Home » Sociedade, Todas as notícias » Coordenadoria da Igualdade Racial entrega a medalha “Zumbi dos Palmares” em cerimônia em Taboão

Coordenadoria da Igualdade Racial entrega a medalha “Zumbi dos Palmares” em cerimônia em Taboão

Por Allan dos Reis, no Jardim Maria Rosa

A Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial de Taboão da Serra entregou na noite desta sexta-feira, dia 28, a “Medalha Zumbi dos Palmares”, honraria entregue às pessoas que contribuíram na promoção da igualdade racial. Entre os homenageados estavam servidores municipais, jornalistas, políticos, religiosos entre outros nomes.

Homenageados posam para foto após cerimônia na Câmara de Taboão da Serra.

Homenageados posam para foto após cerimônia na Câmara de Taboão da Serra.

O coordenador Sousa Santos explica que a entrega da medalha serve como reconhecimento ao comprometimento das pessoas que lutam para criar políticas públicas para igualdade racia

Coordenador Sousa Santos com uma das homenageadas com a medalha Zumbi dos Palmares.

Coordenador Sousa Santos com uma das homenageadas com a medalha Zumbi dos Palmares.

“Uma comissão avaliou e aprovou os nomes das pessoas que contribuíram de alguma forma com a promoção da igualdade racial. Seja na imprensa, na educação, na igreja como monsenhor Aguinaldo [do Santuário Santa Terezinha] que criou a missa afro. São pessoas que se destacaram”, afirma Santos.

Filha do poeta negro Solano Trindade, a escritora e coreógrafa Raquel Trindade foi uma das homenageadas junto com o filho, o músico Vitor da Trindade.

“Eu agradeço a todos que me convidaram, inclusive o Sousa que tem trabalhado tanto pela cultura negra, a doutora Raquel Zaicanner [secretária de saúde], que é uma grande amiga e tem uma inteligência fortíssima, agradeço a todos que estão na mesa. E fico muito feliz em ter na mesa, padre, pastores e candomblézeira juntos. É isso que é o nosso Brasil”, afirma Raquel. Em seguida ela leu um trecho da poesia Cantos dos Palmares, de autoria de seu pai.

Filha do poeta Solano Trindade, Raquel é uma das homenageadas com a medalha "Zumbi dos Palmares" em Taboão da Serra.

Filha do poeta Solano Trindade, Raquel é uma das homenageadas com a medalha “Zumbi dos Palmares” em Taboão da Serra.

No início da celebração as pessoas cantaram o hino nacional e acompanharam o Coral da Terceira Idade, do CCI Maria Rosa. A enfermeira Janete Alves leu um texto contando a história de Zumbi dos Palmares.

O jornalista Allan dos Reis, responsável pelo Taboão em Foco, foi um dos homenageados da noite. Os dois profissionais da imprensa regional, Rose Santana (O Taboanense) e Sandra Pereira (Jornal Na Net), também receberam a medalha.

ZUMBINDO

Um grupo bem pequeno de servidores municipais ligados a ATRASPACTS (Associação dos trabalhadores nos serviços públicos da prefeitura, autarquias e câmara municipal de Taboão da Serra) escolheu a noite de festa para realizar um pequeno protesto contra os homenageados, a quem intitularam – muitos deles – de “Capitães do Mato”.

Apesar de alguns convidados terem classificado o ato como “falta de respeito”, a festa aconteceu sem qualquer problema.

Manifestantes não respeitam nem cerimônia de entrega da medalha de Zumbi de Palmares.

Manifestantes não respeitam nem cerimônia de entrega da medalha de Zumbi de Palmares.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online