DIREITO E JUSTIÇA: Mitos e Verdades sobre pensão alimentícia

Discutir o pagamento de pensão alimentícia pode ser muito desgastante para o casal que acabou de se separar, entretanto, é preciso passar por cima das diferenças e ressentimentos para decidir o que é melhor para os filhos desse relacionamento. Este artigo traz o que é preciso saber para evitar problemas com a justiça e garantir os direitos da criança.

1) Quem paga a pensão é sempre o pai

Mito. A pensão alimentícia pode ser requerida tanto pela mãe quanto pelo pai da criança, depende de quem ficará com a guarda e de quem possui condições de contribuir para o sustento da criança. “O cônjuge que mantém a guarda do filho, seja ele pai ou mãe, tem o direito de requerer pensão para suprir as necessidades plenas da criança. Solicitando, em juízo ou não, que o ex-companheiro colabore com os gastos de alimentação, educação, saúde, entre outros”.

2) A falta de pagamento da pensão alimentícia pode levar à prisão

Verdade. O não pagamento da pensão estabelecida por decisão judicial pode levar à prisão do inadimplente, acusado de débito alimentar. “Com o atraso de três parcelas da pensão, o credor poderá requerer o pagamento da dívida. Se já tiver sido paga, o devedor precisa comprovar esse acerto, mas, se ainda estiver em débito, deverá  efetuar o pagamento ou comprovar que não tem condições para acertar a dívida. Caso contrário, poderá ser decretada a prisão civil”.

3) A pensão alimentícia é sempre paga em dinheiro

Mito. Nos casos mais comuns, a pensão alimentícia é paga em dinheiro, seja por depósito ou desconto em folha de pagamento, mas não são as únicas formas. “O responsável pela pensão pode fazer acordo para pagar de outras maneiras como, por exemplo, assumir a mensalidade da escola ou prover o vestuário e necessidades médicas, entre outras vantagens”.

4) O valor da pensão não é igual para todos os casos

Verdade. O valor da pensão alimentícia sempre é calculado de acordo com as necessidades de quem pede e a possibilidade de que quem paga. “As necessidades da criança devem ser supridas, sem inviabilizar a subsistência daquele que paga”.

5) A função da pensão é garantir a subsistência da criança

Em partes. A pensão alimentícia possui dupla função de, primeiramente, garantir as necessidades básicas da criança como alimentação, moradia, vestuário, educação e lazer. A segunda função, quando economicamente possível, é a de manter o padrão de vida que a criança tinha antes da separação. “A criança não pode sofrer o trauma de ter o seu padrão de vida alterado de maneira brusca, pelo rompimento da sociedade conjugal entre seus pais, para o qual certamente não contribuiu com culpa. Ela tem o direito de continuar estudando na mesma escola ou em escola do mesmo padrão, mantendo inclusive eventuais atividades extracurriculares como cursos de inglês, natação, etc.”.

6) É possível, posteriormente, mudar o valor da pensão

Verdade. Mesmo tendo sido determinada por decisão judicial, é possível pedir a revisão da pensão, posteriormente e a qualquer momento. “Caso aconteça alguma modificação na situação financeira de quem paga a pensão, ou mesmo de quem está com a guarda da criança, é possível que seja pedido revisão do valor para mais ou para menos. Podem ser considerados diversos motivos, tais como: desemprego ou mudanças de emprego, promoção a cargo superior, novo casamento e até o nascimento de um filho no relacionamento vigente”.

7) A pensão alimentícia é direito exclusivamente do filho

Mito. O ex-cônjuge também pode ter direito ao recebimento de pensão, desde que comprove que não possui meios de obter seu próprio sustento, que o cônjuge de quem pede a pensão possui condições de pagar e também demonstrar que não foi o único culpado pela separação. “O cônjuge inocente, que comprovar a necessidade, pode receber pensão alimentícia, tanto para suprir suas necessidades básicas como, também, para manter o padrão de vida que possuía durante a união”. Porém, quando não é reconhecido o direito de pensão ao cônjuge que a pediu, ela se refere somente à criança, devendo ser utilizada integralmente para suprir as suas necessidades. “É possível, em alguns casos, ser solicitada prestação de contas se houver a desconfiança de que a criança está passando necessidades devido ao uso indevido do dinheiro para fins pessoais daquele que detém a guarda”.

8) Se a pensão estiver em atraso, o pai pode ter as visitas suspensas

Mito. O pagamento ou não pagamento da pensão alimentícia em nada interfere nas visitas e no relacionamento do pai com a criança. Para qualquer alteração nas visitas, deve ser haver uma nova ação competente. “As visitas são estabelecidas por decisão judicial ou em acordos judiciais ou extrajudiciais e não podem ser vetadas senão após nova decisão mediante a ação adequada”.

9) Nem sempre a pensão é suspensa quando o filho completa 18 anos

Verdade. O pagamento da pensão acontece, normalmente, até que a criança atinja à maioridade, no caso do Brasil, complete 18 anos. Mas o pagamento pode continuar, caso seja comprovado que o filho ainda tem a necessidade de ser sustentado pelos pais como, por exemplo, se ainda estiver estudando. “É comum se estabelecer que a pensão alimentícia será paga até a criança atingir 18 anos ou terminar a faculdade, momento em que estará apta a buscar seu próprio sustento”.

Ralf Eduardo LochRalf Eduardo Loch, Consultor Jurídico

Gaúcho, 26 anos, Consultor Jurídico, apaixonado pelo Direito, torcedor fanático do Sport Clube Internacional, noivo e residente em Taboão há mais de 15 anos.

Iniciou sua trajetória profissional atuando como estagiário em um escritório de Advocacia em Taboão. Posteriormente trabalhou por 2 anos e meio na Secretaria Municipal de Transportes. Após a saída da prefeitura mudou-se para Caxias do Sul onde concluiu a Faculdade e trabalhou como Auxiliar de Logística e Auxiliar Técnico no Esporte Clube Juventude e Sociedade Esportiva Caxias do Sul onde trabalhou com profissionais como Zetti, Ivo Wortman, Gilson Kleina e PC Gusmão. Desde outubro de 2010 atua como Consultor Jurídico no Escritório Bochete e Associados. E-mail: [email protected]

1.621 comentários em “DIREITO E JUSTIÇA: Mitos e Verdades sobre pensão alimentícia”

  1. Avatar

    Tenho uma filha de 4 anos e ela ganha pensão mais como foi combinado por juiz dele pagar 250 e a cada troca de estação deveria ajuadar com roupa sapato e medicos e remedios so porque ele nunca deu nada pra menina so a pensão acho muito pouco ele e agronomo e ganha bem pr dar 250 acho que posso entrar na justiça pra pedir mais a pensao?

  2. Avatar

    meu filho mora em outro país,sendo que tem um filho registrado e o outro não,pois foi embora antes do mais novo nascer,sempre mandou dinheiro para os dois mesmo não tendo certeza da paternidade da segunda criança,NA VERDADE ISTO PARA NÓS NÃO IMPORTA.A questão é a seguinte nunca pedimos comprovante de nada,agora como avó gostaria de formalizar esta situação,pois todo mês a mãe das crianças me liga me causando aborrecimentos e a meu filho tbm,nunca estando satisfeita.Sendo que eles só namoravam e hoje ele é casado com outra mulher.Ainda tem o fato de eu manter as crianças com roupas,calçados,brinquedos e outras coisas que ela liga pedindo.Gostaria de poder oficializar a pensão para não ter transtornos no futuro e saber como faço com a situação da criança menor,não estamos negando de pagar para nenhum dos dois,só queremos regularizar esta questão.Grata

  3. Avatar

    Ola. Meu nome e Manoel marques, tenho 3 filha de maes diferente, a mas nova tem 7 (sete)anos e mora com migo, a 3 (tres)anos fui au forun e pedir a regularisação. pois aos oitavo mes sua mae não o visitava. O adivogado publico, descreveu e desdentão ate esta presente data ainda não obtive uma resposta.
    O segundo caso e minha segunda filha, sem mesmo ser informdo resebi um mandato de citação que deveria efetuar o pagamento de 3 mensalidade em atraso cujo eu não tinha conhecimento do debito, e o mesmo e uma guantia meia q elevada para que seja paga em 3 (tres)dias. Sendo que avia assinado a minha carteira de trabalho no cujo dia.
    Agradeço.

  4. Avatar

    Boa tarde efetuei pagamentos de pensao alimenticia conforme a lei ,Mas a mae do meu filho nego q o pagamento foi efetuado corretamente mas tenho todos os comprovantes do banco.e ja é a segunda fez que faz isso uque posso fazer para que nao aconteça isso?

  5. Avatar

    Ola pago pensao para meu filho que mora com a mae, ela vai viajar de ferias e pediu q eu ficasse com a criança durante um mês, é correto eu pedir que a pensao fique comigo já que a criança estará comigo e a pensao nao é para ela e sim para meu filho. O que devo fazer?

  6. Avatar

    Será que eu coomo filha posso entrar na justiça?”para receber a pensão’..Vou falar um pouquinho de mim..
    Meu pai largou da minha mãe quando eu tinha uns 3 anos..
    Apartir dai nunca mais vi ele..Só sei que ele está vivo..Agora tenho 13/14 quero tentar meu direitos(eu já pesquisei…Minha mãe n quer qq eu entre na justiça..mais vou entrar.pq eu acho isso uma injustiça oque ele fez cmg..quando completar 14 anos vou entrar na jstiça contra ele será que eu posso?”ou eu devo esperar um puco mais?”por favor me adc no msn”

  7. Avatar

    Eu tenho um filho de 2 anos e meio,me separei do pai dele há 1 ano.Até hoje não fui á justiça,pois fizemos um acordo de que nosso filho ficaria uma semana com cada um.Entretanto,por ele ser muito novo eu acho que ficar lá e cá está o deixando confuso,então eu sugeri que ele passasse a semana comigo e os fds com o pai.Ele não concorda,então vou ter que tomar a providência legais.No caso,a gente não foi casado e ele não solicitou a guarda,então automaticamente ela é minha,correto?outra coisa,ele é estagiário e não ganha muito,porém os pais deles o mantém e são eles que pagam a escola de meu filho,a pensão alimentícia vai ser baseada como?Até hoje eu nunca recebi nada,eles só pagam a escola e o plano de saúde.Grata

  8. Avatar

    eu tenho 2 filhos com 56 e quatro anoos, ele registrou só o mais velho e quando eu estava gravida em 10/2007 ele desapareceu e n voutou para registrar nosso outro filho..nunca deu penssão para nenhum deles..como eu fasso para receber essa penssão e para ele registrar o filho?

  9. Avatar

    Desde os 16 anos tive um caso com um cara comprometido,passou2 anos e fiquei gravida da minha primeira filha q hj tem 3anos,entao entramos em acordo e nao entrei na justiça,depois fiquei gravida do meu segundo filho que é do mesmo pai,mas acho que ele desconfia q o filho nao é dele e ele nao ker pagar pensao p o menino q hj tem 2 meses, mas agora to decidida a joga-lo na justiça para ele registrar as duas criancas e pagar pensao.o q devo fazer?alem do mais ele tem condiçoes financeiras e paga uma pensao gorda p a minha primeira filha e alem do mais ele ja tinha me ameacado de subornar algum advogado para demorar no pedido de dna.e ele é empresario e nao tem carteira assinada,e ele me disse q nao tem nada em seu nome,nem casa,nem carro,nem moto, tenho chance de conseguir uma boa pensao para os dois filhos?e tbm nao tive como terminar meus estudos por causa dos meus filhos por causa dele!eu tenho direito de pedir pensao tambem?pois nao trabalho e nao tenho condiçoes de sustentar meus filhos.

  10. Avatar

    Boa tarde …sou portugues e resido em portugal tenho dois filhos nascidos em portugal.
    A mãe dos meus filhos tem dupla nacionalidade portuguesa e brasileira.
    Eu fiquei com a guarda das crianças e há dois anos ela foi embora para o brasil e deixou de pagar pensao de alimentos como posso resolver esta situação estando ela no brasil e eu nao conheçendo a lei brasileira nesta matétria.
    Gostaria de ajuda de alguem…obrigado…

  11. Avatar

    ola,entrei na justica pra pedi processo pensao alimenticia em novembro ,pq o pai do meu filho deixou de pagar pensao em outubro,pois antes nao tava nada na justica ,teve a primeira audiencia ele nao compareceu ,pq nao conseguiram encontrar ele ,e vai ter outra em agosto ,so q o meu advogado disse q ainda nao encontraram ele,como fica as pensao em atraso? se a ultima foi em outubro?e se ele nao comparecer em agosto? se nao achar ele?

    obrigado

  12. Avatar

    Olá…Tenho um filho de 1 ano e 1 mês e meio,desde de quando fiquei grávida o pai nunca me ajudou com nada,de uns tempos pra ká resolveu ajudar pq eu não deixave ele ver meu filho e pq ia colocar ele na justiça,ele combinou comigo um valor de 250 reais,só que nunca cumpriu,um mês ele deu 50,no outro 100 e no último 200 e não deu mais nada…Agora estou disposta colocá-lo na justiça e minha grande dúvida é se os meses que passou desde de quando meu filho nasceu,eu tenho direito de pedir? Se sim,quais são as chances?

    Muito Obrigado,Aguardo resposta.

  13. Avatar

    oi gostaria de saber o seguinte
    se uma menina engravida propositalmente de um jovem de 17 anos ela tendo 22, dizendo tomar remedios e nao toma-los de proposito como consta o proprio depoimento da mae dela, o jovem mesmo assim assume as responsabilidades da paternidade?
    a segunda pergunta seria uma vez assumida a responsabilidade e o pagamento da pensao da crianca esse jovem tendo seu 24 anos se casando e tendo outros filhos pode pedir a reducao da pensao da mesma? ou optar por pagar apenas a pensao in natura como escola curso de ingles e plano de saude?
    esta mulher mesmo nunk tendo uma relacao conjulgal com esse jovem se ela nao trabalhar ela pode pedir pensao para sua subsistencia alem e claro do ja pago pela pensao da crianca?
    se o pai paga pensao e a mae nao tem emprego mas tem idade util de 25 anos por exemplo os custeios do pai devem ser equivalentes a 100% dos gastos com a crianca, pois tendo em vista as questoes salariais mesmo que o pai devido as diferencas salariais deva ter 70 % da responsabilidade , pelo menos 30 % dos gastos deveriam ser cobertos pela mae mesmo que a crianca more com a mesma ou sera que nao?
    espero a resposta destas questoes obrigada

  14. Avatar

    Eu estou separado quase 6 anos com minha ex mulher tenho 2 filhos e um deles mora comigo. Ela recebe a bolsa familia de os dois mas ela nunca me passo esse dinhero. Atualmente tenho otro filho e moro com sua mae. Minha ex mulher mora com otro e tem 3 filhos para ele. Agora ela quere pensao para os dois meninos sendo q um deles mora comigo e eu nao tenho direito a sua bolsa familia alemdisso trabalho autonomo e ganho um salario minimo minha pergunta e debo passar pensao se ela tambem trabalha e fica com a bolsa familia do filho q mora comigo

  15. Avatar

    Boa Noite!

    Gostaria de saber como posso proceder para desistir de uma ação de alimentos que ingressei para minha filha contra o pai dela. Quero desistir pois já entramos num acordo. Ele já está sendo procurado pelo oficial de justiça para pagar em tanto dias… porém, nao quero prejudicá-lo. Como faço para desistir?

  16. Avatar

    Boa noite. estou com um grave problema. A 4 anos registrei uma criança, que até então pensei ser minha, a mãe da criança a alguns anos exigiu pensão, fomos no juiz, fizemos o DNA, onde soube que a criança não era minha, mas mesmo assim, mantive o registro e assumi a paternidade, e comecei a pagar pensão. Mas tive alguns problemas de saúde, mudei de emprego e faço de tudo pra dar o valor combinado, mas muitos meses eu não consigo dar o valor total. E agora estou sendo de certa forma, ameaçado por não cumprir o combinado do valor. Quero saber se tem como cancelar o pedido de pensão? Se posso mesmo ser preso caso venha denunciar? Aguardo resposta pelo amor de Deus

  17. Avatar

    Tive um relacionamento com uma pessoa. Fui enganado por ela que dizia que estava tomando contraceptivos e,pedindo pra nao usar preservativos. Resumindo: Ela, engravidou e a família ao me indagar (cobrando um possível casamento) eu justifiquei para els (os familiares) que nos momentos íntimos eu estava usando preservativos e ela a minha namorada havida me dito que não era pra nao usar pois estava tomando o contraceptivos. Indagada por mim na frente dos parentes dela, ela, confessou que não estava tomando o devido remédio e, queria era engravidar de mim. Assumi a criança esponaneamente pago pensão e plano de saúde para a criança. Sou obrigado a pagar pensão por uma gravides que não desejei. Lí um texto eu um site que diz:”GRAVIDEZ PROVOCADA COM INTUITO DE RECEBER PENSÃO ALIMENTÍCIA. NÃO FAZ JUZ A PENSÃO ALIMENTÍCIA A MULHER QUE ENGRAVIDAR PROPOSITADAMENTE. PROVADO QUE O HOMEM NÃO FORÇOU A RELAÇÃO E QUE NÃO CONVIVE COM A MULHER HÁ MAIS DE 03 MESES EM UNIÃO ESTÁVEL OU QUALQUER OUTRO REGIME DE COMUNHÃO, DESCABIDA A PENSÃO SOB QUALQUER HIPÓTESE, CABENDO A MULHER O DEVER DE SUSTENTO DO FILHO E CONDENAÇÃO CRIMINAL POR SEDUÇÃO AO HOMEM”. tenho como pedir exoneração da pensão ema vez que eu sempre me programei pra nao ter filhos e ela sim, além de usar de má fé??

  18. Avatar

    tenho filho de 09anos,o pai se recusou a registra-lo,acontece que não tenho o nome completo do pai,como devo agir para garantir os direitos do meu filho,por favor me ajudem

  19. Avatar

    tenho uma renda liquida de 3.400,00 mes, caso eu mim separe qual o valor que devo pagar para a esposa e uma filha, e se depois de estipulado o valor e perder o emprego como fica a situacao

  20. Avatar

    oi eu tenho dois filhos só quero saber a minha ex:mulher que viaja e fica um mês por causa das feris do meu menino mais velho da escola, ela pode fica um mês lá,eu não ligo de eles viajar mais pode fica um mês ou não me responda ta obrigado.

  21. Avatar

    Olá!

    Gostaria de saber se existe algum acordo com valor jurídico para não pagar pensão alimentícia.

    Por exemplo:
    Na separação, eu deixo a casa para mulher e filhos e vou pagar aluguel ou tentar financiar outro imóvel.

    Grato,
    Simaco

  22. Avatar

    meu companheiro,tem um filho de 8 anos, paga pensão de 20% do salario + o que a mãe dele pede,numa conta em nome dela,isso dá R$500, por mes + as ajudas, até faz 2meses q moramos juntos e nossas despesas aumentaram pois devido a minha mudança de cidade tive que sair do meu trabalho e a mae do menino quer aumentar a pensão e não quer de forma alguma prestar contas do que faz com o dinheiro. Ela mora com a mae dela, trabalha, tem rendimentos de R$1.200,00 + serviços de autonoma (massagens redutora), não paga aluguel, a mae dela tbm tem renda e o valor da pensão ela não gasta com o filho,pois ele ta sempre com roupas surradas, vive pedindo pro pai comprar tênis,material escolar,óculos, ele não faz nenhum curso, estuda em colegio publico e ela anda só roupas novas, unhas bem feitas,aplique no cabelo, quem cuida do menino é a mãe dela e meu marido mora uns 900km da cidade do filho e não consegue ver ele devido ao custo o que podemos fazer? Ela não entra em acordo algum, nem parte da pensão ela quer guardar numa poupança, sabemos que o valor não esta indo para o menino

  23. Avatar

    tenho um filho de 4 anos e o pai dele da uma pensão no valor de 250 reais a ele,porem as datas nunca posso contar muito pois sao incertas e qdo ele pega a criança para ferias se acha no direito de não depositar,falei com ele q iria por na justiça e assim eu fiz ,agora ele vem me alegando q terá outro filho e o valor q ele da irá diminuir.Como saber se isso é verdade e como´são calculados esses valores??Obrigada

  24. Avatar

    Eu tenho um filho de 6 anos e estou gravida de 7 meses da minha filha que é do meu ex marido e estamos separados a 1 ano de 5 meses tivemos uma recaida em dezembro de 2012 ele diz que a menina que espero não é dele . Mas quero entrar com o pedido pensão do meu filho e da minha filha como faço o que é preciso . preciso de orientação .

