conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer. Para um bom combate, é importante conhecer o inimigo e avanços científicos recentes têm sido um importante aliado na luta contra o câncer.

As causas para o surgimento e desenvolvimento de um câncer são as mais diversas, mas os cientistas conseguiram identificar basicamente três causas que levam ao surgimento de todos os tipos de câncer.

Cancer_NotaseProsas

A principal causa relacionada ao surgimento de tumores é o desenvolvimento de alterações genéticas que chamamos de esporádicas. Estas mutações ocorrem no DNA ao acaso, sem nenhum padrão ou fator relacionado à predisposição ou identificável. Acredita-se que cerca de 66% dos casos de câncer diagnosticados estejam relacionado as mutações esporádicas. Como prevenir este tipo de câncer é uma pergunta que ainda não tem uma resposta convincente.

Aproximadamente 30% dos casos de câncer se desenvolvem ocorrem em decorrência de fatores de risco ambientais, como poluição, hábitos de vida não saudáveis, como tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas entre outros fatores. Considerando que esses fatores podem ser completamente evitáveis, uma virtual erradicação destes fatores de risco pode diminuir o diagnóstico de câncer em até 30% na população.

A terceira causa identificada como precursora do câncer são as mutações genéticas hereditárias, que constituem a transmissão de um gene defeituoso e que pode levar ao desenvolvimento do câncer. Estas mutações genéticas já são bem estabelecidas pela ciência e, nesses casos, a prevenção do câncer baseia-se inicialmente no diagnóstico da mutação através de testes genéticos, e na intervenção em fatores de risco, cirurgias profiláticas e até mesmo num futuro próximo em terapia genética para corrigir estes genes defeituosos.

O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é alertar as pessoas sobre a o impacto do câncer como doença e conscientizar que é possível prevenir a doença em uma parcela considerável de pessoas. E você, tem feito a sua parte para se prevenir do câncer?

* médico oncologista

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online