Home » Política, Todas as notícias » Corpo de Bombeiros de Taboão é inaugurado em quartel provisório no Parque Laguna

Corpo de Bombeiros de Taboão é inaugurado em quartel provisório no Parque Laguna

Por Allan dos Reis, no Parque Laguna

O Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra entrou em funcionamento nesta quinta-feira (30) após anos de luta pela implementação do serviço. O posto vai ficar provisoriamente em um galpão alugado pela Prefeitura Municipal por R$ 20 mil e 500 na Avenida Castelo Branco até que as obras do quartel definitivo sejam concluídas no Jardim São Judas.

Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra é inaugurado em Taboão da Serra.

Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra é inaugurado em Taboão da Serra.

O prefeito Fernando Fernandes (PSDB), ao lado dos vereadores governistas e secretários municipais, enalteceu a luta pela implementação do serviço.

“Hoje nós estamos aqui, inaugurando essa unidade, que não é definitiva, é provisória, mas que vai ter todas as condições de exercer o seu trabalho trazendo segurança para a população de Taboão da Serra. […] Estamos muitos felizes. Quero agradecer em meu nome e da [deputada] Analice Fernandes”, diz Fernandes.

Fernandes discursa na inauguração dos Bombeiros.

Fernandes discursa na inauguração dos Bombeiros.

Ele lembrou que essa foi uma de suas promessas durante a campanha eleitoral de 2012 e lamentou o fato da empresa responsável pela construção do quartel – contratada pelo Governo do Estado – não ter cumprido o contrato, rescindido em 2015 pelos constantes atrasos.

“Era um compromisso de governo feito nas eleições com a população de Taboão da Serra. Quando chegamos à administração [em 2013], através de uma emenda da [deputada estadual] Analice [Fernandes], começamos o processo. Fizemos a doação de um terreno ao Governo do Estado, que começou a obra. Mas infelizmente, a empresa que ganhou a obra não era uma firma idônea e nos trouxe inúmeros problemas”, relembrou o prefeito.

Já o Comandante Roberto Lago, do 18º GB de Barueri, responsável pelo no posto, destacou a agilidade que o município vai ganhar no atendimento das ocorrências. Ele também promete uma grande interação com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel Urgente).

Quartel do Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra.

Quartel do Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra.

“Eu não vou precisar mais deslocar ocorrências de fora para atender o município. Isso é um ganho de tempo crucial. No início estaremos trabalhando prioritariamente nas ocorrências de incêndios e salvamento. Vamos promover uma integração maior com o Samu”, promete Lago.

ATENDIMENTO DOS BOMBEIROS MUNICIPAIS

O novo posto vai mesclar uma corporação formada por bombeiros militares e bombeiros municipais. Esse tipo de corporação ainda é minoria no Estado de São Paulo, mas tem crescido a cada nova unidade.

De acordo com Lago, “em Santana de Parnaíba estamos conduzindo a experiência de Bombeiros Civis e Militares desde janeiro e está indo bem. Antes de tudo, todos precisam ter o espírito de ser bombeiro. Todos precisam trabalhar direito”, completa o Comandante.

Corporação dos Bombeiros de Taboão da Serra é formada por militares e municipais.

Corporação dos Bombeiros de Taboão da Serra é formada por militares e municipais.

O ponto que gera controvérsias está relacionado a atendimentos fora do município pelos Bombeiros Municipais já que as equipes taboanense também vão apoiar nas grandes ocorrências da região.

“Não cabe a gente negar atendimento em caso de emergência. Tivemos uma grande enchente na cidade de Itapevi [Grande São Paulo], que não tem Bombeiros estabelecidos, mas a responsabilidade territorial é nossa. E não vamos deixar de atender. E lá aconteceu com a guarnição de Santana de Parnaíba ir até lá, composta com Bombeiro Municipal, que atendeu. É lógica que podendo evitar, evitamos”, encerrou Comandante Roberto Lago.

ÚNICA MULHER

Por enquanto, Franciely Barreto Tavella é a única mulher da corporação dos Bombeiros Municipais Civis, que vão atuar em Taboão da Serra. Ainda não está confirmada a presença de mulheres entre os bombeiros militares.

Ela torce pela chegada de outras mulheres, mas comemorou a realização do sonho e espera poder começar a ajudar nos atendimentos.“O momento é de muita felicidade a todos. Ansiosos para começar a trabalhar e atender as ocorrências de Taboão da Serra para atender aos munícipes”, diz.

Por enquanto, a única mulher da corporação do Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra.

Por enquanto, a única mulher da corporação do Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online