  25. Avatar

    ola bom dia

    eu tenho uma filha de 4 anos sou separado ha 2 anos. o acontece é o seguinte pago o colégio dela o transporte dela e o lanche dela tudo isso por mês resumindo tudo o custo de vida dela quem paga sou eu
    a mãe dela trabalha e tem uma renda de 600 reais e a minha a mesma coisa.
    só q ela exigi q eu olha a menina nas horas quando saio do trabalho .Eu trabalho o dia todo chego de noite em casa. e ela trabalha meio expediente eu tenho q olhar ela ela ( sim ou não) e tem finais de semana q saio com ela o que devo fazer ?

  26. Avatar

    meu marido tem uma filha de 18 anos e ela tem uma pessoa que vive cm ela e tem um filho ela tem dieito a pensao eles moram na casa que era dele e da ex companheira tem direito ainda?

  27. Avatar

    boa noite
    tenho 22 anos e um filho de 3 anose estou separada do pai dele a 2 anos,foi decretada a pensao alimenticia do meu filho perante o juiz, soh desde entao ele soh pagou o 1 mes
    ae eu fui deixandu q ele sempre falava q ia pagar e eu sempre acreditei nele, ae mudei de cidade pra tentar dar um futuro melhor pro meu filho e tb naum deu mtu certo pq ele tava sentindu mtu
    qdo mudei de cidade fiquei 10 meses na cidade q eu estava 3 meses ele pagou 80 reais (valor abaixo do q estava estipulada pelo juiz) e 3 meses pagando 150( tb naum eh o valor estipulado pelo juiz)
    ele eh usuario de drogas e naum queria q ele tivesse direito de sair com ele ou levcar ele pra casa dele pq diversas vezes meu filho chegou em casa falandu q o pai tava fumando lata.e do mes passado pra cá ele naum tah pagandu pensao mais, e eu estou desempregada soh com o seguro desemprego, e ele xega naminha casa gritandu e pegando o menino a força dizendo q ele tem direito de pai, liguei pra vó do meu filho hj pedindo pra ela me ajudar com pelo menos o leite do menino pois minha mae sempre bancou o menino em tudo q ele prescisava mais agora naum tinha condiçoes, e a vó patrna do menino falou q naum ia se sacrificar , o q eu faço? me dê uma luz pq minha cidade é pequena sem recursos estou querendo saber se o pai do meu filho naum pagar a pensao e por acaso for preso o q vai acontecer?ele vai ficar sem pensao o periodo q ele tiver preso ou os avó paternos sao obrigados a pagar a pensao se o pai naum paga
    desde jah obrigado pela atençao
    eh soh um comentario de uma mulher desesprada

  28. Avatar

    Olá muito bom dia!!!
    Gostaria de saber se eu tenho direito de requerer minha pensão alimentícia que meu pai nunca pagou, hoje estou com 35 anos de idade e sou viúva, também não recebo pensão pos-morte do meu esposo, minha mãe sempre trabalhou em 2, 3 empregos para poder criar eu e minha irmã e nunca tivemos ajuda dele, escreviamos para ele, e ele nunca respondeu nenhuma carta, teve uma época que minha mãe para dar o melhor para nós dormia em cima de uma porta colocava dois blocos de cada lado e a porta em cima pois só tínhamos duas camas e ela deixava para eu e minha irmã, fora outras dificuldades que passamos, gostaria de saber se tem algum geito de requerer minha pensão alimentícia meu pai é vivo e vive bem pois agora quem quer a pensão sou eu.
    Por favor aguardo resposta o mais rápido possível.

  29. Avatar

    minha filha tem 1 ano e meio, o problema é que fui até o fórum da minha cidade, e me informaram que naum posso chamar ele para pagar a pensao pq ele mora em outra cidade, naum tenho condiçoes de pagar um advogado. o que devo fazer?

  30. Avatar

    ola tenho 22 anos e nunca recebi pensao do meu pai,ele e bem de vida rico mais nunca me deu nada sou registrado no nome dele,i agora resouvi estudar i pedi para ele pagar um curso mais ele nao ta querendo si eu procurar a justica vou ter direito ao estudo mesmo ele se negando a pagar que direitos eu tenho por nunca ter ganhado nada, i ele se casou de novo e rico e nao tem meis nenhum filho se puder me responder vai ajudar muito obrigado..

  31. Avatar

    o pai do meu filho tem mais três filhos com outra pessoa no momento ele esta morando com ela contando com meu filho são quatro crianças eu quero pedir a pensão pra ele o valor que ele recebe na carteira o juiz vai ver pelo tanto de filhos que ele tem pra poder definir quanto ele vai pagar de pensão para meu filho ou pelo que ele recebe na carteira? ele disse pra mim que recebe 800,00 reais quanto ele vai ter que pagar pra meu filho de pensão?

  32. Avatar

    Ola gostaria de saber eu tenho uma filha de 2 anos com meu marido só q eu pretendo me separar dele pq ele vive me traindo e eu não aguento mais se eu falar com o juiz q ele me traiu varias vezes me bateu quando eu estava gravida dela de 8 meses ele perde o direito de ver ela só pensão e pronto preciso urgente de uma resposta

  33. Avatar

    olá bom dia me chamo taciana e gostaria de tirar algumas dúvidas. pois tenho 2 filhos do meu primeiro relacionamento porem me separei e o meu ex-marido paga a pensão dos meninos mais atrasadas ele chega a passar até 5 meses sem pagar a pensão porem o mesmo paga um valor de 200.00 reais dependendo as vezes também ele dar 300,00, 400,00 ele varia muito as vezes costumar a dar 150,00 agora já fez 5 meses que ele ainda não deu a pensão toda vez que entro em contato com o mesmo ele me informa que não sabe quando irar efetuar o pagamento. ele tem uma empresa porem descobrir que ele mudou de sócio e o nome da empresa mais eu possuo o CNPJ da empresa e possuo algumas provas mais fui orientada que se a empresa naõ estiver no nome dele eu não poderia coloca-lo na justiça pois não teria como provar gostaria muito que ele efetua-se um valor fixo.tenho medo de coloca-lo na justiça e ele parar de pagar a pensão pois como eu descrevi acima ele paga mais com bastante atraso.estamos 6 anos separamos e desde então não pega as crianças para passear.hoje sou casada não tem filhos do segundo relacionamento e quando questiono com o meu ex- sobre a pensão e que os meninos precisa do dinheiro ele mim diz que não estava decacordo com nossa separação e eu teria que me responsabilizar pelas decisões que tomei porem descordo totalmente do argumento do mesmo e ficaria muito linsidomina

  34. Avatar

    olá bom dia me chamo taciana e gostaria de tirar algumas dúvidas. pois tenho 2 filhos do meu primeiro relacionamento porem me separei e o meu ex-marido paga a pensão dos meninos mais atrasadas ele chega a passar até 5 meses sem pagar a pensão porem o mesmo paga um valor de 200.00 reais dependendo as vezes também ele dar 300,00, 400,00 ele varia muito as vezes costumar a dar 150,00 seguido agora já fez 5 meses que ele ainda não deu a pensão toda vez que entro em contato com o mesmo ele me informa que não sabe quando irar efetuar o pagamento. ele tem uma empresa porem descobrir que ele mudou de sócio e o nome da empresa mais eu possuo o CNPJ da empresa e possuo algumas provas mais fui orientada que se a empresa naõ estiver no nome dele eu não poderia coloca-lo na justiça pois não teria como provar gostaria muito que ele efetua-se um valor fixo.tenho medo de coloca-lo na justiça e ele parar de pagar a pensão pois como eu descrevi acima ele paga mais com bastante atraso.estamos 6 anos separamos e desde então não pega as crianças para passear.hoje sou casada não tem filhos do segundo relacionamento e quando questiono com o meu ex- sobre a pensão e que os meninos precisa do dinheiro ele mim diz que não estava decacordo com nossa separação e eu teria que me responsabilizar pelas decisões que tomei porem descordo totalmente do argumento do mesmo. e ficaria muito agradecida pela a resposta agradeço sua atenção obrigada sem mais
    taciana

  35. Avatar

    boa noite,esclarecendo algumas duvidas,espero que ajudem,ao senhor simaco a casa sera deixada para ela,mas a pensao do filho é outra area,mesmo porque na rua nao a pode deixar,e a vida de seus filhos depende de voce e dela.

  36. Avatar

    ola sou tereza quero tirar uma duvida,tive um filho no meu primeiro relacionamento,meu ex paga pensao pro meu filho ele è militar do exercito quando tivemos a audiencia nòs combinamos um valor de 100 reais por tempo limitado ele na època era recruta e nao tinha condiçao de pagar mais.agora ele enganjou e passou a receber um salario maior.só que ele nao quer mais aumentar o valor como o combinado.oque eu faço?

  37. Avatar

    Boa tarde!
    Gostaria de saber, vou resumir, meu esposo paga pensao para duas filhas uma com 24 anos, outra vai fazer dezoito agora.Ele esta doente teve hipertiroidismo que desencadeou depressão.Ele so tem renda se ele vender,ai que esta o problema! Ele nao tem vendido nada, estamos passando um luta financeira,comclusao deixou de pagar as penssoes,levaram ele pra justiça,e ai complicou mais ainda, ele esta muito triste, pois quando ouve a separaçao ele deixou quase tudo, inclusive a empresa que da uma boa renda. A pergunta que faço ele pode pedir exoneração das penssoes devendo quase dois anos de penssoes.

  38. Avatar

    Oiie … Moro no ceará minha filha tem 4 anos o pai dela nunca deu nada descidir por ele na justiça , ah dois anos atras e até agora não foi resolvido , pois sendo que ele é engenheiro e me ofereceu somente 30 % de um salario minino sendo que o valor é 165 ,00 reias , alem do mais tem a escola , alimentação , alguem acha justo isso ? e alguem pode me dizer se o juiz não entende da lei , ou meu advogado é muito burro !?

  39. Avatar

    eu tive um relacionamento com um homem casado,mas eu sempre fui sustentada por ele desde quando eu tinha 16 anos,com casa montada e tudo mas deste relacionamento nasceu minha filha,ele faleceu em 1999 isso a treze anos atras,dei entrada na pensão para minha filha mas quando fui tentar para mim uma assistente social disse q eu não teria direito mesmo sendo um relacionamento onde todos sabia até a esposa e com todas as provas,mas a pouco tempo eu descobri q eu poderia sim ter recebido a pensão,oque faço posso entrar com o pedido apos esses anos? obs:ele era policial civil,e para piorar ele m colocou como testemunha caso ele viesse a falecer resultado vivo fugindo esses anos todos sem poder trabalhar em locais expostos e nem fazer o mesmo trajeto sempre,tenho provas disso tbm,preciso ser horientada…

  40. Avatar

    Olá tenho uma filha que irá completar 2 anos agora, desde os 28 dias de idade a mãe abriu mão de cuidar ou estar proxima da criança, deixando-a com a avó paterna, ainda convivo com essa mulher, mesmo depois desse abandono por parte dela, eu contribuo normal ajudando meus pais com o sustento, escola, roupas de minha filha. nosso relacionamento se abalou muito por ela ter feito isso. gostaria de saber se eu me separar dessa pessoa ela teria que pagar pensao para nossa filha? eu ja pago. Se ela tem que pagar mesmo a gente estando juntos? ela nao ve a criança, moramos longe de meu pais tambem. poderia me orientar por favor??

  41. Avatar

    Boa tarde,eu sou a Luciana,tenho um serio problema com o pai da minha filha de 8 anos. Estamos separados a mais ou menos 6 anos,entrei com o pedido de pensão,porem,ele pagou apenas os primeiros meses,tentou tirar a guarda dela de mim pra não ter que pagar,perdeu a causa e até hj ele paga quando quer,paga um mes e fica 8 sem pagar e a justiça nada esta resolvendo. O que eu devo fazer? Ja me falaram q eu tenho q denunciar numa delegacia. Preciso da ajuda de vcs. Grata Luciana

  42. Avatar

    sai mes passado da empresa trabalhei 5 meses e cumpri com o mes de aviso. to em dia a pensão que pago pra minha filha e foi descontado do mes de aviso e da recisão agora nao tenho trabalho e nao tenho direito de seguro desemprego. mesmo assimsou obrigado a pagar a pensão

  43. Avatar

    Boa Tarde!

    Gostaria de ajuda arespeito de uma dúvida que tenho sobre a guarda da minha filha.Hoje ela tem 5 anos e moramos em outra cidade uns 210 km do pai da mesma. Me casei em União Estável em fevereiro, sendo que conheço meu esposo desde 2009, onde já frequentava a casa do mesmo.. Ele é super família, minha família também já havia conhecido nesta mesma época… Meu ex, pai da minha filha entrou com pedido de guarda alegando vários acusações sem provas e totalmente mentirosas, pois já me pronunciei a justiça justificando item por ítem com provas concretas e assinaturas registradas em cartório das testemunhas que possuo convivio (amigos e visinhos). Sendo que ainda ninguem s epronunciou, já tem 1 mês e agora chegou uma carta precatória sob assunto: GUARDA(ART. 1583 À 1586 CC), N a verdade é assunto de guarda compartilhada esse artigo, eles (influência dos avòs paternos) estão com certeza querendo a guarda para eles e não o pai que não esta nem ai para filha, mal paga pensão e a ainda teve a cara de pau de adimitir que esta em outro emprego, justamente para demorar o processo de desconto em folha. ESTOU GRÁVIDA DE 5 MESES, CUIDO DA MINHA FILHA MUITO BEM, MEU ESPOSO TAMBÉM O TRATA COMO FILHA COM TODO RESPEITO E AJUDANDO EM TUDO, EU TRABALHO PERTO DA MINHA RESIDÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL FLUMIMENSE E MEU ESPOSO EMBARCADO EM NAVIOS PRESTANDO SERVIÇOS PARA PETROBRÁS… hÁ CHANCES DE EU PERDER A GUARDA DA MINHA FILHA, JÁ QUE ELA VAI GANHAR UMA IRMÃNZINHA E ESSA SEPARAÇÃO PODERÁ TRAZER ALGUM TRAUMA?

  44. Avatar

    ola sou jorge tenho 2 filhos 1 mora comigo e o outro com ela, lela me botou na justiça cobrando pensao alimenticia o que mora comigo me perguntou e eu nao soube responder e os meus direitos pai? ela nao teria que medar tambem pensao? tu nao fez filho sozinho cria e paga pro mano e eu ela fica com 130% do salario e tu com 70% aonde esta a justuça ai? o que eu respondo para o meu filho?

  45. Avatar

    Bom dia , gostaria de saber se o fundo de garantia é obrigado a ser descontado na pensão alimentícia. E como faço se a pensão ja esta estipulada para não ser descontado o fundo de garantia para anexar no prossesso..

  46. Avatar

    Bom dia…
    Gostaria de saber que tipo de providencia tomar com a relação ao meu problema, sou viúva a 5 anos e recebo pensão do meu marido ele tem um filho q recebia tb so que completou 18 anos e saiu, agora a mãe do rapaz entrou no meu benefício como companheira, sendo q ele já era separada a 19 anos.. tenho 2 filhos menores.
    agradeço
    josy

  47. Avatar

    tenho um companheiro que vai assumir o registro de paternidade de um filho bastardo de 14 anos e tem uma outra filha já registrada,,mas ele está desempregado,como ele deve proceder?obs ele dava pensão para a filha esta pensão será dividida por 2 o valor que ele pagava?

  48. Avatar

    minha sobrinha separou do marido,tem uma filha menor.as duas moram numa casa minha porque não tem condições de pagar aluguel,o ex tem treis casas uma ele mora, e as outras duas ele aluga e não da nada desse aluguel para a filha dele.ela so recebe a pensão que e descontada do salario dele.ela tem direito de morar numa dessas casas ou direito a uma parte do aluguel?

  49. Avatar

    oi eu queria saber o seguinte?

    a penção de meu filho ta atrasada a 3 anos.o pai dele foi preso por trafico de drogas nao tinha carteira assinada assim nao tenho como receber aquele beneficio reclusão.
    tem um geito de receber este dinheiro. nao quero envolver os avós.
    E QUANDO ELE SAIR VAI TER K PAGAR TUDO? ATE O K É DO TEMPO K ELE TAVA NA CADEIA?

  50. Avatar

    eu gostaria de saber qual eo prazo de nao ser paga a pensao alimenticia ,,a mae pode ir denunciar o pai que nao quitou o pagamento da pensao alimenticia,e com quantos meses de nao pagamento o pai pode ser preso.

  51. Avatar

    Gostaria de saber se teria alguma forma do meu marido visitar o filho,a pensão está sendo paga.mais já se passaram 1 ano e não saiu o resultado do pedido de visitação.teria como realizar um acordo por fora?

  52. Avatar

    Boa Tarde,
    Gostaria de saber se a Ex companheira do meu marido tem direito de pedir penção alimenticia da filha quetem 17 anos e não mora mais com ela a mais de um ano que mora com a avó e que trabalha com carteira registrada tbm ha mais de um ano obrigado!

  53. Avatar

    Meu filho vai completar 13 anos,e durante todo esse tempo o pai dele não pagou pensão.Quando ele era bebe fui até uma advogada e entramos num acordo para não levar o processo adiante,mas não adiantou ele não cumpriu com esse acordo por mto tempo…e agora qria saber o que faço para reaver esse direito do meu filho.Moro em uma cidade e ele em outra,qual é o procedimento atomar?

  54. Avatar

    ola, bom dia!!
    gostaria de saber quais saõ os direitos do pai em relação, a visitas a seu filho de 1 ano e 2 meses, ele pode ir com o pai, quantas vezes e pode ficar quanto tempo tb?? se a criança chorar e não quiser ir ela é obrigada?

    aguardo resposta.. orbigada rafa rio de janeiro.

  55. Avatar
    samantha silva barbosa sousa

    bom dia sou samantha tenho um filho de 4 anos mas nao registrei meu filho no nome do pai por que o pai nao quer nem saber dele registrei so no meu nome.e eu so vivo no pe dele para ele pagar a pensao mas ele so enrola. gostaria tambem de saber se posso requerer todos estes anos? obrigado aguardo sua resposta.

  56. Avatar

    Ola, meu irmao paga pensão de dois salario minimos,
    A mãe é trabalha e tem uma boa vida financeira.
    No entanto, a mãe paga a matricula da criança e não paga as demais mensalidades. Fez isso em 2011 e está fazendo o mesmo este ano.
    O que meu irmão pode fazer para garantir o pagamento da escola. Tendo a vista que essas trocas de colegio irá prejudicar a alfabetização da criança?

