Home » Esporte, Cultura e Lazer, Todas as notícias » ‘Dia do Saci’ exalta o folclore brasileiro em contraponto ao halloween

‘Dia do Saci’ exalta o folclore brasileiro em contraponto ao halloween

Por Allan dos Reis, da Redação

saci

Halloween? só se for com carne seca (Ilustração: José Luiz Ohi/Reprodução Sosaci)

No dia 31 de Outubro, em vários cantos do Brasil, é comemorado o “Dia das Bruxas” ou o chamado Halloween. O que não vão faltar são festas. Porém, o que poucas pessoas sabem é que nesta mesma data é celebrada oficialmente desde 2003 o “Dia do Saci” após a aprovação de lei federal. O Estado de São Paulo também aprovou lei com o mesmo teor em 2004.

A implantação do ‘Dia do Saci’ tem como propósito claro valorizar a cultura nacional com a exaltação de personagens do folclore brasileiro. Em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, a festa do Saci está em sua 11ª edição.

A Sociedade dos Observadores de Saci – SOSACI – chegou a lançar o Saci para que ele fosse o mascote oficial da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Porém, o escolhido pela Fifa foi o Tatu.

Em Taboão da Serra, o vereador petista Professor Moreira apresentou um projeto de lei em 2005 instituindo o ‘Dia do Saci’ no município. Na ocasião, o parlamentar foi ridicularizado por seus colegas e o projeto não foi votado. “Faltou um pouco de experiência para colocar o projeto naquela ocasião. Era início de mandato. Mas a proposta era valorizar a cultura nacional. Havia uma longa discussão a respeito do tema com a associação Sosaci”, afirma.

Na vizinha Embu das Artes, o personagem do folclore brasileiro faz parte do calendário oficial do município desde 2009.

E como diz o músico e percussionista Dinho Nascimento: “Saci Pererê tem uma perna só, mexe com ele que você vai ver só”. [OUÇA AQUI]

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online