Home » Todas as notícias » De branco, taboanenses marcham pedindo o fim da violência contra as mulheres

De branco, taboanenses marcham pedindo o fim da violência contra as mulheres

Por Allan dos Reis, nas margens da BR-116

Milhares de pessoas participaram na manhã deste sábado (25) da Caminhada da Paz, promovida pelas vereadoras Joice Silva (PTB) e Priscila Sampaio (PRB), e aderida por diversos vereadores, políticos, entidades de classe como a OAB, e por boa parte da sociedade taboanense como ato de enfrentamento à violência contra a mulher.

O dia 25 de novembro é o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher em reconhecimento a luta das irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, “Las Mariposas”, assassinadas pelo ditador da República Dominicana, Rafael Leônidas, em 1960.

Milhares de pessoas foram às ruas de Taboão da Serra pedir o fim da violência contra a mulher.

Milhares de pessoas foram às ruas de Taboão da Serra pedir o fim da violência contra a mulher.

As pessoas começaram a se reunir no início da manhã no estacionamento da Câmara Municipal e aos poucos foram ocupando as ruas próximas. Por volta das 10h30 iniciaram a caminhada com destino a Praça Nicola Vivilechio, no Centro, quase todos vestidos de branco e com bexigas em mãos.

“Hoje [sábado] demos um pontapé inicial de uma grande luta. Diversas mulheres vítimas da violência estiveram aqui. Precisamos dar um basta e pedir socorro. Vamos elaborar um grande fórum para que a gente possa discutir políticas públicas”, afirma Joice.

Ao longo da caminhada, as pessoas se revezavam para realizar seus discursos no caminhão do som. O presidente da OAB de Taboão da Serra, Dr. Moacir Tertulino, diz que “é importante que a sociedade diga não a violência. [pois] A cada dia estamos presenciando violências bárbaras”, resume.

“Estou muito feliz de participar desta caminhada e da adesão das pessoas. Esperávamos um público e vieram além do esperado. Teve pessoas que viram nas redes sociais e nos procuraram. Até mulheres que sofreram violência. Estou muito feliz e emocionada em ver essa multidão de branco lutando por essa causa”, disse Priscila.

Rodovia Régis Bittencourt foi tomada por pessoas vestindo branco e pedindo o fim da violência.

Rodovia Régis Bittencourt foi tomada por pessoas vestindo branco e pedindo o fim da violência.

A partir de um fórum que elas vão organizar, provavelmente no início do ano que vem, ela afirma que o próximo passo é conseguir influenciar os deputados federais para que desenvolvam políticas eficazes em prol da mulher.

“É preciso registrar o apoio popular de pessoas mulheres, idosos, deficientes físicos, entidades, igrejas… foi uma caminhada que marcou. É um dia histórico. O tema é importante. Tivemos casos de mulheres mortas em nossa cidade. Foi um dia de conscientização”, diz Marcos Paulo. “Foi um evento maravilhoso. As pessoas vieram dar um basta a violência contra a mulher. Vieram pedir respeito a mulher, pedir mais dignidade”, diz.

Também participaram da caminhada representantes de Embu das Artes, como o secretário de saúde José Alberto Tarifa e a vereadora Dra. Bete. De Itapecerica da Serra havia o vereador Markinhos da Padaria (PROS).

Por contemplar políticos da oposição, prefeito Fernando Fernandes desistiu de participar da caminhada.

Por contemplar políticos da oposição, prefeito Fernando Fernandes desistiu de participar da caminhada.

Apesar de um público considerável, outro fato marcou a caminhada. Foi à ausência (quase) completa dos servidores da Prefeitura Municipal devido a um embate no fim do dia que antecedeu a caminhada entre as organizadoras do evento e o prefeito Fernando Fernandes (PSDB), que se negou a caminhar junto com membros da oposição, como o vereador Professor Moreira (PSD).

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online