  57. Avatar

    Ola, meu tio paga pensão de dois salario minimos,
    A mãe é trabalha e tem uma boa vida financeira.
    No entanto, a mãe paga a matricula da criança e não paga as demais mensalidades. Fez isso em 2011 e está fazendo o mesmo este ano.
    O que meu tio pode fazer para garantir o pagamento da escola. Tendo a vista que essas trocas de colegio irá prejudicar a alfabetização da criança?

  58. Avatar

    Olá Ralf, tudo bom? Estive lendo seu artigo como curiosidade e fiquei com uma dúvida: o pagamento de pensão ao ex-cônjuge (e não ao filho) em caso da pessoa não possuir emprego, é por quanto tempo? Vitalício? Ou segue-se a regra do seguro desemprego?

  59. Avatar

    me tira uma duvida,tava com um debito em minha pensão e fui preso por este motivo ai paguei um valor e fui solto no outro dia mas o contador oficial depois de 3 meses viu q ainda faltava um saldo de 3.700 e me deu 3 dias para eu pagar so q nao tenho essa grana no momento,sugerir fazer um parcelamento com a mãe da criança mas ela nao ta querendo acordo,eu posso justificar q nao tenho esse dinheiro e o juiz pode parcelar pra mim?

  60. Avatar
    luiz lopes de assis

    a pensao alimenticia e obrigatoria apaga ater que o filho coplete seus dezoito anos o emtao prenda opai por falta de pagamento filho nao pede para vir ao mundo tem que paga pelo que feis .

  61. Avatar

    ola meu pai estava devendo minha pensao há 3 anos e neste ano houve o mandato de prisão e ele tinha que pagar esse pensao numa data previta ele foi e pagou mas nao caiu na conta da minha mãe e hoje msm(29/08) ela foi no forum e no banco que ele tinha depositado e ainda nada como faço pra receber esse dinheiro??

  62. Avatar

    tenho uma sobrinha que nasceu com paralisia cerebral, a idade cronologica dela é 36 anos , a mental é de uma criança.Os pais são separados a muitos anos, a guarda da filha ficou com a mãe, o pai sempre se negou dá a pensão, mesmo tendo sido preso; se demetia do trabalho para não dá a pensão.A moça passou receber o beneficio da previdencia, por conta disso a mãe, deixou de trabalhar, até mesmo porque tem que tomar conta dela.Hoje com idade para se aposentar não pode., enquanto o pai já está aposentado.O que gostaria de saber é se;hoje como a aposentadoria é fixa, há possibilidade de entrar com pedido da pensão para ser descontada nessa aposentadoria, se possivel como fazer?Me esclareça por favor .Obigada.

  63. Avatar

    estou com uma duvida,tenho 22 anos minha mãe colocou meu pai na justiça desdo momento q se separaram,e ficaram d acordo pra ele me pagar 2 salários mínimos só que meu pai não paga nem 1 direito e não tem nada que comprove q ele me paga,só q eu estou estudando e gostaria d saber se ainda tenho direito a receber e se posso recorrer pra ele aumentar pois agora ele tem condiçoes d pagar os 2

  64. Avatar

    Bom dia,tenha uma filha de 04 anos e me separei em janeiro desse ano,no começo ele chegou a me ajudar,fazem uns 03 meses q ele não ajuda e faz pouco caso,gostaria de saber como faço p/pedir a pensão?para ter os direitos dela?e quais os direitos q ele terá tb…

  65. Avatar
    sandra regina silva dos santos

    o pai da minha filha trabalha em 02 empresas recebe em torno de 1,100 de CADA UMA DAS EMPRESAS ele tem + 02 filhas do primeiro casamento qual seria o valor da pensão da minha filha . uma vez que ñ sei qual o valor que ele da pras 02 filhas dele

  66. Avatar

    a madrasta dos meus filhos esta min procesado por que eu nao posso fica com o menino eu ja crio a menina e mais dois do meu segundo casamento eles ainda sao bebe amenina tem nove mes o menino tem dois anos a do meu ex tem seis anos

  67. Avatar

    pow boa noite pow meu caso e um segint a mae da minha filha nao quer deixa eu ver mais ela minha filha
    ela fala que eu tenho que preucura meus direitos e bota ela na justiça
    mais eu sempre dei as coisa pra ela eu trabalho viajando quase nao dar pra eu ver ela ela
    antes a mae dela deixava eu fica com ela mais a gora ela fika falando iso nao deixa men eu ver mais donada entao ta pow eu quero sabe como que eu faso pra dar pensao pra minha filha e ter o direito de fica com ela gosto muito dela vlw brigado

  68. Avatar

    Boa noite, eu pagava minha pensão em dia e tenho todos os recibos, faz 4 meses q não pago por falta de dinheiro e estou desempregado, e a mãe vai me leva no foro. Minha duvida é se eu sou obrigado a pagar os atrasados ou irei começar a pagar do zero? pois a pensão ainda não tinha sido cobrada judicialmente perante o juiz. Obrigado

  69. Avatar

    Olá, meu marido tem uma filha do primeiro casamento, mas desde q se separou da ex…a filha dele mora com os pais dele! hj ela tem 11 anos! a mãe dela tbm tem outra familia e mas dois filhos, ela não da nada a minha enteada, nada msmo, ela tem casa propiá, moto.. e da uma boa vida ao outros dois filhos, ja a minha enteada ela nunca da nda, meu marido arca com escola, reforço escolar e outras coisas…keria saber como faço p colocar ela p pagar pensão a fila ou seja a minha enteada!

  70. Avatar

    ola,Ralf,tenho uma pergunta para fazer meu marido teve um filho especial,ele tem hoje 24 anos e ele continua a pagar pensão alimenticia para o filho dele ,agora seu filho esta internado em um hospital psiquiatra,tem como fazer a aposentadoria dele e meu marido cancelar a pensão

  71. Avatar

    Boa Tarde! tenho uma filha de 7 anos.o pai sempre me ajudou a pensao estipulamos por boca. a pergunta é o que posso fazer para impedir ele de andar de moto com a minha filha é muito perigoso.alem dele ja ter caido umas 3 vezes ja! posso impedir ela de andar de moto? e o q fazer?

  72. Avatar

    Oi
    Gostaria de saber qual o valor da pensão alimentícia q. deve pagar quem está desempregado? Tenho 3 filhas e não trabalho e o pai delas por um acordo pagava 25 por cento. Hoje ele ta desempregado e queria saber qto deve dar agora …?

  73. Avatar

    o pai do meu filho saiu do emprego,e queria saber se tenho que entrar na justiça novamente para que ele volte a pagar pensão descontando da folha do pagamento dele.e se ele receber seguro desemprego se meu filho tem direito

  74. Avatar

    meu irmao tem uma filha de 4 anos e e já tem 2 anos q ele nao mora mais com a mae da criança ele entrou com pedido na justiça pra ficar com a filha já que ele mora com meus pais, porém a justiça enrola muito e na maioria das vezes a guarda é da mae, por isso com 2 meses que ele tinha entrado na justiça ele desistiu pois minha sobrinha estava doente e a mae nao levava ela no médico,entao foi liberado para ele as visitas e levou a criança ao médico e dá toda assistencia para ela, e todas as vezes q ela vem ficar aki em casa com o pai os avós e eu q sou tia ela amaa ficar aki e sonha em morar com a gente pois a mae dela trabalha o dia inteiro e faz faculdade a noite e ela fica com a avó materna e uns outros parentes q moram na mesma casa, gostarisa de saber quando ela pode responder por ela mesmo o desejo de morar com o pai já q as condiçoes do mesmo é melhor tanto financeira quanto em relaçao a atençao afeto o meio mesmo em que ela vai ser educada? obg

  75. Avatar

    ola meu filho tem dois anos eo pai dele nunca me ajudou e agora eu botei ele na justiça mais ele ta querendo me da so vinte por cento do salario oq que eu faço isso ta certo e ele nao tem mais filho nem eu esse eo primeiro meu e dele

  76. Avatar

    ola tenho um amigo que esta preso por não pagar a pensão, a mais ou menos tres anos,mas o filho dele nem mora mais com ela mora com a avó materna ele tem que pagar apensão para ela?

  77. Avatar
    maecio agostinho da silva

    Boa Noite chegou um preosseso de pensão alimenticia atrasasa, na minha casa, quanto tempo tenho para resolver para não ir presso

  78. Avatar

    bom gostaria de sabe como que faço para um ex pagar a pensao pos ele nao que assumi a filha hoje ela esta com 1ano e ele nunca deu nada eu tenho o direito de receber des do inicio obrigado

  79. Avatar

    ola, bom dia!!
    gostaria de saber quais saõ os direitos do pai em relação, a visitas a seu filho de 8 meses, ele pode ir com o pai, quantas vezes e pode ficar quanto tempo também? se a criança chorar e não quiser ir ela é obrigada?

  80. Avatar

    Boa noite! tenho um filho de 1 ano e meio e minha noiva e eu nos separamos, nem chegamos a morar juntos, agora a familia dela esta proibindo eu de ver o meu filho, oque ue faço? eu pago 360 reias de pensao e ela diz que é pouco, e que nao estou cumprindo o meu papel como pai sendo que o meu salario era de 1200 reais fora os descontos, e antes ela so deixava ele vir ate minha casa nos domingos, gostaria de saber oque fazer.

  81. Avatar

    Boa tarde:
    MInha irmã recebe um valor de pensão alimentícia, só que meu ex cunhado entrou caixa, como fica o pagamento e o valor, porque ele esta dando o quanto quer e não o valor que determinado por lei e acordado em juízo.

  82. Avatar

    Oi. eu queria sabe se eu poderia coloca o meu pai na justiça.eu tenho 16 anos e minha mae e separa do meu pai á 16 anos, eu nunk recebi nada dele.nos estamos passando por um pouko de dificuldades por isso tomei coragem de pesquisar sobre isso. akora eu quero o que e meu por direito.

  83. Avatar

    Joverm Ralf Eduardo: Há 8 meses atrás eu me separei da minha mulher e de lá pra cá, eu venho pagando nos fins de semanas $50,00 e no fim de mês $100,00 que é da escola, fora, alguns imprevistos como remédio, festas da escola, aniversários de coleguinhas e festas da igreja tudo isso sobre os meus ombros. E agora que eu arranjei uma outra parçeira ela quer me por na justiça alegando que eu estou esquecendo da minha filhota, (Porem)eu não tenho nem um mes com ela!. Nesta caso ela tera algum direito de fazer esta reclamação??

  84. Avatar

    Olá,
    eu tenho 19 anos sou de pais separados desde que eu fiz 1 aninho, moro com a minha mãe até hoje e meu pai nunca me ajudou com nada, queria saber se eu posso coloca-lo na justiça e ganhar a pensão com todos os atrasos?

  85. Avatar

    boa tarede,eu tenho 2 filhos 1 com cada mulher uma delas pediu revisao da pensao 10/11 e foi estipulado r$ 798,00 e paguei logo em seguida,logo depois arrumei 1 empreg melhor e fui tirar o atestado de antecdds,fiquei por la mesmo, sem contar a ignorancia dos agentes ali,na epoca fiz um recibo por escrito e mesma assinou,mas mesmo assim fiquei preso mas como tenho compromisso com outro filho, a mesma pediu revisao de novo e cobrando ainda o mesmo processo que ja foi pago, posso processa-la, a mesma e norma suely, moradora de osasco sem contar que combinei de pegar minha filha no sabado, sai do emprego liguei para ele e chegando la,,,,, elas nao estava o que posso fazer?

  86. Avatar

    a guarda legal do meu filho é da minha mae, mas ele mora comigo a 8 meses, o pai dele sempre pagou a pensao como quis e qdo queria, combinei com ele para pagar a mensalidade da escola, mas, ele só manda mes sim mes nao, pela guarda ser da minha mae, ele nao tem obrigaçao de pagar a pensao? eu posso entrar na justiça contra ele?

  87. Avatar

    como adquirir o direito de receber pensão de 12 anos..
    Pois quando foi pedido, foi dado apenas 3 meses, e então o pai sumio e o ofi ial não o encontrou mais…
    Agora apareceu dívidas da época dele para eu pagar, só que se eu pagar estareo lesando minhas filhas.
    O que faço?

  88. Avatar

    Boa N0ite!
    OLha vou procurar a denfessoria publica para para pedir que o pai do meu filho registre ele e gostaria de saber como vai ser ja que so sei o nome dele completonao tenho endereço e nada.

  89. Avatar

    Bom dia!
    Sou separado e tenho dois filhos do primeiro casamento, pago 40% de pensão, casei novamente e tenho mais dois filhos, estou me separando, de novo, quanto devo pagar de pensão para os quatro filhos?

  90. Avatar

    Ola boa tarde!

    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Pago pensão alimenticia, e só agora depois de 9 anos descubrir que minha filha não é minha. a mão dela me enganou todo esse tempo dizendo que a criança era minha, que foi por esse motivo que tive que casar com ela, e agora descubro que ela não é minha filha.

    o que faço?
    a criança tem direito de saber que é o pai dela, o meu carinho vai cuntinuar o mesmo, ela não vai deixar de ser minha filha, mais preciso resolver isso.
    e em relação a pensão que eu dei, axando que ela era minha filha, não vou me negar a ajudar. mais o que me enrrita é a mãe dela que mesmo nas horas mais dificeis que eu passe ela quer o dinheiro na mão dela sem falta, porque se não fica me ameaçando de ir pra justiça de novo e mandar me prender.

    O que eu faço?

  91. Avatar
    deyane terto machado

    o
    PAI DA MINHA FILHA TEM 7 MESES RE PENSÃO ATRASADA E HÁ DOIS MESES KE EU DENUNCIEI ELE PRA DEFENSORIA E ATÉ AGORA NÃO TIVE NEM UM RESUTADO,TENHO KE CRUZAR OS BRAÇOA E ESPERAR ATÉ QUANDO?

  92. Avatar

    Olá,
    Tenho uma filha que em Junho completou 18 anos. Pago pensaõ a 3 anos pq ela foi submetida a uma cirurgia no cerebro para retirada de um tumos e somente por isso fui reconhecido como pai. Atualmente ela faz tratamento, mas está com o quadro estável.
    Gostaria de saber se sou obrigado a continuar a pagar a pensão dela, isto pq nem com a mãe ela mora. Vive com uma avó materna pois a mãe tem uma outra famía e reside em outro Estado. Gostaria de uma orientação, embora que não deixarei de pagar a pensão para minha filha, mas gostaria de conhecer meus direitos enquanto pai diante da questão da maior idade e da doença dela.
    Obrigado e aguardo resposta.

  93. Avatar

    por favor, há alguns dias atras fui na defensoria publica. pois quero dar a pensão do meu filho e vê-lo.
    a mãe coloca obstáculos tanto para mim como para os avós de ver o meu filho! Ela faltou a conciliação, eu acho que ela esta ganhando tempo para que eu não veja o menino mais esse ano! Eu quero a guarda compartilhada e pagar a pensão. Tenho tal direito?!

  94. Avatar

    Olá.
    Gostaria de saber pq as perguntas não são respondidas nesse blog?
    Se tiver possibilidade me responda, se o pai pagava pensão num acordo entre ele e a ex mulher mas por causa de dificuldades atrasa a pensão ele pode ser preso mesmo assim?

  95. Avatar

    ola estive fora do Brasil por 18 anos e meus filhos nasceram no Japao retornei ao Brasil a exatamente 2 anos gostaria de saber qual a forma que o pai tem como manter a pensao dos menores e o que devo fazer onde buscar ajuda agradeco desde ja sua ajuda obrigada

  96. Avatar

    OLÁ vou resumir minha história aqui,vivi a minha vida toda sem a presença de meu pai,minha mãe o colocou na justiça para que ele pagasse minha pensão,onde o juiz decretou que ele pagasse meio salário minimo para mim,tenho este documento comigo onde possui a assinatura dele e da minha mãe,e até hoje ele só pagou 1 mês depois da ordem judicial,14 anos se passaram e nunca tive notícias de meu pai,só agora que ja estou com 20 anos ele me procurou através da minha rede social,e esta querendo uma aproximação de mim,gostaria de saber se ainda tenho direito a dar entrada na justiça para que ele cumpra o dever dele que nunca cumpriu? ou se não tenho mais direito porque ja estou com 20 anos? OBRIGADA!

  97. Avatar

    ola, meu namorado tera um filho com outra mulher, na vdd ela esta falando que é dele, mas nao tem certeza, ela esta no terceiro mes de gravidez e quer pensao desde agora, ela tem algum direito]?? att

  98. Avatar

    Boa tarde!Eu estou separada já faz um ano só que a uns tres meses me separei oficialmente,tenho uma filha deste casamento e ele estava desempregado quando isso ocorreu entao foi estipulado que me pagase pensão no valor de duzentos reias,e ele sempre me paga atrasado ja estou com a pensão atrasada a um mes e ele atualmente esta trabalhando e também estava me pagando a pensão em dinheiro mediante a um recibo que ele se nega a assinar então faz mais de tres meses que ele não assina o recibo com isso eu posso ir na justiça e alegar que ele não está me pagando pensão pra que seja preso e ter uma lição de que tem uma responsabelidade muito grande a filha dele que nem quer saber dela direito e não me ajuda em mais nada,estou desempregada e quem me ajuda em casa e meu atual namorado que supre as minhas nescessidades e da minha filha de tres anos.O que eu faço ele e um visiado em drogas e bebidas.

  99. Avatar

    o meu esposo paga penção desde que se separou, o filho completou 18 anos e não estuda eu quero seber se ele ainda tem direito a receber, e preciso fazer o que? preciso de uma resposta.

  100. Avatar

    Meu ex-marido está com a pensão em atraso novamente ja foi preso por 5 vezes,porém esse ano descobri que ele se casou e que tem uma filha,porém em juizo foi determinado meio salário minimo em caso de desemprego ou 30% caso tenha viculo empregativo qual minha duvida como fica o pagamento da divida e devido ele ter outro filho o que acontece com o valor que foi estipulado em audiÊncia?Se possivel me envie a resposta por e-mail. agradeço desde já

  101. Avatar

    moro em portugal meu filho mora comigo,e o pai dele está no brasil,levei ele na justiça para pagar a pensão.o juiz determinou a ele pagar um valor,agora ele deixou de pagar este ano ele pagou so um mes,minha duvida é o seguinte levei outra vez na justiça agora se ele não pagar a pensão ele vai preso,caso ele não tem condições de pagar ele deixa de ter aquela divida?no caso do pai do meu filho ele tem condições ele tem uma casa um carro uma moto,sabe me dizer se ele é obrigado a pagar tipo vender o q tem p pagar?

  102. Avatar

    Boa Noite!

    A pensão alimentícia do meu filho, é depositada em minha conta,porém ele fez 18 anos e quero saber se é possível abrir uma conta no nome dele e a partir daí a pensão ser depositada na conta dele.E ele tem plano de saúde da empresa que o pai trabalha, até quando ele vai ter direito?

    Att: Mariana

  103. Avatar

    bom dia! sou separado tenho um filho ajudo no que posso roupa,alimentaçao,plano medico entre outros mas nao`e em juizo nunca deixei de ajudar so que a mae dele quer sempre mais uma visitinha no forum seria o ideal?

  104. Avatar

    oi meu nOME É ANDRE TEM UM FILHO DE 5 ANOS E A MAE DELE FOI EMBORA E AGORA GOSTARIA DE SABER OS MEU DIREITO COM PAI POIS NAO SEI SE ELE É MEU FILHO A MAE DELE FALOR QUE EU TEM QUE PAGAR O DINHEIRO DO MENINO MAIS ELA NAO QUEM QUE EU VEJO ELE ELA PODE FAZ ISSO ??
    TEM MAIS UM FILHA QUE MORRA COM MIGO O MEU SALARIO É DE 750 REAIS POR MS COM FAZ O VALOR

  105. Avatar

    Você pode me auxiliar, estou com duvida sobre pensão alimentícia.

