Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » “Cordel d’O Gato Preto”, de Tin Tin Alves, faz uma releitura de Allan Edgar Poe

“Cordel d’O Gato Preto”, de Tin Tin Alves, faz uma releitura de Allan Edgar Poe

Por Allan dos Reis, no Jardim Maria Rosa

O escritor Nilton Francisco Alves, conhecido como Tin Tin Alves, lançou na quinta-feira, dia 18, o livro “Cordel d’O Gato Preto” que faz uma releitura do escritor norte-americano Edgar Allan Poe. A festa de lançamento aconteceu na Câmara Municipal de Taboão da Serra e teve a presença também de Karina Barbosa, que fez as ilustrações da publicação.

Escritor Tin Tin Alves lança "cordel d'O GATO PRETO" ao lado de Karina Barbosa, que fez a ilustração da publicação.

Escritor Tin Tin Alves lança “cordel d’O GATO PRETO” ao lado de Karina Barbosa, que fez a ilustração da publicação.

“É uma releitura de Edgar Allan Poe, ‘The Black Cat’ [de 1843], que é um conto do século 19. O que fiz na verdade foi trazer esse conto para um universo mais suave em versos e rimas, dentro da literatura de cordel. Todo conto foi escrito em 169 estrofes, de seis versos”, explica Alves.

Durante o lançamento, Alves dramatizou alguns de seus contos e ressaltou a dificuldades para ‘sobreviver’ de literatura em São Paulo. Para se ter uma ideia da dificuldade, em Taboão, tem apenas uma grande livraria e uma biblioteca municipal.

Tin Tin Alves dá autógrafo durante lançamento de livro.

Tin Tin Alves dá autógrafo durante lançamento de livro.

“Quem faz literatura e outras artes em nossa região e na periferia da Grande São Paulo e não está na [grande] mídia não vive, apenas sobrevive. Eu sobrevivo de outros trabalhos e vivo do que faço”, diz o escritor, que trabalha em uma farmácia e é colunista de um jornal de Itapecerica da Serra.

Apesar de toda dificuldade, Tin Tin Alves promete não “desistir” de seus contos e diz que vai “escrever quantos livros forem preciso”, nem que seja apenas para “ser estudado em um campus universitário”, encerra.

ILUSTRAÇÕES

Formada em artes visuais, Karina Barbosa, 23 anos, moradora de Itapecerica da Serra diz que conheceu o escritor durante um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo, no bairro do Ibirapuera. Ela afirma que foi um grande desafio criar as 13 ilustrações do livro.

“No decorrer do trabalho eu percebi a semelhança com a época gótica de Edgar Allan Poe. Foi um trabalho que mexeu com o meu imaginário. A versão em cordel foi uma novidade e é um trabalho que faz parte do meu estilo de desenho”, diz Karina.


Livro cordel d'O Gato PretoONDE COMPRAR

O escritor Tin Tin Alves promete encaminhar alguns exemplares a todas as bibliotecas públicas da região sudoeste para que leitores tenham acesso à obra. Mas por enquanto, leitores que desejam comprar um exemplar, podem entrar em contato com o autor através de email.

Livro: corde d’O GATO PRETO

Email: tintinalves@ig.com.br

Valor: R$ 20

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online