Conta de água ficará 15% mais cara a partir de junho no Estado de São Paulo

Da redação do Taboão em Foco

A Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) autorizou a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) a aumentar o valor da conta de água e esgoto em 15,24% a partir do próximo mês. É estimado que mais de 25 milhões de pessoas sejam impactadas pelo reajuste.

Sabesp

O aumento que é quase o dobro da inflação, de 7,8% para o mês de abril, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), poderia ser maior ainda. Isso porque a Sabesp tinha a intenção de aumentar em 22,8% a tarifa para tentar estabelecer um equilíbrio econômico na crise. Após reuniões que envolveram órgãos de luta de defesa do consumidor, Greenpeace e Fiesp (Federação de Indústrias de São Paulo) foi aprovado no final de março os 13,8%. Entretanto, com a justificativa de aumento nos custos de energia elétrica, a Arsesp subiu a porcentagem para o valor atual.

A última vez que a conta sofreu reajuste foi em dezembro de 2014, quando houve um crescimento de 6,49%. Recentemente, a Sabesp anunciou que teve perda de lucros em mais de 53%.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.