    Quando um homem resolve dividir o mesmo teto com uma mulher que já possui uma filha, neste caso com 03 anos, esta relação dura 10 anos, com o fim da relação a mulher entrou na justiça querendo cobrar pensão alimentícia desta filha hoje com 13 anos, alegando que a filha mesmo não sendo filha biológica tinha uma relação afetiva com este homem.

    pergunta

    – A lei permite nesta situação o pai não biológico a pagar pensão ??

    Informações documental sobre relação entre pai e criança.
    Até onde sei, este homem não colocou seu nome na certidão de nascimento como pai da criança..
    quando esta criança precisou estudar, para poder ser matriculada na escola, ele precisou assinar como responsável por ela …

    ao meu ver, somente o pai biologico deve pagar pensão..

    pode me responder..

  106. Avatar

    ola eu tenho 3 filhos e o pai deles teria q pagar 1/3 da pensao alimenticia so q descobri a pouco q ele estaria ganhando um valor maior e depositadoum valor menor a 1/3 de seu salario eu posso entrar com uma revisao para ele pagar o restante q ficou faltando ?? ou por que ele pagou um valor menor mas pagou eu tenhu q aceitar e ficar quieta ???

  107. Avatar

    Boa tarde! Tenho três filhos e nunca pedi pensão para o pai deles, mas agora resolvi entra com um pedido na justiça.Um tem 10 anos, outro 16 e outro 20 e é universitário. Nos se separamos faz 8ano e ele nunca procuro os filhos. Qual o direito q ele tem sobre os filhos já q ele nunca mais quiz saber deles.

  108. Avatar
    elton rogerio mineli

    bom dia: minha filha morava comigo fazia 2 anos ate dois dias atraz ,foi visitar sua mae agora ela escondeu minha filha e nao deixa ela voltar pra casa e nao tenho a garda dela nao sei o q faço agora

  109. Avatar

    OLA!
    DURANTE O ANO DE 2011, O PAI DO MEU FILHO PAGOU APENAS 6 MESES , E ESTE ANO ATE AGORA PAGOU APENAS 3 MESES , TEM COMO, RECEBER O OS MESES DE 2011 QUE NÃO FORAM PAGOS , COMO DEVO FAZER E O DESTE ANO TAMBEM POSSO RECORRER?

  110. Avatar

    tenho 1filha e recebo apenas cem reais de pensao o pai dela tem um ganho de mil e duzentos reais so que nao tem registro entao nao tenho como provar o que posso fazer para reajustar esse valor….

  111. Avatar

    Oi, estou me separando do marido e tenho 2 filhos um de 14 anos e outro de 13. Ele é autônomo e trabalha em uma táxi. Faço faculdade e sou funcionária pública e ganho um salário minimo. Diante disso como posso pedir pensão alimentícia para os filhos.

  112. Avatar

    Ola me chamo alessandra e tenho 29 anos e gostaria de tirar uma duvida, meu pai abandonou minha mae quando eu tinha 10 anos e mais 2 irmaos mais novos que eu,minha mae comprou uma casa pequena so um vao ele ainda morou 4 meses nessa casa, depois foi embora sumiu nao tinhamos nem noticias dele, quando competei 17 anos soubemos onde ele estava mais ele nunca deu nada pra gente, ele e casado no civil com minha mae e agora esta querendo divorcio eu quero saber se ele tem algum direito na casa sendo que ele nunca fez nada na casa nem mesmo ajudou na nossa criacao nem nas despesas da casa. Obrigada espero resposta.

  113. Avatar

    ola tudo bem
    meu filho esta com 14 anos de idade e se o pai pagou um ano de pensão a o longo desse tempo e pura sorte .da ultima vez que estive com o advogado disseram que ele estava com ordem de prisaõ mais ja se passaram cinco anos e nada até agora oque posso fazer.meus pais que ajudam a cria-lo desde os seis mesesde vda.

  114. Avatar

    tenho dois filhos e um esta na escola e o outro vai para creche mas o pai nao quer que eu coloque ele na creche disse que vai entrar com uma açao contra mim para tirar ele da creche e que o dinheiro que ele da e suficiente para pagar uma baba eu não tenho condições de pagar uma baba ele pode fazer isso e o que inclui em uma pensão?

  115. Avatar

    ele se separou de mim com uma filha eu tenho 18 anos e ele me mandou para a casa dos meus pai e ele .chanhou uma casa do pai dele para nos mora.mais nau estar no nome dele. mais ele mora lar,e meus pais nau tem casa eles mora de aluquel,e ele tem catera a sinada e tudo e ele sor que me da 150 reais

  116. Avatar

    MEU MARIDO E SEPARADO HA DEZ ANOS,E TEM TREZ FILHOS UM COM DEZESETE ANOS E SETE MESES O UTRO DE QUINZE E SETE MESES E O OUTRO FARA QUINZE AGORA EM NOVEMBRO.E NOS ESTAMOS JUNTOS HA NOVE ANOS E TWMOS TREZ FILHOS DE DEZ SEIS E DE OITO.E ELE GANHA LIVRE O VALOR DE MIL REAIS E PAGA TREZENTOS E CINQUETA REAIS,ELA TEM OUTRO MARIDO E OUTR FILHO E ELA QUER PEDIR ALMENTO ISSO E POSSIVEL,ELA TRABALHA E O ATUAL MARIDO TAMBEM,ME DE A RESPOSTA POR FAVOR.

  117. Avatar

    Boa tarde,gostaria de saber o quanto eu tenho direito de pensao de um soldado da Pm, pois tenho dois filhos dele uma com 10 e outro com 2, moro numa casa que nao esta no meu nome e so o terreno esta no nome dele. Ele sai de casa ja faz 1 ano, e ate agora nao dar nada. O que eu tenho direito ja que nao sou casada com ele no papel, moro com ele a 9 anos
    Muito obrigada.

  118. Avatar

    fui casada me separei e voltamos a viver juntos por mais 4anos e ele saiu de casa novamente quais meu direito sendo que meus filhos ja sao de maiores. saiu deixou tudo ele tem direto de buscar algum moveis,eltrodomestico,porque moro de aluguel.

  119. Avatar

    bom dia,
    eu gostaria de saber se existe um processo q o meu marido possa mover contra uma mulher na qual ele teve um afer bem antes d mim, e na época q ele terminou com ela, logo em seguida ela apareceu gravida, ele abordou a mulher e perguntou se esse filho era dele e ela disse q nao.Depois d um tempo a criança nasceu e ele a abordou novamente e afirmou para ela q a criança era dele,ela mais uma vez disse q nao,quando a criança estava com +- 2 anos ele disse a ela q a criança parecia mto com ele e mesmo assim ela negou.Conclusão se passaram sete anos, meu marido se mudou da localidade em q morava perto deles, refez a vida comigo, e agora depois q a criança está com sete anos, ela du entrada com um pedido d pensão,a intimação chegou no antigo local de trabalho dele e ele compareceu ao onibos intinerante,sendo assim a juíza perguntou porque ele nao pagava pensão esses anos todos.Ele informou a juíza q ela sempre negou q o filho era dele e q na época nao tinha condicoes d fazer um exame d dna e a juiza perguntou a mae se era mesmo verdade q ela negava a paternidade ao pai, a mesma disse q sim!! entao foi cancelado o pedido da pensao e aberto um pedido d dna na qual foi feito e esperamos o resultado. Oq gostariamos de saber é q se existe um processo q possamos abrir contra essa mulher q tirou o direito d um pai d ter laços afetivo com ele durante sete anos! esse tempo nao voltará mais.A lei mtas das vezes é a favor da mae,mas neste caso será q ele tem algum recurso a tomar.Por favor gostaria mto q vcs pudessem me responder!!Mto obrigada!!

  120. Avatar

    eu tenho um filho de cinco anos nunca fui casado com a mãe dele ela numca entrou com pedido de pensão e agora ela ta me ameaçando falando que vai me por na justiça e que eu vou ter que pagar cinco anos de atraso isso pode acontecer

  121. Avatar

    meu filho tem cinco anos e não conhece minha familia amãe dele não perti que eu sai com meu filho nem que eu o leve pra passar ela numca entrou na Justiça com pedido de pensão e so lembra que eu sou o pai quendo quer dinheiro estou sendo privado da convivencia com meu filho e da minha autoridade de pai oque faço eu numca fui casado com a mãe dele agarda é dela ou de nos dois?

  122. Avatar

    botei o pai do meu filho na justiça e ele não pagou nenhuma parcela já tem duas atrasadas o que faço? já fui no fórum disseram que só posso recorrer com 3 meses de atraso. como devo agir?

  123. Avatar

    Olá,minha filha tem 10 anos e nunca recebeu pensão.Eu e o pai dela temos um acordo verbal de ele sempre suprir as nacessiades dela,porém quem paga não é ele e sim a sua mãe que é uma senhora aposentada de 72 anos que ainda trabalha na roça para sustentar ele que é um vagabundo e vive às custas dela.Minha filha não convive com o pai,porque ele simplesmete a ignora,ele alega que nem quer saber dela.Há pouco mais de um mês,disse a ele que precisava comprar roupas para a menina,e ele disse que não dava pois estava sem dinheiro,porém neste mesmo período ele comprou um carro 0km(não sei como)e mentia pra mim que o carro não era dele,porém sua mãe confirmou que é dele sim.Gostaria de saber o que é possível fazer nesse caso,e se existe alguma forma de reaver os 10 anos que não foram pagos da pensão.
    OBS:Eu nunca entrei em juízo por consideração a mãe dele que sempre me amparou quando eu precisei,mas hoje vejo que estou errada pois estou privando a minha filha de um direito que lhe pertence e não quero que ela me cu´lpe posteriormente.
    Obrigado.

  124. Avatar

    Dr. Ralf, sou separado e minha ex mulher entrou na justiça pedindo diferença de pensão, fizemos um acordo, enviamos ao juiz mas o advogado dela ainda continua cobrando a divida, recebi a intimação que se eu não pagar em três dias poderei ser preso, entreguei a intimação ao meu advogado, e ele falou para eu não me preocupar, não me esquentar, i agora doutor o que eu faço

  125. Avatar

    oi, respondendo a janaina. bom,vc vai em um forum mais perto da sua casa. vc nao paga nada demora alguns meses o meu processo demorou cinco meses p eu receber pensão da minha filha.. vai la cm seus documentos e da sua filha e eles mesmos lhe instruirão p o restante do processo.

  126. Avatar

    olá tenho 19 anos .Meu pai me registrou em 2010 , antes disso ele nunca tinha me ajudado em nada .A partir de 2011 fui morar com ele (aos 16 anos ).ao completar 18 anos ele me colocou para fora de casa , deste entao estou trabalhando como sempre fiz . Passei em numa prova da escola técnica federal (ifes) e venho estudando cada vez mais para alcançar meus objetivos .Não consiguo me inscreve ne nenhum programa de faculdade do governo do governo como o sisu e o prouni , pois tenho que comprovar a renda familiar , no qual meu pai que nem me ajuda tem uma renda absurda q me exclui desses programas .Não tenho condições te pagar uma faculdade particular . O que tenho que fazer. Acho uma injustiça , porque meu pai tem uma mulher 26 anos (dobro de sua idade) e da tudo pra ele e a filha deles e eu como fica?

  127. Avatar

    Boa tarde:

    Me separei de minha esposa e pago 150.00 reais de pensao por mes meu salario e de 950.00 e pago minha casa e carro que fiquei com as dividas ela levou quase toda a mobilia da casa e disse que vai entrar com o processo para que eu lhe o dinheiro da casa e do carro o que faço pois meu salario não da para pagar o que ela está pedindo 6mil reais

  128. Avatar

    Boa tarde Ralf,

    Gostaria de saber sua opinião em relação ao problema de me namorado…

    Ele teve um relacionamento de 8 anos. Deste relacionamento tiveram 2 filhos, estão separados a quase 2 anos.
    Quando aconteceu a separação foi combinado que ela ficaria com a casa e mais R$ 400,00 por mês. Agora após 2 anos ela resolveu ir a justiça.
    Quero saber o seguinte, a casa onde eles moraram juntos e até hoje ela esta lá, a casa está no nome
    do pai do meu namorado ela tem direito a casa?
    Ele mora de aluguel paga R$ 570,00 mês, paga o carro que é R$ 390,00 mensais. Quero saber quanto será mais ou menos estipulado para pagar pensão alimentícia?
    Uma vez que a casa será novamente moradia de seu pai e provavelmente ela terá que ir morar de aluguel.
    Quero saber também se eu ir morar com ele em processo judicial terá algum problema?

    Sua orientação me ajudará muito,

    Grata,

    Att,

    Mah.

  129. Avatar

    Oi, queria saber se posso por a minha mae nao justiça pra pedir pensao, pois moro com meus avós desde quando nasci e a mesma nunca ajudou com nada, meus avós agora estao desempregados e preciso de uma ajuda financeira, mais nao sei como devo entrar com um pedido assim.

  130. Avatar

    A pensão alimenticia termina quando a criança completa dezoito anos ou dezoito anos e doze meses.
    Atingindo dezoito anos, temos que procurar um advogado para enviar o termino ao juiz?
    Como devemos proceder, uma vez que a criança completara dezoito anos em fevereiro de 2013?
    Aguardo retorno urgente.
    Obrigado
    Silvia

  131. Avatar

    oiii queria muitoo a ajuda de vcs por favor tenho uma filho com um homem casadoo ele tem duas meninas… no comecoo ele tava um contia de 150 por mes pro meu filho ai de uns tempos pra ca ele nao pago e nem quer pagar ele alegar por eu mora longe, ele mora no maranhao minha antiga cidade e eu aqui em goiania e eu nao tenho conta bancaria aggora eu to casada e meu marido tem conta mais ele tem esssa disculpa de falar que quer minha conta se nao manda o dinheiro e agora eu nao sei oq fazer
    coloco ele na justiça?
    tenho como fazer issso longe?
    eu estou passando problemas finaceiroo so por isso queria que el pagasse a pensao pq pai mesmooo nao é, me ajudem
    bjo
    MARIA…

  132. Avatar

    Meu filho completou 18 anos em maio de 2012. O pai dá uma pensão no valor de R$ 500,00. Este dinheiro uso para pagar plano de saúde e os medicamentos do meu filho que faz tratamento com a psicóloga e a psiquiatra.
    O pai sempre foi ausente e no ano passado que ele descobriu que meu filho é gay nunca mais falou com ele.
    O pai disse que não vai mais pagar pensão. que meu filho que se vire.
    Meu filho quer fazer faculdade no ano que vem. Não tenho condições financeiras de ajudá-lo se eu entrar na justiça pedindo que ele não pare de pagar a pensão , tenho chance de ganhar. Posso acusar o pai de preconceito pois para ele filho gay deveria estar morto.

  133. Avatar

    Meu pai separou da minha mãe faz dois anos, na época ela não tinha renda nenhuma, e ele abandonou o lar. AGORA ela é aposentada com um salario e não mantem o mesmo padrão que tinha. Ele vai pedir o divorcio recem agora depois de dois anos, ela pode entrar com pedido de pensão já que não consegue mater seu padrão de antes, e ele abandonou ela sem renda na época?

  134. Avatar

    ola sou Felix.milha filha e separada seu compalhoro e autriaco ,tenhe 2 filhos um 3anos e 1 ano seu compalhoro nao paga a pensao alimentar dos filhos a mais 9mes(mais comp:carro novo e moto)ele ves un gredito no bank depoes da separacao(o socila alega que ele ten direito de ver os filho)gostaria de ter ifn,muito obrigado pela simpatia

  135. Avatar

    BOA NOITE
    RALF GOSTARIA DE SABER SE MEU COLEGA DE SERVIÇO FOI PRESO
    POR NÃO PAGAR PENSÃO QUE JÁ ESTA ATRASADA A ANOS E O ADVOGADO DELE DISSE QUE ELE TEM QUE PAGAR O ATRASADO OU FAZER UM ACORDO COM O ADVOGADO DELA MAS ELES NÃO QUEREM ACORDO
    ENTÃO EU PROPUS QUE FOSSE PAGO OS TRÉS ULTIMOS MES MAIS O ADVOGADO DELE DISSE QUE NÃO DA TEM QUE PAGAR OU ENTRAR EM ACORDO MAS ELE ESTAVA DESEMPREGADO E COMEÇOU
    A TRABALHAR COMIGO A DOIS MESES E NÃO TEM CONDIÇÕES DE
    PAGAR EU QUE VOU PAGAR OS TRÉS MESES POIS TAMBEM NÃO TENHO CONDIÇOES DE PAGAR MAS
    O QUE EU DEVO FAZER PARA ELE SAIR DA PRISÃO
    Assim, caso o devedor não satisfaça três prestações alimentícias, pode ficar recluso durante dois meses; findo esse prazo, mesmo que não quite o débito, deve ser posto em liberdade, e não pode ser preso novamente pela inadimplência das mesmas parcelas. Contudo, pode ser recolhido à prisão novamente, caso deixe de pagar mais três meses ao alimentando.
    DESDE JÁ AGRADEÇO

  136. Avatar

    Boa tarde, tenho uma filha de 27 anos, faz faculdade de psicologia, o pai dela que pagava a pensão cortou sem aviso nenhum, foi feito um processo a revelia, como ela deve proceder neste caso, pois ela precisa terminar o curso.
    Atenciosamente,
    Vera.

  137. Avatar

    Tenho uma irmã que é desquitada há 17 anos, não tem pensão alimenticia porque ela na epoca abriu mão. Gostaria de saber se ela tem direito da aponsentadoria dele, caso de falecimento? Ele tem outra família e dessa união estável tem uma filha de 15 anos.

  138. Avatar

    Moro a 17 anos com um homem que só se divorciou em 2010 e deixou pensão pra ex mulher que não tem filhos menores,trabalha fora e vive com outro. Agora depois de muito pedir pra legalizar nossa situação, mesmo em cartório com União Estável, percebi que o mesmo não quer pois sua intenção é se vir a falecer sua ex ser amparada.Como proceder, se mandei-o embora por isso e ele me deve uma boa quantia em valor e aluguéis vencidos. Sinto que joguei 17 anos de minha vida fora sendo usada como comcumbina e empregada por um homem que só pagava um lugar pra morar me enganado este tempo todo, enquanto sua real vontade é o amparo da ex.Que caminhos devo seguir para requerer nem que seja algum tipo de indenização por danos morais. Quais meus direitos? Tenho algum? Por favor me respondam com urgência. Obrigada.Detalhe. ele é aposentado e continua a trabalhar e sua ex não quer vê-lo nem em sombra a não ser a pensão.

  139. Avatar

    oi boa noite,estou namorando um rapaz,que vai ser pai,eu tenho 25 ano e ele 23 anos e ela 23 anos,entao desde que eles se separaram,ela nao aceita que nos dois fiquemos juntos ,ea disse que ele tem que pagar a pensao,mais ela quer proibir dele ver a criança,que nao quer que eu nem chegue perto da criança ou esteja no mesmo lugar que a criança estiver,ele esta desempregado,e ela cobra dele todos os dias pra ir ao medico,entao como ele vai atras de trabalho se ela todos os dias empata dele procurar trabalho,e todas as vezes que ela vai na casa dele,ela quer ficar com ee,mais ele nao quer mais nada com ela,e quando ela tenta e nao consegui,ela fica com raiva e começa a chingar ele e bater nele,mesmo se ele nao tivesse comigo,ele disse que nao ficaria com ela,ela fica chantageando ele dizendo que vai falar pra mae dele sobre nos dois ,entao gostaria de saber o que devemos fazer ,pq em algumas partes da pra ver que tem preconceito no meio,ja que ela nao quer que eu fique no mesmo lugar que a criança esteja…

  140. Avatar

    MEU EX MARIDO NÃO PAGA PENSÃO DESDE 2007 GOSTARIA SABER SE MEU FILHO TENHO DIREITO AOS ATRASADOS, ELE O MEU EX MARIDO ESTA EM PORTUGAL FORA DO PAIS EU ESTOU NO BRASIL PARA O MEU FILHO COMEÇAR A RECEBER DESDE JÁ A PENSÃO PODERIA COLOCAR OS AVOS PARA PAGAR ? PRA VER SE ELE SE TOCA E COMEÇA A PAGAR ??

