Home » Adote um Vereador, Câmara Municipal, Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » DESTAC é aprovado na câmara e pode financiar grupos culturais

DESTAC é aprovado na câmara e pode financiar grupos culturais

Vereador Cido (DEM) autor da lei que cria o DESTAC

Vereador Cido (DEM) autor da lei que cria o DESTAC

A Câmara de Taboão da Serra aprovou na terça-feira, dia 18, o Projeto de Lei 011/2011, de autoria do vereador José Aparecido Alves (DEM), que cria um sistema de financiamento cultura para os pequenos grupos de artistas do município. Chamado de Destac (Desenvolvendo Talentos Culturais), o projeto prevê que a Secretaria de Cultura apóie “financeiramente, por meio de subsídios atividades artístico-culturais, principalmente jovens de baixa renda e de regiões do município desprovidas de recursos e equipamentos culturais”. O projeto vai para sanção do prefeito.

Com financiamento estimado em até R$ 5 mil, Cido espera ver os grupos localizados em bairros como Pirajussara e São Judas tendo a oportunidade de mostrar sua arte, sua música ou sua dança. A aprovação do projeto se dá em um período crítico para a cultura do município. No fim do mês de setembro todos os cursos oferecidos pela secretaria de cultura foram paralisados para que uma sindicância apure as possíveis irregularidades apontadas em um relatório da polícia.

O autor do projeto explica que o Destac pode financiar as mais diversificadas manifestações de arte no município.

“A cidade de Taboão da Serra possui grande potencial para se transformar em um centro de produção cultural de São Paulo e um dos mais efervescentes da região”, disse Cido, quando apresentou o projeto.

INSPIRADO NO “VAI”

Foi num projeto de muito sucesso na capital paulista, o VAI, que o vereador encontrou inspiração.

O programa de Valorização de Iniciativas Culturais, conhecido como VAI, está patrocinando 797 projetos em 2011, ao custo de R$ 21 milhões, em diversos pontos da capital.

Por Allan dos Reis

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online