Home » Sociedade, Todas as notícias » Data de vacinação contra paralisia infantil é prorrogada até o dia 10

Data de vacinação contra paralisia infantil é prorrogada até o dia 10

Por Ricardo Vaz, da SeCom da PMTS

A campanha contra a poliomielite, vacina que previne a paralisia infantil, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 10 de setembro. Sendo assim, as doze Unidades Básicas de Saúde de Taboão (UBS) continuam o atendimento ao publico alvo que se estende às crianças de 6 meses à 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Vacina

Crianças poderão ser vacinadas até a próxima quinta-feira (10) (Foto: Ricardo Vaz/SeCom)

Nos treze primeiros dias de imunização foram aplicadas 14145 doses de vacinas correspondendo a pouco mais de 80 % da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. “Os pais não devem perder a oportunidade de vacinar seus filhos. Levem até a UBS mais próxima e garanta uma saúde sem complicações”, ressaltou o prefeito Fernando Fernandes.

No inicio da campanha a Secretaria de Saúde de Taboão pretendia vacinar mais de 16 mil crianças, e, segundo o balanço apresentado pela Vigilância Epidemiológica, até o momento 1968 doses foram aplicadas na faixa etária até seis meses, 3141 gotas para as de um ano, 3078 vacinas no público de dois anos, 2955 gotinhas até os três anos e 3003 imunizações em crianças até quatro anos. “Temos 120 profissionais empenhados nessa campanha com o objetivo de imunizar o maior número possível de crianças, para que assim, possamos atingir nossa meta e evitar complicações futuras”, salientou a secretária de Saúde, Dr. Raquel Zaicaner.

A doença

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. É causada pela infecção do poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. Ele entra através da boca e nariz, multiplica-se na garganta e  trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e  sistema linfático. O período da infecção do vírus, até que surjam os sintomas da doença (incubação), varia de 5 a 35 dias (em média de 7 a 14 dias).

Serviço

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

Data: Prorrogada até o dia 10 de setembro (quinta-feira)

Local: Unidades Básicas de Saúde dos Jardins América, Helena, Margaridas, Santo Onofre, Silvio Sampaio, Santa Cecilia, Suína, Akira Tada, Parque Pinheiros, Salete, Record e Panorama.

Horário: das 8h às 17h

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online