  141. Avatar

    Boa noite , estou me divorciando depois de 25anos de casada. Nao tenho renda nenhuma e meu ex marido quer estabelecer 10 mantendo o meu sustento. Ele pode determinar as coisas desta forma {nao tenho ponto de interrogacao neste teclado} s

  142. Avatar

    olá minha filha completa 18 anos agora em abril de 2013 ela já trabalha e seu pai continua dando sua pensão no valor de um salario minimo devido ao um acordo que ele fez comigo,sendo assim ele disse que não tem mais condiçoes de continuar pagando a mensão no mesmo valor para ela qdo completar os dezoito anos pois ela vai ja passou nafaculdade,pois ele tbm ta fazendo faculdade mais a empresa que ele trabalha paga a metade pra ele, gostaria de saber se é direito dela continuar recebendo o mesmo valor ou ele pode sim reduzir pela metade..
    obrigada desde já.

  143. Avatar

    Olá! tenho duas filhas e nunca deixei de pagar a pensão delas, porem tenho problemas na hora de pegar minhas filhas, pois a mãe não deixa. O que devo fazer nesse caso de proibição, já que estou em dia com as minhas obrigaçoes de pai?

  144. Avatar

    boa terde,separei recentimente devido varias traiçoes da minha esposa, e ela me procurou dizendo que esta gravida mais tenho duvidas sobre ser o pai, eu posso pedi o exame do dna e ela ta negando o que fazer me responda,,

  145. Avatar

    pago a penssão de minha filha a pouco mais de um ano, mais no acabei constituido uma nova familia com um filho e hoje ganho bem menos do que eu ganhava quando foi estabelecida a penssão. Posso pedir um revisão do valor da penssão? e quais os procedimentos que devo tomar para ajuizar uma ação referente a revisional?

  146. Avatar

    tenho 14 anos meu pai é aposentado minha mae nao trabalha mais tenho um irmao que mora cm meu pai.Queria saber se tenho direito de receber pensao alimenticia e se minha mae tem que pagar ao meu irmao??

  147. Avatar

    tive uma filha aos 16 anos nunca me casei com a mae da minha filha. hoje tenho 25 anos sou casado e agora eu e minha esposa teremos nossa filha. Pago pensao desde quando soube que seria pai porem a mae da minha filha tem mais 2 filhos e cada um de um pai. quando minha esposa ganhar o bebe posso recorrer o valor da pensão?

  148. Avatar

    depois de 10 anos, nos separamos, pago 480 reais de pensão ( 30% do meu salario ) ñ oficializamos a separação, o comprovante de transferencia pode ser a prova desses pagamentos?

  149. Avatar

    fui casado e mim separei entrei na justiça com pedido de visitas e pensão alementicia, só que já pago uma pensão para outro filho que tenho de dez anos que é 25% do meu salário minimo de 652.00 reais e agora a justiça aprovou que eu paguei 30% para o menor 3 anos e tem mais ela trabalha de carteira assinada a 8 anos na hora o juiz nem que saber da vida dela se ela trabahava ou não. agora gostaria de saber como vou sobreviver com esse pouco de dinheiro preciso fazer minha vida até familia em outro casamento.agradeço sua responda.abraços

  150. Avatar

    minha filha mora com a avó que quer pensao só de min,se a mae e o pai tem cada um a sua casa e sua familia distantes e a nossa filha mora com a avó a pensao deve ser paga pelo pai e pela mae ou só pelo pai.

  151. Avatar
    SAINT CLAIR PARAGUASSU

    TENHO DEPRESSAO, SINDROME DO PANICO E AGOROFOBIA FAÇO TRATAMENTO HA 7 ANOS E HA 1 ANO E 6 MESES PERI MINHA MAE MEU PAI SO PAGA AS CONTAS DE CASA, MAS NAO COMPRA OS REMEDIOS E NEM ALIMENTOS E COMO ESTA ATESTADO PELO MEU MEDICO QUE NAO TENHO CONDIÇOES DE SAIR DE CASA NAO TENHO COMO ME PROVER E NAO POSSO DEIXAR DA TOMAR OS MEDICAMENTOS SEI ENTRADA NA VARA DE FAMILIA E A JUIZA FIXOUUMA FIANÇA DE 20% DO SALARIO E MANDOU PARA UMA AUDENCIA CONCILIATORIA QUE SERA NO DIA 5 PROXIMO… NA CARTA QUE RECEBI ELA DIZ QUE O O AUTOR EMBORA MAIOR COMPROVOU A INCAPACIDADE LABORATIVA QUE TORNA EVIDENTE A ERCEPÇÃO DE ALIMENTOS POR PARTE DO GENITOR. PERGUNTA PORQUE ESTOU INDO A UMA AUDIENCIA DE OLHOS VENDADOS PQ ENTREI PELA DEFENSORIA PUBLICA E O DEFENSOR SO IRA COMPARECER SENAO HOUVER ACORDO… A DATA DO MOVIMENTO DA AÇÃO FOI DIA 08/10… ELE CONTINUARA PAGANDO AS CONTAS E EU TEREI DIREITO AOS 20% OU TEREI QUE PAGAR TODAS AS CONTAS COM ESTES 20% QUE A JUIZA ESTIPULOU? PQ MINHA IRMA NAO SE DA COMIGO MAS MORA NO MESMO QUINTAL E ELE MORA COM ELA E A MESMA ENCHE A CABEÇA DELE SE EU TIVER QUE PAGAR TODAS AS CONTAS ALEM DE PAGAR CONTA DELA TB VOU VOLTAR HA ESTACA ZERO PQ O DINHEIRO NAO VAI DAR PARA TUDO ME AJUDE ESTOU DESESPERADO… O QUE ALEGO NO DIA 5 SE ELE SEMPRE PAGOU AS CONTAS? COMO DEVO PROCEDER?

  152. Avatar

    (CONTINUAÇÃO) ALEM DISSO PAREI DE ESTUDAR QUANDO MINHA MAE MORREU PQ A DOENÇA SE AGRAVOU MUITO E PIOROU COM A FALTA DOS REMEDIOS, FAÇO FACULDADE DE ODONTOLOGIA HA QUAL PGA SE 11990 E TINHA UM DESCONTO DE 600 SO QUE PERDI PQ A FACULDADE ESTA EM ATRASO DESDE DE MAIO DE 2011 E NAO POSSO TRANCA LA E NEM ELE QUER CONTINUAR A PAGA LA E COM ESTESTES 20% NAO TENHO COMO QUITAR DIVIDA PAGAR MENSALIDADE COMPRAR REMEDIOS PAGAR CONTAS E AINDA COMPRAR ALIMENTOS COMO FAÇO O QUE ALEGO NO DIA 5 PARA ELE CONTINUAR A PAGAR AS CONTAS E OS 20% SEREM PARA ALIMENTOS REMEDIOS JA QUE MORO SOZINHO NA CASA DA FRENTE E ELE COM A FAMILIA DELE NA CASA DE TRAS ONDE ELE BANCA TUDO…

  153. Avatar

    Dr. Ralf,bom dia!Recebo pensâo alimenticia para o meu filho qdo o pai acha que deve pagar e nunca é o valor estipulado;já entrei com ordem de prisão e nunca conseguiram localizá-lo em sua casa;cade a justiça q dizem ser correta nesses casos..Pq nâo levam a mãe que acoberta os erros do filho,to desacreditando na justiça….

  154. Avatar

    Ola, me separei a 10 meses, o meu ex- não paga pensão.Ele alega que fiquei com o caso e que ainda falta pagar mais dois anos de prestações. O carro esta no nome dele, e eu não tenho nenhuma garantia que o carro seja passado pro meu nome. Agora ele quer o divorcio e eu gostaria de saber se eu entrar na justiça com o pedido de pensão ele pode tomar o carro de mim, e se o valor estipulado pelo Juiz é sobre o valor liquido que ele recebe ou é sobre o salario bruto, ele e Cabo da PM de São Paulo e fica ate 20 dias sem aparecer pra ver as filhas.

  155. Avatar

    Me separei neste ano, meu marido nao me deu nada e nem quer dar uma ajuda ate eu ter condiçoes fionanceiras. tenho 2 filhas e um neto que vivem comigo uma delas paga faculdade e a outra financimento de moto, eu nao tenho nenhuma renda pois ja tenho 55 anos e tenho diabetes tipoi 1. estou tentando me aposentar ainda nao consegui nem aux doença, o nque devo fazer sedra que procurar um advogado e tentar um acordo, por favor me ajude ele bebe muito e esta nos ameçando eu preciso de ajuda, ele ainda nao sai de casa e nao quer ajudar com nada. muito obrigada

  156. Avatar

    Meu marido está devendo a pensão as duas filhas que ele tem do casamento anterior, ele esteve no fórum e rapaz fez todo o processo(da divida, da revisão do valor e o monitoramento dos gastos da pensão) e mandou que ele volta-se depois de 20 dias e assim ele fez mas o rapaz disse que o processo foi para o ministério público mais não disse o porque.Eu gostaria de saber o porque foi para o ministério publico¿

  157. Avatar

    oi! meu caso e.minha filha de 4anos mora com a mae e fica todo tempo com a avo cera q a avo tem mais direito q eu q sou pai e cera q entrar com pedido de compartilha 15 dias comigo e 15 com a mae ou avo.sou casado tenha outra familia.diga ai?

  158. Avatar

    O pai da minha filha tem que pagar pensaõ fizemos um acordo extra judicial, mas minha filha não quer ver ele e nem ir na casa dele, será que ele pode parar de pagar a pensão dela?

  159. Avatar

    pagava pensão mas descobri por DNA que nao sou o pai, nao preciso mais pagar pensao? posso retirar meu sobrenome do registro? e posso processa-la? e o que ja paguei eu recupero alguma coisa? obrigado

  160. Avatar

    Bom dia.
    O meu irmão está se separando da esposa e está com receio dela não deixá-lo visitar a criança. O valor da pensão ainda não foi estabelecida judicialmente, mas ele ajuda com 20% do salário dele. A mãe pode impedir o pai de fazer visitas regularmente a filha dele?
    Obrigada.

  161. Avatar

    pago 35 por cento de pensão do meu salário bruto ou seja ela recebe só de pensão o dobro do que eu ganho,eu assinei um acordo prevendo a reconsciliação,por isso eu assinei o que eu faço agora.

  162. Avatar

    ola boa tarde,estou gravida,e meu ex noivo diz que o filho nao é dele. Assim que a criança nascer posso pedir um pedido de paternidade e pensão alimenticia?Caso ele se recuse,a fazer o exame de DNA o que eu posso fazer? tenho o endereço dele, mas caso ele se mude e eu nao saiba o endereço, posso colocar ele mesmo assim na justiça? Ao comprovar a paternidade posso processar ele,por calunias?

  163. Avatar
    Pensão Alimenticia

    Boa tarde,meu esposo paga pensão para os filhos, ambos de mães diferentes, foi feito um acordo verbal onde foi estipulado um valor mensal, tem meses que não esta sendo possivel pois temos um filho de 11 anos de idade e agora uma bebe de 10 meses, e só ele trabalha. Recebemos uma ligação onde uma delas mencionou enviar á justiça. A pergunta é como temos 2 filhos esta complicada a situação,então temos que pagar os atrasados, caso ele vá a justiça? Sem mais… Roseli

  164. Avatar

    ola boa tarde,estou gravida,e meu ex noivo diz que o filho nao é dele. Assim que a criança nascer posso pedir um pedido de paternidade e pensão alimenticia?Caso ele se recuse,a fazer o exame de DNA o que eu posso fazer? tenho o endereço dele, mas caso ele se mude e eu nao saiba o endereço, posso colocar ele mesmo assim na justiça? Ao comprovar a paternidade posso processar ele,por calunias?

  165. Avatar

    Boa tarde!!!
    Meu marido paga a pensão de 22,5% para a filha dele com outra mulher, mas agora estou grávida. Ele pode pedir a revisão da pensão para baixar o valor pago a ela? E o meu filho, como fica nessa história?

  166. Avatar

    Boa noite!
    Quando um juiz decreta prisão, pelo atraso no pagamento de pensão alimenticia, o cidadão tenta fazer um acordo com a outra parte e ela não aceita um acordo amigável. o juiz pode interferir pelo pagamento judicial sem o acordo.

  167. Avatar

    Boa tarde.

    Tenho uma filha que completou 21 anos em outubro de 2012,ela trabalha e não está estudando…posso suspender o pagamento da pensão (vem descontado em folha de mim) sem ter de enfrentar problemas???

  168. Avatar

    sou separada a 4 anos e tenho um filho com meu ex marido,além do meu ele tem um filho q já é de maior,uma moçinha de 17 anos uma outra adquirida quando ainda estavamos casados. por isso a separação. ele se casou novamente e teve outra filha q deve ter mais ou menos 1ano e meio. e sempre pagouo valor de um salário e agora chegou uma entimaçao p revisao de pensão. acho q ele quer q diminie, ele é autonomo comerciante e ganha bem. gostaria de saber o q fasso p ver se consigo ao menos p ficar o mesmo valor. preciso saber p sexta de manha

  169. Avatar

    boa noite gostaria de saber até quando eu tenho que pagar pensâo alimenticia pois a minha filha tem 19 anos hoje(17/02/93) e ela nâo esta trabalhando e nem estudando, e tambem nâo mora com a mâe, a filha mora com a irma no rio de janeiro.

  170. Avatar
    luiz henrique davidoski

    o Juiz determinou que eu pagasse valor x de pensão, anos depois a mãe juntamente com um advogado da assistência social estão exigindo que eu pague 03 vezes mais. Quem pode determinar o aumento dessa pensão não é somente o juiz. Trabalho de borracheiro e não tenho renda fixa.

  171. Avatar

    Gostaria de saber o que significa vencimentos ? pois ñão ficou claro para a Empresa que trabalho que descontou em primeiro momento do salário básico e depois passou a descontar do salário e vantagens.

  172. Avatar

    Quando entramos com o pedido de pensão,só se começa a pagar depois que o juiz determinar?por que ainda vai demorar pra audiência e eu estou precisando de dinheiro pra comprar coisas pra minha filha mantimentos e outras coisas.obrigado

  173. Avatar

    boa noite eu tenho um irmão que morava com a esposa,mais ela fugiu para são paulo com os dois filhos dele ,um de 3 e o outro de 4 anos.
    ele colocou na justiça o conceio tutelar informou ,para resolver esse problema só se ele ir para são paulo.
    se esse problema foi na cidade onde ele mora .porque ele tem que sair da cidade ?
    por que ajustiça obriga ela voltar para a cidade onde ouver o problema?

  174. Avatar

    olá gostaria de saber se minha filha tem direito ao décimo terceiro salário do meu ex marido.
    ele paga pensão depositada em conta no valor 150,00 reais
    e me disse que ela não teria direito ao décimo dele, isso confere? obrigada desde já.

  175. Avatar

    ola eu tenho cinco anos de namororo e meu bebe tem sete meses acabei de me separar eu posso pedir penção pro pai do meu nenem? ele é autonomo, mora com a mãe e não quer ajudar nas despesas! gostaria de saber se é no forum q resolve isso?

  176. Avatar

    OLÁ ,AMIGO ! POR FAVOR , NO MEU CASO CONFORME DETERMINADO PELA JUSTIÇA HOJE EU DEVERIA PAGAR A PENSÃO ALIMENTÍCIA AO MEU FILHO. DETALHE , TEM APROXIMADAMENTE UNS 4 MESES QUE ELE MORA COMIGO , POR ESTE MOTIVO PAREI DE PAGAR . HOJE EU CONSEGUIRIA PERANTE A JUSTIÇA , PROVAR QUE ELE RESIDE COMIGO E PEDIR A MÃE DELE O PAGAMENTO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA E O CANCELAMENTO DA MINHA OBRIGATORIEDADE DE PAGAR A PENSÃO ?

    OUTRA PERGUNTA :

    AS VEZES NÃO TENHO CONDIÇÕES E FALTAM ALGUNS OBJETOS ÚTEIS AO MEU FILHO , POR EXEMPLO , UMA ROUPA EM MELHOR ESTADO , UM VENTILADOR UM PLANO DE SAÚDE , POIS ELE SOFRE COM BRONQUITE CONSTANTEMENTE E ATRAVÉS DO SUS NA MINHA REGIÃO É MUITO DIFÍCIL DE RESOLVER ESTE PROBLEMA. NO MEU CASO , TENHO ALGUM DIREITO DE EXIGIR ISSO DA PARTE DA MÃE DO MEU FILHO ? HOJE ELA PASSA UMA FASE FINANCEIRA MELHOR QUE A MINHA , MAS NÃO CONSIGO PROVAR ISSO PERANTE A JUSTIÇA.

    GRATO POR SUA ATENÇÃO.

  177. Avatar

    Sou separado a 4 anos, e nesse período o meu filho sempre morou comigo apesar ter feito guarda compartilhada, hoje já estou casado e tenho outro filho e minha ex. quer desfazer a guarda compartilhada. Eu e minha atual esposa trabalhamos, minha duvida é se para definir o valor da pensão o juiz ira levar em conta a renda da minha esposa ou não?

  178. Avatar

    Meu marido faleceu no dia 29 de Setembro, ao dar entrada no processo de pensão na Previdência, a funcionária me pediu o processo em que o Juíz concedeu pensão alimentíca a ex-mulher com quem estava divorciado, porque constava no contracheque o desconto dessa pensão. Ele era funcionário Público Estadual. Ao encerrar a folha, no órgão em que trabalhava,fui informada que ELA, a divorciada, perderia. Deverá elacontinuar recebendo essa pensão?
    Obrigada.
    Norma.

  179. Avatar

    Boa noite!
    tenho uma duvida, quando me separei fizemos um acordo em juizo de pagar meio salario minimo depositado em conta da minha ex-mulher, hoje ela quer desconto em folha, como posso fazer para não ter o desconto em folha posso até pagar oque ela solicita mas não gostaria de desconto em folha.

  180. Avatar

    meu ex faz pirraça quanto a data da pensão q teria q ser depositada todo mês até o quinto dia dia útil porem ele vem atrasando todo mês. paga em datas diferentes oq devo fazer quanto a isso? me atrapalha muito com as contas da casa acabo pagando juros etc…. como devo agir nesse caso?

  181. Avatar

    ola, estou separada ja a 11 anos e ainda nao pedi nem o divorcio nem pensao a minha linda filha k hoje tem exatamente 11 anos. Vivo atualmente em Portugal e pai dela no Brasil, nao tenho a guarda dela perante juiz mas o pai deu me autorizaçao para traze la para viver comigo.mas eu gostaria de requerer a pensao dela por k pode vir a ser um bem pra ela mais tarde. como faço??? ele nunca lhe deu nada.desde ja agradeço ajuda.obrigado

  182. Avatar

    Olá! Tenho 49 anos, Sou casada à 31 anos, tenho 3 filhos todos maiores de idade mas ainda um deles está cursando faculdade, trabalho mas ganho salário mínimo, meu marido ganha em torno de R$ 3.500,00 de aposentadoria comprovado em holerite, e tem também outra renda não comprovada no valor entre R$ 3.500,00 à 4.500,00 ao mês que soma mais ou menos R$ 8.000,00 de renda mensal. Apesar disso trabalho para manter minhas necessidades básica como vestimentas por exemplo, pois ele nunca supriu essas necessidades, sempre me traiu e nessas traições teve um filho a uns 28 anos atrás que já faleceu. A nossa convivência está insuportável, quero me separar e queria saber quais são os meus direitos!

