Home » Todas as notícias » “Dia Internacional do Autismo” é celebrado com caminhada em Taboão da Serra

“Dia Internacional do Autismo” é celebrado com caminhada em Taboão da Serra

Por Allan dos Reis, na região Central

Uma caminhada neste domingo (dia 2) reuniu cerca de 300 pessoas em Taboão da Serra para celebrar o “Dia Mundial do Autismo”. O percurso foi da Praça Nicola Vivilechio, no Centro, até o Parque das Hortênsias. O evento foi organizado em parceria do vereador Eduardo Nóbrega (PSDB) junto com o Projeto Borboleta Azul.

Vestidos de azul, centenas de taboanenses caminham no Dia Mundial do Autismo.

Vestidos de azul, centenas de taboanenses caminham no Dia Mundial do Autismo.

Cidinha Pelegrina, da Associação Borboleta Azul, composta por mães, familiares, profissionais da saúde e educação e pró ao autismo, que se reúnem com o objetivo de para passar informações, discutir matérias na mídia e estudar legislação a respeito do tema.

Cidinha preside associação que trata do autismo no município.

Cidinha preside associação que trata do autismo no município.

“O autismo é um transtorno que compromete três itens: comunicação, comportamento e interação social. Geralmente o autismo interfere em questões sensoriais com audição, tato, visão. Às vezes um ruído muito forte, que para as pessoas pode ser considerado normal, para eles interfere e desestabiliza. Por outro lado, temos autistas com altas habilidades como desenho, arte, música, matemática, informática. Precisamos que cada pessoa é uma e tem um jeito diferente de aprender”, explica Cidinha.

Ela acredita que cerca centenas de alunos matriculados na rede municipal sejam autistas e que muitos pais não tenham ciência que são portadores deste transtorno. Até mesmo adultos convivem em nossa sociedade sem sequer ter o diagnóstico, que é demorado e envolve diversos especialistas como psiquiatras e neuros.

A caminhada também marca a abertura da Semana de Conscientização do Autismo, que terá outras atividades no município como o Encontro do Autismo no sábado (8) na Câmara Municipal.

Para o vereador Eduardo Nóbrega (PSDB), a caminhada é importante para conscientização e o início da luta pela criação de uma Clínica Escola em Taboão da Serra para atender as crianças autistas como foi feito na cidade de Santos, litoral paulista.

Os vereadores Eduardo Nóbrega, Alex Bodinho e Ronaldo Onishi participam da caminhada em prol do autismo.

Os vereadores Eduardo Nóbrega, Alex Bodinho e Ronaldo Onishi participam da caminhada em prol do autismo.

“A proposta é sair do campo das ideias e chegar nas ações. O objetivo final desde processo, além do debate e das discussões, é alcançar uma Clínica Escola em Taboão da Serra.[…] É um ambiente com equipe multidisciplinar em que a criança possa ficar no local por quatro horas diárias, após o horário da escola [regular], no contraturno, para tratamento e para as mães, que sofrem muito, também tenham um tempo para ela. É possível e tem dinheiro federal, tem dinheiro estadual e tem dinheiro municipal. Colocamos uma meta de ter uma clínica-escola até 2020”, anunciou Nóbrega.

Também participaram da caminhada os vereadores Alex Bodinho (PPS) e Ronaldo Onishi (SD), que também tem ações voltadas às pessoas com autismo.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online