Home » Sociedade, Todas as notícias » ‘Desfile de 7 de Setembro’ leva milhares às ruas e relembra as conquistas do Brasil na Copa

‘Desfile de 7 de Setembro’ leva milhares às ruas e relembra as conquistas do Brasil na Copa

Por Allan dos Reis, no Pirajuçara

Foram anos consecutivos sem a realização do desfile cívico de 7 de setembro em Taboão da Serra. Mas neste sábado (7), a festa voltou na Avenida Fernando Fernandes e envolveu milhares de alunos das escolas municipais, servidores e esportivas que desfilaram e contaram as cinco conquistas do Brasil em Copa do Mundo [1958, 1962, 1970, 1994 e 2002].

Bandeiras no Desfile 7 de Setembro

Para o prefeito Fernando Fernandes, o ápice da festa foi à participação do “povo” que acompanharam o desfile. Cerca de 5 mil alunos da rede municipal de ensino participaram da cerimônia. Também acompanharam a festa a deputada estadual e primeira-dama Analice Fernandes, diversos secretários municipais e quase todos vereadores do município.

Prefeito Fernando Fernandes durante desfile cívico em Taboão da Serra

Prefeito Fernando Fernandes durante desfile cívico em Taboão da Serra

“Eu percebi o povo bastante satisfeito, participativo e feliz com o desfile. Nós estamos resgatando um pouco da nossa história. Esse era um desfile tradicional na cidade que deixou de acontecer nos últimos quatro anos. A gente está resgatando esse episódio”, Afirma Fernandes.

“O Brasil por conta da ditadura [militar] que nós vivemos, o nosso povo passou a se envergonhar sobre os nossos símbolos e das datas como o 7 de setembro, a nossa independência, porque ligavam a cultura militar. Com esses desfiles, a gente resgata e começa a trazer o povo para valorizar as datas, nossos hinos, nossa bandeira, mas com uma conotação cultural”, completa.

Principal responsável pela organização do evento, o secretário de educação João Medeiros comemorou o desfile e afirma que o trabalho educacional relacionado ao tema.

“A história foi bem contada [na avenida]. Nós estávamos desacostumados já que tem um grupo [político] novo na secretaria e na cidade. E para engrenar esse trabalho foi difícil, mas o resultado foi bem interessante”, diz Medeiros.

Ele completa que “agora será realizado um concurso de desenho sobre a Copa do Mundo na educação infantil e um concurso de produção de gênero textual (poesia, crônica e texto jornalístico). E quem sabe lançamos um livro com a produção desses alunos”, encerra.

Um dos momentos mais emocionantes no desfile foi a passagem da Banda Marcial. Teve ainda a premiada Escola de Bailado e alunos de artes marciais do município.

Alunos da rede municipal de ensino no desfile 7 Setembro

Alunos da rede municipal de ensino no desfile 7 Setembro

MANIFESTAÇÃO

Apesar da preocupação dos organizadores que pudesse haver algum tipo de manifestação como aconteceu em outras cidades do Brasil, o desfile aconteceu sem qualquer registro de tumulto ou ocorrência policial. Na avenida, alguns professores colocaram uma fita preta para demonstrar a insatisfação com o evento.

CLIQUE E CONFIRA AS FOTOS EM NOSSO FACEBOOK

One Response

  1. A história da nossa cidade e o ápice do sete de setembro, pois a minha história nesta honrada cidade e de muitos e muitos anos, uma história em que todo o sete de setembro, já era uma data que já despontava no horizonte antes mesmo do por do sol.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online