  183. Avatar

    Boa tarde Dr. Ralf
    Namoro há 6 meses uma pessoa que vive em Londres, mas que conheci aqui no Brasil. Mantemos nosso relacionamento por e-mail, telefones, etc e a cada 3 meses ele viaja para cá. Estamos pensando em nos casar, mas tenho uma bebê de 8 meses, de um brasileiro. Eu sou mãe solteira, mas ele registrou a bebê. Mesmo eu tendo a guarda judicial dela, preciso de autorização do pai dela para viver com ela fora do país? Se sim, o que devo fazer? Pois ele já me disse que não vai autorizar.
    Aguardo seu contato, por favor.
    Obrigada

  184. Avatar

    Boa Noite!

    Tenho duas fihas e a guarda delas desde que tinham dois anos de idade(gemeas), agora que elas têm quatorze anos, o pai que deve quase cinquenta mil reais de pensao quer a guarda delas. Ele pode conseguir a guarda? se conseguir a divida que ja existe expira?
    Obrigada.

  185. Avatar

    Oi gostaria de esclarecer uma duvida tive uma audiência de pedido de pensão, meu ex marido contratou uma advogada particular eu sem condições fiquei com ao que o forum me ofereceu. Mas fiu enganada o valor da pensão é 45% do sálario dele ou de um sãlario mínimo esta é a minha duvida pois ele ganha quase 3.000,00 reais e ajuda o meu filho com 260,00.

  186. Avatar

    Recebo pensão da minha filha há 4 anos e meu ex marido costumava sempre fazer acordo na firma. Eu sempre recebi estas parcelas de acordo, mais este mês aconteceu diferente pq ele fez acordo e não me falou nada recebi a pensão dela normal, mais este mês ele não depositou a penão e disse q estava fazendo um teste em outra empresa e q não tinha como pagar a pensão até ser registrado e desconfio q as parcelas q estava pagando esteja errada pq são valores diferentes e sempre pra baixo. Acredito também q ele vai pedir pra não ser registrado agora pq o mesmo está recebendo seguro desemprego. Gostaria de saber onde e quem pode fazer o recálculo da pensão e como fazer se ele não depositou esse mês e não deu previsão de quando vai depositar.
    Obrigada

  187. Avatar

    Olá, Pago pensão a um bom tempo e gostaria de saber se no mês de ferias que a criança passa comigo eu ainda tenho que pagar a pensão para mãe pois sustento ela (a criança) na minha casa e a mãe tem trabalho fixo e eu não! Agradeço a resposta!

  188. Avatar

    Por favor eu gostaria de saber se minha filha que foi registrada pelo meu companheiro atual e não é filha dele …se ela tem direito na pensão do pai biológico?
    obrigada sueli

  189. Avatar

    Olá, boa tarde!
    Tenho algumas dúvidas:
    – A mãe da criança tem direito de impedir que o filho conviva com a noiva do pai?
    – – Com o salário de 2300,00 qual seria o percentual da pensão (a mãe da criança trabalha e tem uma vida financeira bem sucedida)?
    – O pai ainda teria que pagar escola, vestuário, remédios?
    – A criança com 3 anos, o pai terá que pagar retroativo? Sendo que durante os 3 anos ele pagou uma quantia referente a 350,00 com recibos assinados pela mãe da criança.
    – Os bens do pai (carro, casa) interferem no valor da pensão ou só olha o salário?
    Obrigada pela atenção.

  190. Avatar

    gostaria de saber se meu ex marido pode registrar a filha q tive fora do casanmento sem fazer exame,ele quwer e ja cuida dela como se fosse dele ,ela conhece el como pai ja e eu gostaria q ele registrace ela como filha acho eu será o melhor pra ela pois o pai bioogico nunca quiz sabr dela nnca deu nada ,e mas q justo q o pai dela seja o meu ex q sempre deu tudo pra ela né enclusive carinho de pai agradecido …

  191. Avatar

    Oi meu nome é jessica.meu marido tem um casal,mais fica um com a mae e outro com pai.que ele tem a guarda .mais. a mã e. exija a pensão. da menina que mora com ela.mais ela não quer pagar do menino que mora com o pai o que eu posso fazer.o que eu sei que é direitos iguais para os dois

  192. Avatar
    Carlos Aberto Bezerra Do Nascimento

    A mãe da minha falou que só posso ver a minha filha agora na justiça , pago sempre certo a pensão da minha filha, mais nunca mandei ela assinar recibo , caso eu vá pra justiça sou obrigado a pagar os atrasados? Grato!

  193. Avatar

    Oi.Meu marido é divorciado e paga pensão para 2 filhas, uma tem 14 anos e a outra 17. Mas temos 2 meninas mais novas, uma tem 1 ano e 8 meses e a outra recem nascida de 20 dias. Paga 450 de pensão e recebe bruto 2000. ta certo isso ou o que é o justo? Espero retorno. Grata.

  194. Avatar

    Olá,tenho 17 anos e recebo pensão desde meus 5 anos de idade meu pai é cabo da aeronautica como fica os anterios no caso dos 5 anos para trás ele tem que pagar,posso recorrer?o Juiz estipulou 15% de pensão mais dois planos de saude um da aeronautica e outro da unimed ,sendo que o da unimed ja tem 10 anos que não tenho mas e o da aeronautica esse ano foi cancelado,ele tem outra filha de 17 anos com outra mulher e ela recebe um salario minimo,posso recorrer em relação a isso? Bom e agora vou ter uma filha e ja tem um ano que ele não me procura,não atende minhas ligações,me bloqueou em facebook,orkut… e nen se quer procurou saber da neta,preciso de ajuda,eu estudo e nunca fui reprovada e faço cursos,não trabalho,e minha mae é passadeira em uma confecção,quero saber quais são meus direitos ? desde já agredeço e espero o retorno .

  195. Avatar

    TENHO UM FILHO DE 1ANO E 5 MESES O PAI DELE NAO E REGISTRADO E GANHA 2 MIL POR MES AGORA ELE MORA COM OUTRA E TEM MAIS DOIS FILHOS ELE MORA EM APARTAMENTO E EU ESTOU DESEMPREGADA E PAGO ALUGUEL EU CONSIGO UMA PENSAO PRO MEU FILHO OBRIGADA DESDE DE JA

  196. Avatar

    meu filho mora com a mãe mas me empede que pegue meu filho ele alega que tenho que ir la para velo sendo que ja fui ameaçado por ela ate de morte alem dos palavroes que fala na frente do meu filho me chingando por telefone e o menino fica disesperado chorando e ela n tem dor fala muita besteira .n tenho carteira acinada sou autonomo ele me pediu 250 reais sendo que as vezes tenho e as veses n.depositei esse valor na conta da irma dela pois ela n tem conta mas quando pedi pra ir busca o meu filho ela se negou e falou que nunca vou pegar o meu filho .parei de depositar estou certo ou errado sendo que ela se nega que pegue meu filho.o que devo fazer ja fas um ano que n o vejo,o que me aconcelharia a fazer obrigado

  197. Avatar

    meu noivo tem 2 filhos alem da minha filha ele teve uma audiencia onde foi estipulado a ele pagar um volor de 200 reais sendo q ele recebe 1000,0 ao mes e o mais interessante não foi esse valor a mulher vai embora para norte do Brasil e levar seu filho embora sem ele poder ter o direito de conviver com o filho será isso serto? ela pode fazer isso ? por favor se puder me responda ! obrigada!

  198. Avatar

    Tenho duas filhas e tive que entrar com pedido de pensão a um ano atras para o pai delas, foi aprovado o valor de 1 salario minimo e meio, ficando combinado que faria o deposito do valor na minha conta, mas desde então ele so deposita quando quer e quanto quer. Ele arrumou de proposito uma mulher a engravidou e mandou de volta para a casa dela,recentemente arrumou outra e fez o mesmo, mas essa ainda continua com ela. O que posso fazer, pois mesmo atrasando e pagando quando quer ainda paga, não sei se de repente entrando com uma execurção ele tenha a possibilidade de ficar sem pagar, pois ja deve bastante.
    No aguardo de um auxilio;

  199. Avatar

    boa tarde: meu nome é odair eu pago pensao para dois filhos um já fez 18 anos e a menina estar gravida tem 16 anos e estar morando com um rapais,gostaria de saber se sou obrigado a continuar pagando a pensao. obrigado desde já!

  200. Avatar

    Eu tenho 1 filho de um casamento anterior, e pago R$ 150,00 de pensão por mes já a 4 anos, só que eu me casei novamente e tenho outro filho nesse novo relacionamento, mais as obrigaçoes da casa que é somete eu que trabalho, minha renda mensal é de aproximadamente de R$ 800,00, a mae do meu filho mais velho para o qual eu dou a pensao, nunca ussou o dinheiro dele com ele mas sim com ela, e agora ela quer aumento da pensao. sera que perante o juiz ela consegue esse aumento?
    obrigado

  201. Avatar

    Fui casado e tivemos uma filha, ainda no período de resguarda fui traído pela mesma. Divorciei e casei novamente com outra pessoa. No inicio paguei pensao quando era descontado no hollerit, fiquei desempregado + de um ano trabalhei 4 meses, mas recebia 700 e pagava 350 de aluguel, nao consegui pagar pensao, fiquei desempregado + de um ano e quando podia dava 200 na mao da ex mulher. Voltei Trabalhar 8 meses consegui uns 2 meses dar pensao nas maos da ex. A mesma está prestes a casar e tem me impedido de ver criança devido atrasos de pagtos e ainda procuro trabalho. Ela disse que vai casar e morar no interior e quer me levar ao Juiz pra determinar de novo data e horário de pegar criança e determinaçao de pgto de pensao. Isso pode ser verdade ou posso me complicar???

  202. Avatar

    meu esposo paga pemsao para a filha dele de 250 reais ele e moto boy nao tem a carteira assinada e nao recebe decimo so que a mae da filha dele quer o decimo e um direito dela e se for quanto ele te qui dar para ela alem da pemsao boa noite.

  203. Avatar

    TENHO TRES FILHOS MENORES COM MINHA ATUAL ESPOSA MAIS QUERO ME SEPARA DEVIDO A FREQUENTES BRIGAS QUANTO DEVO PAGAR DE PENSAO,A CASA QUE MORAMOS ATUALMENTE NAO E MINHA E DE MEU PAI, OS PAIS DELA POSSUI RESIDENCIA FIXA ELA TEM ALGUM DIREITO NO IMOVEL DE MEU PAI MESMO A CASA NAO ESTANDO NO MEU NOME SOU VIGILANTE GANHO APENAS 1.200 AO MES DESDE DE JA OBRIGADO ESPERANDO RESPOSTA

  204. Avatar

    Gostaria de saber se meus filhos de 12 e 17 anos tem o direito ao décimo terceiro, pois a pensao eles recebem, desde ja aguardo a resposta….obrigada.

  205. Avatar

    Olá, gostaria de saber como faço para fazer com q o pai da minha filha ponha em dia a pensão dela, pois ele paga um mês sim e dois não, ja cansei de conversar com ele mas não adianta, ele mora em outra cidade e não tenho o endereço dele, mas a mãe dele mora na mesma cidade que eu e seguidamente ele vem, a pensão já é judicial, ele disse que entregou o documento do juiz na empresa que trabalha mas acho que é mentira pois o depósito quando acontece é em dinheiro e nunca na mesma época do pagamento do salário, por favor como posso proceder?

  206. Avatar
    jackson da conceicão sales

    bom dia tenho uma filha domeu relacionamento ela vai completar 18 anos no dia04/04/2013 ela esta cursando a 8 serie estava trabalhando em uma mercearia não quer nada com os estudo a mãe trabalha como diarista tiodos os dias mas alega que não tem condicoes de criar ela. pago pensão quase quientos reais determinado pelo a juiza. fora a essa filha convivo com uma pessoa que tenho com ela mas 5 filhos todos de menor só eu trabalho para pagar prestacão de casa ,agua ,luz e todas as dispesas eu estou devendo muito e não sei como fazer para reduzir essa pensão. muito obrigado tenha uma boa tarde

  207. Avatar

    Oi,meu nome é Analicia,tenho 15 anos faço 16 no dia 29.04 atualmente moro com a familia do meu namorado,não estou estudando neste ano pois sofri um aborto,e decidi só ir ano que vem. Recebi uma ligação da minha mãe me falando que meu pai havia bloqueado o cartão em que eu recebia um valor de R$: 150,00 ao mês isso pode? eu sou de menor ainda. embora não estude faltam 3 anos para ficar de maior,e pelo que vejo ele tem que continuar dando até os estudos serem encerrados.

  208. Avatar

    ola,meu noivo regestrou o filho mas ele tem certeza que nao é filho dele ,gostaria de saber se ele pode recorrer ao exame de dna, ele paga 20% de pensao a justia liberou este valor ,mas tambem quero saber se a mae da criança pode negar o exame ,ou processar ele ou ate recorrer na justiça para alterar o valor da pensao,me ajudem urgerte por favor.

  209. Avatar

    boa tarde .
    tenhu um filho de 8 anos eo pai dele pagava trinta por cento emcima do salario que ganhava agora desempregado paga os 30 no salario minimo isso da 186.00 reais.
    gostaria de saber se tem como eu requerer dele um valor maior pk ele trabalha hoje como autonomo e sei que ganha bem mais que um salario minimo.
    como posso esta fazendo isto?

    obrigada

    att.

  210. Avatar

    Boa tarde, tenho uma filha do meu antigo relacionamento ela vai completar 22 anos no dia 19/04/2013.Ela esta cursando a 1ªserie do Ensino Médio, estava trabalhando em uma mercearia, não quer nada com os estudos segundo informações esta envolvida com um traficante e tem um filho não sei de quem, pago pensão de oitocetos e cincoenta reais determinado pelo juiz.Tramita um processo desde 2010 para exoneração da pensão, mas até o momento nada foi resolvido.Fora essa filha convivo com uma pessoa que tenho com ela mas 4 filhos todos de menor, só eu trabalho para pagar prestacão de casa ,agua ,luz e todas as dispesas.Estou devendo muito e não sei como fazer para reduzir essa pensão,e ainda assim pergunto, se a minha filha já tem um filho eu ainda devo continuar pagando a pensão? muito obrigado e tenha uma boa tarde!
    Att- Jorge

  211. Avatar

    Boa noite: Gostaria de saber meu filho está sem emprego, e tem um filho de cinco anos que mora com a mãe,qual o valor a ser pago enquanto ele não arruma emprego. E se ela colocar na justiça nos os avos é que arcaremos com a pensão. Obrigado

  212. Avatar

    tenho um filho de 5 anos, pago pensão através de acordo feito em fórum, porém minha ex esposa muitas das vezes se recusa a deixar eu pegar meu filho, quando os finais de semana é meu, como devo proceder em relação a isso, pois amo meu filho.

  213. Avatar
    nara janaina santos e silva

    boa noiti tenho dois filho sou separada a tres anos ele paga pros dois 350 ele ganha na carteira 1100 so que ele ganha outros benefisio como comisao ai vai entorno de dois mil e poco eu gostaria de sabe si quando ele entra de ferias si ele tem queda a mais e quando ele resebe desimo terseiro si ele tem queda ele paga o plano de saude que a em presa da o que reaumente meus filhos tem direito obrigado boa noiti em via resposta porfavor

  214. Avatar
    Gostei dos esclarecimentos...

    Tenho uma filha de 17 anos que completará 18 em maio 2013, não fui casado com sua mãe, foi só um caso quando jovem ainda, pago penção amigável ou seja não é judicial tenho família, esposa e um filho de 5 anos
    a filha q me refiro da penção, está cursando o 8º ano mas segundo ela mesma não gosta de estudar, gosta de balada eu pretendo cortar a penção dela quando completar os 18 anos, pois trabalho em fazenda e ganho só 2 salários pago 150,00 pra ela, posso ter problema se cortar a penção, ela pode me levar na justiça mesmo depois q completar os 18 anos?
    Grato: Juliano Cesar

  215. Avatar

    Boa Tarde!

    Eu sou divorciada a um ano, de papel passado e tudo perante o juiz. O meu ex marido trabalhava em uma loja e descontava da folha de pagamento dele automaticamente caia na minha conta agora ele mudou de trabalho esta em uma mercado a pensão vai ser descontada automaticamente ou eu tenho que levar algum papel no mercado onde ele trabalha.

    Desde já agradeço.

  216. Avatar

    Boa Noite!!!
    ja faz 8 meses que sou separado, a guarda do meu filho é compartilhada mas e foi determinado pela justiça segundo valor que minha ex esposa passou para sua advogada dela R$ 400,00. porem estou desempregado há 6 meses, mas faço bico de pedreiro e tenho uma renda média salarial de R$ 1.000,00 mensais, falei para para ela que iria depositar R$ 300,00 reais que é o que a justiça exige 30%…mas isso pode me causar algum problema com a justiça, devido o valor solicitado de R$ 400,00 reais???
    Gostaria muito de uma orientação, pois minha ex esposa ganha em media 2 salários e meio, e ainda assim me levara para justiça.
    ou cursar faculdade este ano de 2013 que custa 495,00, tenha como recorrer na justiça o valor da pencão???

  217. Avatar

    BOA TARDE!TENHO UMA DUVIDA O PAI DA MINH FILHA ESTA TERMINANDO A ACADEMIA DE POLICIA E JA FAZ 7 MESES QUE ELE NAO MANDA NADA PRA ELA,SE COLOCAR ELE NA JUSTIÇA PRA REVER ISSO ELE PODE PERDER O EMPREGO,QUANTO O VALOR DA PENSAO E DE QUANTOS PORCENTOS?ELE VAI GANHAR NA BASE DE 2.3000 MAIS UMAS HORAS EXTRAS SAI QUASE 3.100.DEVO PROCURA A DEFENSORIA OU UM PARTICULAR?OBRIGADA PELA ATENÇAO!

  218. Avatar

    Boa noite, gostaria de saber se minha filha de 24 anos, que está no ultimo período de Direito ainda tem direito à pensão e ela também trabalha em um escritório de Advocacia e é remunerada não sei o valor. Tenho também outro filho de 18 anos que está na (AMAN-ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS)cursando o primeiro ano de um total de 4 anos sendo CADETE DO EXÉRCITO BRASILEIRO, que também é remunerado. Pago para os dois:) (dois salários mínimos e meio) aguardo a sua ajuda e que DEUS te ilumine sempre. Atenciosamente muito obrigado.

  219. Avatar

    Oi
    Eu tenho 26 anos, atualmente estu morando com minha namorada pois perdia a casa que morava com minha mãe.
    Estou cursando faculdade de administraçao, falta so 2 anos para acabar o meu pai ainda me da pensao, ele me falo que vai me tira a pensao ele pode ou tem que espera eu terminha minha faculdade ?

  220. Avatar

    Bom dia tenho uma filha de 1 ano e na defensoria publica em outubro fiz o pedido de pensao ao receber a intimação para comparecer na audiencia que sera 19/03/2013 meu ex fez acordo no serviço e disse que alegara nao ter condições para pagar pensao. recebi uma carta hj dizendo que provisoriamente ele deve me dar 20% de pensao incluimdo ferias, 13°… sei que ele nao vai me dar nada ate março e ate la ele ja recebeu toda rescisao do trabalho. como faço sera que depois receberei tudo isso ou nao?? muito obrigada pela atenção

  221. Avatar

    Bom dia Ralf!!!

    Minha esposa tem 30 anos e a 08 anos atrás foi reconhecida através de um exame de DNA pelo pai dela. Após o feito (com 22 anos) ela entrou com uma ação na justiça para o pai pagar uma pensão para que ela pudesse concluir os estudos e só foi ganhar isso 3 anos depois, onde o pai pagou a pensão por mais 02 anos. O pagamento retroativo ficou em um acordo no qual ela foi “enrolada” pelo pai dela, em um terreno que ele passaria para ela, que porém está invadido. De tanta falta de consideração e por essa malandragem do pai dela, ela gostaria de entrar com uma ação na justiça para pedir a pensão que ele nunca pagou a ele desde o dia em que ela nasceu, e ai que entra a pergunta, ela tem direito a isso???????

    Obrigado e fico a disposição para qualquer dúvida!!!!

  222. Avatar
    sandra de jesus oliveira

    bom dia ! rafael , tenho duas filhas do meu segundo relacionamento. entao? ja coloquei o pai das crianças na justiça;mais ate agora nao deu nada. e ja foi emitido uma carta precatoria,com orde de prizao . mais ate agora nada ja tem quase 2 anos q sao os procedimentos. como ele disse q nao pagaria pe sao ha posibilidade de entra , com pedido de pensao contra os pais dele .as crianças ja estao grandes e ele nunca prestou nenhuma acistencia as fihas.

  223. Avatar

    Boa noite!
    Minha filha irá completar 24 anos em abril de 2013. Ela trabalha e estuda o terceiro ano de faculdade. Fará o quarto ano de faculdade em 2013.O pai dela já avisou que vai suspender o pagamento da pensão dela, mesmo ela ainda não tendo terminado a faculdade, alegando que ela trabalha.Ela paga um valor alto de faculdade e a retida da pensão dela, vai fazer falta. No entanto se ele tem esse direito, vamos respeitar. Mas, gostaria de saber se isso é correto? Pode me ajudar esclarecendo essa minha dúvida?
    Desde já agradeço antecipadamente.
    Atenciosamente,
    Maria

  224. Avatar

    Boa tarde! eu tenho 3 filhos pequenos, cada um deles são com mulheres diferentes. só que uma delas me colocou na justitça. eu queria saber até quantos posentos do meu salario para dividir para os meus 3 filhos.

  225. Avatar

    Meu esposo paga uma pensao para sua filha de 14 anos do 1º casamento.A familia da mae tem otimas condiçoes financeiras.Hoje ela reclama do valor, que é um salario minimo atual – o acordo foi em 1999- a menina não vem visita-lo,não passa ferias, nem final de semana com ele.O que devemos fazer? Hoje somos casados a 8 anos,e temos dois filhos, nao temos boas condiçoes para ampliar o valor,como podemos fazer?

  226. Avatar

    olá,desejo obter informaçoes sobre como é calculado o valor da pensao. e caso o pai nao pague a pensao, mais pague escola, cursos, roupas entre outros, como isso pode ser abatido ou se além disso o pai ainda deve pagar a pensao? Pois tenho um primo q foi preso por falta de pagamento de pensao, contudo ele paga tds as despesas importantes da menina, só q a mae e advogada, mora com um advogado, tem uma renda boa e ainda consegue arrancar td do pai sem dar direito de defesa a ele. há, importante tb é q ela abandonou o lar e foi morar com outro e a justiça ainda dá direitos a ela. como pode isso acontecer? desde ja, muito obrigada

  227. Avatar

    olá, preciso muito saber como se procede para regularizar a situação de uma pessoa que se separou a um ano e paga escola, alimentação e vestuário para o filho sem reconhecimento da justiça,a que órgão essa pessoa deve procurar primeiro? já que a mãe da criança não toma iniciativa, o que este pai deve fazer?

  228. Avatar

    Ola, tenho uma filha com minha ex namorada, que virou união estável ao constatar a gravidez, após o nascimento da menina a 10 meses atras, o relacionamento acabou, agora ela continua na minha casa, não quer sair, eu quero a guarda da menina e que ela saia, como proceder?

  229. Avatar

    Tenho uma filha de 3 anos fora de uma união instavel, ela recebe pensão de 30% de seu salario mais ele se aposentou,quero saber se ele sendo aposentado tem de pagar os 30% também de seu 13ºagora aposentado?

  230. Avatar

    meu filho separou e agora ele tem uma filha de 6 aninho quero saber quanto porsentode pesam ele tem pagar ele ganha 1700,,,tem pagar ate pensam de ferias tam bem ela quer cartam de credito dela que ela gastou tam bem tem que pagar ela 540 reas

  231. Avatar

    Ola tenho um filho de quatro anos.. e meu ex e eu tinhamos um acordo… ele quase nunca pagava.. ja ficou um ano sem pagar pois estava desempregado.. eu não o cobrava…
    depois fomos regularizar um valor perante a justiça.. não tinhamos discussoes sobre isso.

    em agosto/2012 depositou metade da pensao.. e desde entao esta sempre atrasando metade.. pois paga o q devia no mes anterio e nao paga o valor todo do mes…
    ele saiu do emprego novamente… e nao tem mais como depositar o atrasado e nem o do mes correspondente. E todo mes tenho que ficar pedindo e brigando..

    ele diz para eu chamar a policia…

    quais atitudes que devo tomar? e o que poderá acontecer?

  232. Avatar

    Boa Noite!
    Tenho uma filha de 5 anos com meu ex marido e recebo so 20 por cento de pensâo alimenticia do salario dele minha duvida é? Posso pedir aumento de 30 por cento sendo que no momento a mensalidade da escola também tem aumentado e não tenho nenhuma outra ajuda do meu ex marido somente a pensão.

  233. Avatar

    Uns 3 anos atras meu ex marido foi preso por nao pagamento de pensão ai eu negociei e dividir pra ele pagar aos pouco e nisso ficou ele nunca me pagou o dinheiro q ficou pra tras .Eu ainda posso recorrer pra receber o resto do Dinheiro?

  234. Avatar

    GOSTRIA DE SABER QUE DIREITO EU TENHO, JA´GANHO UMA PENSA~ALIMENTICIA DE 15 POR CENTO, TENHO POBREMA DE SAUDE, NAÕ POSSO TRABAHAR, TENO SERIO PROBREMA NOS OSSOS, TENHO 63 ANOS, VIVI COM ELE 38 ANOS DE CASADO COM COMUNHAÕ UNIVERSAL DE BENS, ELE RECEBE 6MIL REAIS ELE E APOSENTADO, E VIVE COM A OUTRA A 2 ANOS, ELE QUE LAGOU A CASA. MAS O QUE ELE ME DA NAÕ DAR PARA AS DESPEZAS, ELE TIROU MEU PRANO DE SAUDE DA ENPREZA, COMO QUE FAÇO PARA VOLTAR MEU PRANO DE SAUDE POIS VIVO DOENTE E NAÕ TENHO COMO PAGAR HOSPITAL, NOSSO PRANO DE SUDE COBRIA TUDO. EU POSSO TER MEU PRANO DE SAUDE DE NOVO/???

  235. Avatar

    ola meu filho ja e registrado opai asumil agora depois de 13 aons ele quer fazer o dna quero saber se e posivel e se provado ao contrario se ele pode requere de volta aquilo que ja pago e que eu tenho que devouver por favor responda o mais rapido posivel

  236. Avatar

    oi,sou servidor municipal de uma cidade mais moro em outra, a cidade que trabalho não quer pagar auxilio transporte, e quando falto descontam no meu salário, mais como vou trabalhar se não pagam minhas pasagens. com posso requerer essa passagéns

  237. Avatar

    OLÁ…GOSTARIA DE SABER SE EXISTI PAGAR 13° COMO PENSÃO? SE QUEM PAGA A PENSÃO TIVER BENS ADQUIRIDOS ACIMA DO QUE GANHA,MESMO ESTANDO EM OUTRO NOME,PODE PEDIR O AUMENTO DA PENSÃO? O QUE FAZER ESTOU CONFUSA QUANTO A ISTO…GRATA.

  238. Avatar

    minha filha ten dezeseis anos e foi morar com o namorado os avôs é que paga a pensão porque o pai dela ta em são paulo e eles nao quizeram dar o indereço dele por isso o juiz disse que quem ia pagar era eles so paga 93 reais e ainda atraza o dinheiro é pra colocar no final do més mas as vezes eles coloca no começo do més seguinte ae ten vez que ela diz que ja colocou ae minha filha termina perdendo um pagamento nao sei se ela ainda ten direito eu queria saber e ela continua estudando mim explique por favor obg

  239. Avatar

    quero ir 15 dias de ferias com as minhas filhas mas o pai delas diz que nao tenho direito a elas mas na ata nada fala soubre isso alem disso eu tenho a guarda delas ele nao paga a pensao de alimentos e alen disso passou para a conta dele os abonos das filhas ja pus uma açao en tribunal por falsas declarações visto ele ter dito nao receber fundo de desenprego e a verdade e que esta a recebelo

  240. Avatar

    tenho um filho de 5 anos e o Pai parou de trabalhar e está em atraso com a pensão, isto vem sendo constante… mudança de empregos, não para mais em empresa nenhuma, eu posso solicitar ao Juíz o desconto da pensão do Avô, que o Avô seja responsável até o Pai voltar a poder a pagar a pensão novamente ?

  241. Avatar

    ola estou morando com um rapaz que tem 2 filhos de um outro relacionamento foi determinado pelo juiz que ele desse 33% de pensaõ como as crianças estao no convenio medico da impresa o juiz determinou 30% para os filhos gostaria de saber c tem como abaixar um pouco a pensão pois a mãe das crianças trabalha tem um novo companheiro que também trabalha ela ficou na casa com todos os bens do casal enquanto meu marido mora de favor no quintal da vó e esta reformando uma casa, estamos comprando tudo de novo pois não tinhamos nada e no momento eu estou desempregada,gostaria que pudesse me esclarecer.

  242. Avatar

    boa tarde! estive em um relacionamento muito curto, que após me separar soube que ela ficou gravida, e dizendo que o filho era meu pedi o exame de DNA e um numero de uma conta para poder estar ajudando com que pudesse. Não ouve interesse em nenhuma das vezes que pedi. A criança nasceu e já esta com uns 7 meses e agora ela que me acionar na justiça. Como devo agir?

  243. Avatar

    Boa tarde
    O pai biologico da minha filha não lhe dá qualquer assistencia desde 2008, meu marido é quem cuida dela desde seus 4 anos, hoje ela tem 11 anos mas, infelizmente, ele não pode colocá-la como sua dependente por não ser o responsável legal por ela. O que podemos fazer para ele se torne o responsável legal? Abraços

  244. Avatar

    Prezado colega, li seu texto e achei muito interessante posto que direcionado ao publico. Me corrija se eu estiver errado mas prestaçao de contas somente o menor beneficiado pela pensao possui legitimidade ad causam para postular, entao fica meio que impossivel o mesmo postular contra sua guardia, ja que a mesma é a responsavel legal da criança: entendo que seria a guardia(o) pedindo prestaçao de contas dele mesmo !? O que acha a respeito?

  245. Avatar

    olá..
    eu sou rosana tenho 18 anos.
    meus pais se separaram a 2 anos e meio desde de quando eles se separaram eu recebo uma pensão no valor de 300,00
    reais. a minha pergunta é o seguinte nao moro com o meu pai e nem com minha mae mas minha quarda esta nas maos da minha mae. o meu pai que paga a minha pensao eu moro com um companheiro mas nao sou casada em papel estou gravida. queria saber se eu perco a minha pensao mesmo sem ser casada em papel?? só que eu ainda estudo e pretendo fazer uma faculdade como fica a minha situação?? quais sao os meus direitos?? eu tenho direito a 13°, férias adicionada na pensao?? se possivel responder e me mandar por email o mais rapido possivel agradeço desde já!

  246. Avatar

    Eu estou desempregada a 3 anos e tenho uma filha, meu marido tem uma filha de outro de umrelacionamento. Ela trabalha e meu marido nao esta pagando pensao porque paga todas as despesas e ainda esta fazendo uma casa. A pensão estipulada foi de 16%, tem como reduzir?

  247. Avatar

    tenho3filhos com minha ex esposa estivemos separados ai ela entro cm pedido de pençao estava pagando tudo serto ai nos voltamos a morar junto agora tem 3 anos juntos ai separamos tenho q pagar o tempo q estavamos morando junto

  248. Avatar

    Boa tarde; estou em processo de separação e a outra parte pediu 30% de pensão, só que tenho já uma dívida acordada com um banco no valor +- 10% do meu salário.
    Pergunta: o valor da pensão é sobre o salário bruto ou líquido.

    Meu filho de 18 anos, que ainda não esta trabalhando, só estudando vai ficar comigo, juntamente com a filha dela( minha enteada), também de maior e minha neta.
    Se a outra parte tiver sustento própio, posso negociar a redução desta pensão.
    O filho caçula quer ficar comigo, mas a outra parte esta convensendo ele a ficar com ela.

  249. Avatar

    Boa tarde!
    Preciso de uma informação…
    Meu pai se separou da minha mãe, foi determinado pelo juiz que meu pai pagasse a pensão alimenticia e que minha mãe vendese um imovel no prazo de um ano que esta no nome de meu pai para sim ser dividido entre ambas as partes e o mesmo comprar outro imovel para morar. Meu pai pagou 3 anos de pensão, só que por motivo financeiros meu pai parou de pagar a pensão, minha mãe não vendeu a casa e meu pai tem de pagar um valor para locação de um imovel que mora. Sendo assim deixou a casa pra minha mãe, tendo na casa um aluguel de 300,00 mensais, uma garagem para 4 carros que parte esta alugada para uma moto valor 100,00 e outra parte um salão de beleza que ela tira um valor extra alem dos 3 dias na semana que ela trabalha. Agora minha mãe entrou na justiça para receber as pensões em atraso sobre pena de prisão. Nesse caso meu pai consegue reverter essa situação? De que maneira? Deixando claro que eu sou a filha mais velha, sou de maior casada, a pensão e da minha irmã casula de 15 anos. Por favor me tire essa duvida. Obrigada!

  250. Avatar

    Estivi em um relacionamento de dois anos e deste,tenho filho de um mes,aos oito mese de gravidez ele me deixou por outro relacionamento.Assim que nos conhecemos,ele começou trabalhar em uma determinada empresa e está se desligando da mesma.gostaria de saber se tenho direito tambem a parte desta idenização.

  251. Avatar

    meus filhos ja são maiores e ja se sustentam sozinho mas continuo pagando pensão tire minha duvida posso recorrer pra ser resarcido desse tempo que pago a pensão sendo eles de maior e não mais dependente do pai desdeja te agradeço muito obrigado

  252. Avatar

    Boa noite
    Meu marido abandonou o lar após ter encontrado uma moça pela net e fugiu para o Brasil. Estivemos casados 34 anos. Na ação do divórcio, a juiz achou que pelo menos o apartamento de habitação da família ele deveria pagar já que foi herança de minha mãe e nele habitou sem pagar nada. Antes de partir para o Brasil ele fez uma dação ao Banco e neste momento, não tenho condições de pagar a casa e posso ser despejada. Como posso fazer, para fazer valer os meus direitos no Brasil e obriga-lo a pagar aquilo que afinal foi um roubo ao património familiar, e que na ação de divórcio a juiz exigiu que fosse assumido por ele?
    Muito Obrigada.

  253. Avatar

    Olá, tive um relacionamento de dez anos,quando ele soube que estava grávida,nos abandonou. Após o nascimento da criança ele se aproximou dela,nunca pagou pensão ou ajudou financeiramente com nada,nunca tive condições financeiras,sofri muito para cria-la. também nunca pedir pensão, pois tinha medo de suas ameaças,hoje ela já esta no ensino médio, e vejo que não vou ter condições de arca com todas as despesas.Por isso quero saber se ainda posso requerer na justiça. Ela hoje esta com 14 anos, e é registrada com o nome dele.

  254. Avatar

    Minha filha vive maritalmene há9 anos. tem um filho de 6. Já passou por muitas situações de constrangimento moral e psicologico, por conta de atitudes do marido fora do casamento, Ela nunca trabalhou, mesmo antes de se casarem, ele sabia e concordava. Hoje a situação entre els está muito difícil, por conta do comportamento dele fora de casa. Ela sofre com depressão, não sai de casa, não tem roupas, ele não compra, não tem assistencia médica(ele só paga ao filho) ele é militar e nunca disse se ela tem direito ao convenio dele ou não. É um bom pai, paga escola particular e participa na educação. Ele simplesmente acha que ela tem que voltar p/acasa da mãe. Só que também estou numa situação financeira di´ficil, minha mãe é cadeirante, não tenho um quarto para acomodá-los, nem sequer colocar um guarda-roupas. O menino tera que ficar sem muitos brinquedos, pois não temos onde por. O que ela deve fazer, ou pode? Gostaria que viesse morar perto de mim (ela mora em outro municipio, não tem amigos, vive só), mas num lugar para ela e o filho. Ela pode pedir uma pensaõ para o filho e para ela? Pode exigir que ele paga um aluguel p/ela morar. Ele quer ficar na casa e disse que não vai pagar aluguel algum. Agradeço se puder responder,Rosemary

  255. Avatar

    Boa tarde!
    Vivo com uma pessoa há 16 anos,compramos uma casa há 4 anos, só que a documentação da mesma é de compras e vendas e ele se confia muito neste documento dizendo, que se eu entrar na justiça ele diz que devolveu ou vendeu a casa,há 12 anos atrás abrimos um loja no centro(predio é alugado), veja minha situação não trabalho mais nesta loja, pois ele colocou a amante q na loja e mim tirou, assumi ela para todo mundo dizendo que está separado, realmente,nós não temos mais relação nenhuma, mais ele continua dormindo na minha casa e não que sair, como devo agir, tenho três fihos de menor em relação a pensão ele diz que eu vou ser prejudicada,pois ele é cabo da PM que e da polícia que vai mim dar a pensão e não desta loja onde ele tem 8 funcionáris só que 6 de carteiras assinadas, quais os documentos que e preciso ter
    provas que ele assumir outra família etc.

    OBRIGADA.

  256. Avatar

    oiii boa noite,tenho um filho de 3 anos e meio sou mae solteira,o pai do meu filho nunca deu nada e nem ajudou com nada, agora manda mensagens querendo buscar o menino, e fala q quer legaliza mas ele quer so na conversa nao resolve no juiz,mas nao aceito pois ele ja fez tanta hora comigo falando q ia pagar ai eu deixava ele levar e acabava nao pagando e nem procurava mas o meu filho,hoje namoro um pessoa q meu filho considera como pai penso muito no meu filho pois ele nem lembra do pai verdadeiro entao penso q ele vai ficar confuso,por isso queria resolve legalmente no juiz pois tbem nao confio no pai biologico , penso q ele nunca fez questao porq agora ele quer dar uma de paizao ,agora q estamos bem e estou construindo minha vida me ajuda me orienta o q faço estou sem saber como fazer e o q fazer o q ele tem direito, o q eu posso proibir e ter q aceitar

  257. Avatar

    se o pai da criança tem mais dois filhos q recebem pensao alimenticia e eu vou entrar cm um pedido pelo meu filho(ou seja a terceira criança dele!!!!o valor de 33% sera dividido entre os tres ou sera 33% para cada uma das crianças???
    obrigada

  258. Avatar

    Ola pago pensao des dos 6 mes de jestaçao mais nao quero ver meu filho por questoes pessoais e estou me desligando da empresa gosytaria de saber tambem se devo tirar augum valor a ele do que receber ou posso continuar apagar o valor atual al mes ?

  259. Avatar

    bom dia!gostaria de saber sobre mudar valor de pensao,meu marido tem uma filha de 15 anos,antes do nosso casamento ele paga 33%do salario minimo.mas ele ganha um salario e nos temos um filho de 9 anos e agora eu estou gravida.eu nao trabalho e ta ficando dificil a situaçao.é posivel diminuir esse valor.obrigado

  260. Avatar

    gostaria de saber meu ex marido paga pensão para meus filhos no valor de 55% de um salario que da 342,00 ele tem mais duas filhas que ele paga 250,00 reais mais e um acordo entre eles e as filhas dele tem uma de 15 anos e uma de 17 que agora em fevereiro vai fazer 18 anos, esse dias ele veio atraz pra conversarmos sobre o valor da pensão ele quer abaixar para 200,00 reias sem reajuste ele veio com um papel pra mim assinar mais eu não assinei ele disse pra mim se ele for ao fórum ele vai pagar 15% de um salario pra mim e mais 15% de um salario para a outra família dele gostaria de saber se ele pode fazer isso e outra cois ele so paga a pensão não visita os filhos dele, não procura me aniversario, natal , ele tem outra mulher, tem casa própria dois carros, ele alega que quando ele trabalhava ele recebia por fora e dava pra pagar, agora o serviço dele mudou pra mais perto e cortaram o por fora que ele recebia,o salario dele é 784,00 reias ele disse.. no papel do juis que foi dado a centença estava escrito que se ele viesse a ter um emprego ele pagaria 25% de um salario… me ajudem SIMONE

  261. Avatar

    Boa noite, tenho varias questões que eu gostaria de saber como funciona. A conciliadora estimou o pagamento de 45% do salario minimo vigente, so que o pai do meu filhonão paga a pensão desde Setembro de 2011, em Fevereiro de 2012 fui a vara de familia e fiz o comunicado, lá me disseram que só poderiam contar apartir de Novembro de 2011.
    fizeram o pedido de execução de alimentos so que ate agora nada foi feito, ele ja entrou e saiu de varios serviços. mas não faz o pagamento. ele não ve o filho nem liga pra saber como ele está? Gostari de saber: Já estamos em 2013, desde quando ele deve pagar a pensão? e se ele tem direito de visitar ou pegar meu filho? Se ele for presso a divida expira? Desde ja agradeço a atenção

  262. Avatar
    claudia cristina da silva

    Meu ex marido paga 300,00 para meus 4 filhos mas não ouve pagto de agosto e dezembro quando posso pedir a prisao dele, ele não vê os filhos como determinado e não faz questão, posso pedir na justiça que não veja nunca mais? pois se continuar assim vou ter que para consultas com psicologo?

  263. Avatar

    Resumo dos Fatos:

    Companheiros desde 17/06/1995 conforme documento de união estável até o período de Janeiro de 2010, quando ocorreram adultério e abandono de lar (o qual não foi comunicado e nem explicado as suas 02 filhas menores), devido envolvimento com colega de trabalho, hoje considerada legalmente sua esposa desde 11/06/2011 somente no civil (véspera do aniversário de sua filha Gabriela), as quais ficaram aos cuidados de sua ex- companheira de 15 anos. Após esta data o pai mantém contatos aleatórios com as filhas ( via telefone ou as filha comparecem ao seu local de trabalho), pois sua atual esposa conforme afirma o alimentante não está de comum acordo com a participação de suas filhas em seu novo convívio familiar, muitas vezes ocasionando momentos constrangedores as crianças ( exemplo Almoço de Natal de 2010, as quais foram excluídas com a ausência da mesma assim que as crianças chegaram na companhia do pai na casa da avó paterna onde a mesma os aguardavam indo embora e impondo ao pai a sua retirada também e na passagem de final de ano de 2011, no qual o genitor não compareceu e nem se comunicou via telefone com as filhas, não ocorre visitas pessoais em ambas residências), pois sua esposa não concorda e alega conforme o alimentante não gostar do convívio com a enteada (Juliana) do mesmo podendo neste caso ocasionar Alienação Parental. Mantemos um acordo verbal de pensão no valor de R$300,00 (Trezentos Reais) e atende algumas solicitações das filhas isso quando não alega não ter condições financeiras, sendo que o mesmo mora na casa dos sogros, não possui automóvel sua esposa trabalha na mesma empresa em outra unidade com a função de analista de crédito ( com bom salário), não colocou suas filhas no convênio da empresa alegando prejuízo ao utilizá-lo, porém a menor Gabriela precisou de tratamento odontológico e alérgico com otorrinolaringologista, pois possui renite alérgica. Em Julho/2010 sofreu acidente onde ocorreu o dilaceramento do calcâneo, tendo que sofrer cirurgia urgente ( Hospital Público) e uma recuperação de 03 meses em cadeira de rodas. No ano de 2012 ocorreu uma nova cirurgia para retirada da placa, sendo que o pai só compareceu devido à mensagem enviada pela cunhada.
    O alimentante diz ter um salário de R$ 1.200,00 + Vale Alimentação (que não é descontado percentual em folha de pagamento) + Vale Transporte+ Convênio Médico.
    A ex-companheira trabalha em órgão público desde setembro/2009 recebendo na data atual salário de R$934,86 +Gratificação de difícil Acesso+Vale Transportes+Vale Alimentação e Refeição+Abono complementar, o qual é empenhado nas despesas domiciliares (Prestação do Apartamento, Condomínio, Energia, Calçado, Vestimenta, Refeição, Filhas, Remédio (Hipertensa), Hormônio, pois não possui tireóide para sua fabricação devido a vários tumores e possibilidade de CA; possuindo também empréstimo consignado adquirido em período de união no valor de R$ 257,00 (até 2015) e financiamento (FIES) pela caixa econômica no valor de R$ 293,00 ( graduação em Biologia e licenciatura ).

  264. Avatar
    erika pereira de carvalho

    o pai do meu filho trabalha sem registro na carteira quanto ele tem que pagar de pensão.eu sei que ele ganha mas de 3 mil por mês mas não tenho como provar ele só paga 200 por mês e não me ajuda em mas nada o que posso fazer.obrigado

  265. Avatar

    Estou entrando com processo agora pedindo revisao da pensao dos ultimos 5 anos e aumento da pensao agora
    Minha filha fez agoara 18 anos, eu posso entrar com processo ou apenas ela pode entrar pq ja e maior?

  266. Avatar

    Completei 18 anos e concluí o ensino medio ano passado (2012)e agora queria saber se esse ano já perco o recebimento da pensão pois já completei maioridade e não estou fazendo faculdade ainda…. porém não é somente eu que recebo a pensão alimentícia…
    O recebimento é requerente a mim e minha irmã que completou 12 anos em dezembro de 2012.

  267. Avatar

    Ola…
    Meus esposo tem 1 filho para qual pagava pensão, porem ele abriu mao da guarda do filho, para que o mesmo pudesse receber uma pensão da avó que faleceu!!!
    Gostaria de saber se ele abrindo mao da guarda do filho, ele nao precisa mais pagar a penção???

  268. Avatar

    ola, gostaria de saber como fica esse caso,meu marido tem 3 filhos fora do nosso casamento e mais 2 comigo , sendo que esses 3 filhos são toods com mulheres diferentes,então 3 familias ele tem q pagar um valor q da quase o salario todo dele e os meus como ficam?? ficams em sustento? obrigada

  269. Avatar

    Pago pensão alimenticia para minha filha que hoje esta com 24 anos preste a completar 25.
    Ela já se formou na faculdade em 2011 e trabalho ha alguns tempo…
    Como devo proceder para suspender o pagamento desse beneficio sendo que ela já se sustenta e até está pensando em se casar nesse ano 2013.

  270. Avatar

    demorei 11 anos para por o pai da minha filha na justiça
    porem quando o fiz ele estava com processo trabalhista contra a firma em que trabalhava, alegou a juiza que só poderia pagar R$100 por mes…eu aceitei (pois o valor seria para que ele tivesse um compromisso com ela) , eu trabalho mas ele nunca se responsabilizou.só que ele só pagou uma vez em outubro/2012 e agora nem atende as ligações dela.não sei o que fazer.pois ela gosta dele e se eu cobrar o valor na justiça e ele for preso…e se eu deixar pra lá depois de tanta exposição na defensoria…afinal ela é filha ele precisa se comprometer, antes disso ele nunca deu nada a ela .

  271. Avatar

    TENHO SETE FILHOS DO MESMO PAI FUI JUNTA COM ELE A VINTE ANOS TA FAZENDO UM ANO Q ELE FOI ENBORA COLOQUEI ELE NA JUSTICA PRA PAGA PENSAO ELE FICOU BRAVO COMIGO DIZENDO Q FUI PILANTRA COM ELE POR NAO AVISA ELE FIZ PELOS MEUS FILHOS

  272. Avatar
    Tania ,Regina de Souza Matos

    meu filho tem um filho com uma moça e paga a pensão convenio medico ,vestuario e as outrs nessecidades da criança . Gostaria de saber se ela requerer revisão da pensão ele tera de pagar mais ? Ou se ele gardar recibo dos gastos que tem com a criança podera livra-lo de pagar valor maior de pensão,pois ele tem gastos com cursinho ajuda em casa e outros ,como pode fazer?

  273. Avatar

    Tenho uma filha q faz 21 anos em junho e pago faculdade a mesma. Tenho uma outra q faz 18 anos em julho e não faz faculdade. Eu trabalho e a mae delas tem um salão – não fomos casados. Gostaria de saber o seguinte: qual seria minha obrigação maxima em termos de percentual para as meninas? E se a menor entrar na faculdade, o percentual mudaria?

  274. Avatar

    OI O PAI DO MEU FILHO MAIS NOVO NÃO TRABALHA REGISTRADO MAIS GANHA MAIS DE 3 MIL REAIS MAIS ELE SO PAGA 200 POR MES E MAIS NADA COMO POSSO FAZER PARA QUE MEU FILHO RESEBA TODOS OS DIREITO DELE; POR QUE EU TAMBEM TENHO MAIS DOIS FILHOS DO MEU EX MARIDO QUE TAMBEM PAGA SO 100 DE CADA UM E AS DEMAIS DISPEÇAS FICA TUDO POR MINHA CONTA

  275. Avatar

    o pai do meu filho deixou de pagar a pensão alimenticia do meu filo logo no começo quando meu filho nasceu ele dava 600 reais depois ele passou a dar 500 reais depois ele passou a dar 300 reais agora ele não quer dar mais nada eu quero jogar ele na justiça mais não tenho como provar a renda fixa dele e ele tem 8 filhos fora o meu eu quero saber se eu jogar ele na justiça quanto o meu filho vai ganhar ?

  276. Avatar

    Olá, o pai da minha filha tem mais dois filhos, sendo que um desses filhos mora com ele agora. Como é estabelecido o valor da pensão nesse caso? O filho que mora com ele conta na divisão dos 30%? Os 30% é dividido entre os 3 filhos (mesmo que um mora com ele?)ou somente entre os 2 que não moram com ele?

  277. Avatar

    Oi tenho um filho de quatro anos sempre arquei com todas as despesas desde alimentação escola, lazer, vestuario, remédio enfim nunca coloquei o pai dele na justiça e o dinheiro que ele paga de pensao todo mes é 100.00 Reais. Enquanto. o salário. mensal do mesmo é de 3.200.00 reais. Quanto ao certo. meu filho teria. que receber?

  278. Avatar

    Tenho uma duvida! Estou cursando o ensino superior,paguei o valor integral até ano passado. Porem meu pai parou de pagar por um tempo, então para não parar de estudar fiz um financiamento. Agora ele quer parar de pagar a pensão. Minha duvida é se porque eu tenho o financiamento não tenho mais direito a pensão?

  279. Avatar

    MEU MARIDO TEM UMA FILHA QUE COMPLETARÁ 18 ANOS EM ABRIL,ELA FICOU GRÁVIDA,E JÁ TEVE O FILHO,ELA NÃO SE CASOU E NEM SE EMANCIPOU,MORA COM A MÃE DELA E OS AVÔS.NÃO ESTÁ ESTUDANDO NO MOMENTO.MEU MARIDO TEM A OBRIGAÇÃO DO PAGAMENTO DA PENSÃO.
    OBRIGADA…

  280. Avatar

    Meu marido tem 3 filhos do primeiro casamento,a ex mulher dele trabalha e arrumou outro marido ele paga dia 5 600 reais,dia 20 200 e ainda da o cartao de alimentacao no valor de 250 isso e correto?Se ele for na justica ela ganha mais ou menos?

  281. Avatar

    tenho um filho de 19 anos q já terminou os estudos e não faz faculdade.cortei por conta propria a pensao pela metade, pois tenho um filho de 2 anos do segundo casamento e ela também ja casou novamente.fiz mau em cortar 50%? pois queria deixar de pagar a pensão.

  282. Avatar

    olá, tenho uma filha de 03 anos a mae veio levou minha filha pra outra cidade falando que ia passar o natal e eu ano novo, fui busca-la pra passar o ano novo,mas á mae nem se quer me passou endereço, minha filha quando eu e mae moravamos na mesma cidade ficava mas comigo, agora a mae foi embora e levou minha filha, e ta evitando minha filha de mim de todo jeito, não sei por qual motivo, pois sempre fui um pai dos mas grudados com minha filha, inclusive estou sofrendo demais longe da minha filha, me dou quando as vezes consigo falar com minha filha pelo telefone, ela falando” pai me buscar quero ir pra ai, mas minha mae não deixa” por favor me ajude, vou entrar com o pedido de guarda, pois a mae não tem condiçoes moral de cuidar da minha filha,infelismente é mal exemplo para minha filha, estou sofrendo demais com a falta da minha filha, não aguento mas ver fotos dela, que choro de saudade. tenho boas provas contra a mae da minha filha! peço que me informe a melhor maneira de agir!

  283. Avatar

    Oi,separei do meu marido ja tem um tempo,moro numa casa que ele mesmo alugou que custa 650 reais,ele não da nada para meu filho que tem 6 anos,pago dentista,convenio,baba,transporte escolar para ele,ele para se vingar de mim,não quer mais contribuir com o aluguel,que ele paga apenas 500 reais desse aluguel.
    Ele e motorista de onibus,e tem um salario de mais ou menos 2 mil reais,e faz muitas horas extras.
    Tem mais 2 filhos fora do casamento,sendo que 1 ja tem 19 e ele não paga mais pensao,e tem um outro da idade do meu filho.
    Gostaria de saber quais são os direitos do meu filho na pensão,e quanto deve receber por direito,por favor me ajude a tirar essa duvida,porque não posso e nao tenho condiçoes de mudar de casa nesse exato momento,e ainda mais ele esta perto da casa da baba.

  284. Avatar

    Oi,separei do meu marido ja tem um tempo,moro numa casa que ele mesmo alugou que custa 650 reais,ele não da nada para meu filho que tem 6 anos,pago dentista,convenio,baba,transporte escolar para ele,ele para se vingar de mim,não quer mais contribuir com o aluguel,que ele paga apenas 500 reais desse aluguel.Sendo que todas as despesas da criança fica so na minha responsabilidade.
    Ele e motorista de onibus,e tem um salario de mais ou menos 2 mil reais,e faz muitas horas extras.
    Tem mais 2 filhos fora do casamento,sendo que 1 ja tem 19 e ele não paga mais pensao,e tem um outro da idade do meu filho.
    Gostaria de saber quais são os direitos do meu filho na pensão,e quanto deve receber por direito,por favor me ajude a tirar essa duvida,porque não posso e nao tenho condiçoes de mudar de casa nesse exato momento,e ainda mais ele esta perto da casa da baba.

  285. Avatar

    Ola, eu tenho um filho de 6 anos e ele fica comigo durante o dia de segunda a sábado e com a Mãe a noite e no domingo comigo. Eu queria saber se a pensão abaixa ou não. E eu estou casado com outra mulher e ela vai se casar. Ai eu queria saber se eu posso diminuir este valor.Obrigada

  286. Avatar
    geruza araujo leite

    fui obriga pelas circunstancias minha filha se separou e cuidou daos filhos durante uns 3 anos e meio apos a separação meu ex gero pagava o aluguel da casa que ela morava com os filhos e assim ela vivia quando de uma hora pra outra ela decide dar os filhos para o pai meu ex gero so que neste fato existe um agravante o sogro da minha filha pai do meu ex gero é pedofolo ele no passado dele abusol de um dos filhos mais a mãe não fez nada e minha filha sabia que o sogro errá e continuava a mexer com crianças mesmo sabendo que o sogro erra e é pedofolo minha filha deixou os filho com meu ex gero que ainda morra ate hoje na casa do pai por a mãe dele já se separou do pai o que aconteceu é que as crianças estava na guardo do meu ex gero e no dia 17 de março minha neta de hoje com cinco anos disse que o avô fez ela chupar o pipiu dele ai fiz tudo que a justiça permite estou com as crianças são dois ela de cinco anos o menino de 8 anos o juiz ja me deu a guarda provisoria ai entrei com o pedido de pensão alimentícia para o pagamento ser feito em 10 de outubro de 2012 e ate agora eles não pagaram nada e meu gero disse que ele não foi citado e por isso não vai pagar nada e antes do juiz determinar o valor so que no dia que dei entrada que foi em setembro de 2012 o juiz determinou um valor de 300 reais tanto para minha filha quanto para o meu ex gero so que nem um esta pagando agora no dia 26 de fevereiro de 2013 eu tenho uma aldiencia com o juiz e com eles são duas uma com minha filha e outra com meu ex gero gostaria de saber como eu devo ajir por que meu gero me disse hoje que ele não vai a aldiencia nem uma por que ele não foi citado estou sem recursos tenho meus dois filhos meu esposo esta nervoso ao estremo por que nem nossa filha nem o ex gero estão ajudando na questão financeira dos filhos tudo é meu esposo e eu não tenho como sair para trabalhar por com quem deixo os dois pequenos meu filho teve que arrumar um emprego para poder ter como se vestir e compras as coisas para ele e tem a minha filha de 12 anos preciso de uma orientação

  287. Avatar

    eu tenho uma filha ela tem 16 anos ,ela ganhou em nenem tem 2 meses,o pai da criança e cobrador de van não tem emprego de carteira assinada ,se ela colocar ele na justiça e verdade que tem que pagar 50% POECENTO do salario minimo,ate ele arruma um trabaalho fixo.obrigado

  288. Avatar

    eu tenho uma filha ela tem 16 anos ,ela ganhou em nenem tem 2 meses,o pai da criança e cobrador de van não tem emprego de carteira assinada ,se ela colocar ele na justiça e verdade que tem que pagar 50% POrCENTO do salario minimo,ate ele arruma um trabaalho fixo.obrigado

  289. Avatar

    tenho 15 anos e meu pai me da apenas 100,00 de pensao desde quando eu nasci minha mae nao liga pra isso porque ela me da uma outra quantia q me ajuda , eu queria saber quantos a minha pensao poderia aumentar com o aumento do salario agora?

  290. Avatar

    OLa…antes de se casar comigo meu esposo teve dois filhos, uma de 05 anos e um de 2 anos. Agora nós temos uma filha de 1 mes. Ele nao tem salario fixo, pois, é autonomo. Gostaria de saber quanto ele tem que pagar de pensao para esses 2 filhos?

    Obg..

  291. Avatar

    Tenho um filho de 5 anos e o pai nunca pagou nada para meu filho……Gostaria de saber se eu pedir pensão alimentícia ele deverá pagar desde qdo meu filho nasceu ou será a partir do momento que entrarei com o processo!!!!!

  292. Avatar

    tenho uma irmã de 16 anos e meus a emanciparam, para poder visitar seu marido na prisão ela tem uma declaração de união estável, meu pai paga pensão alimentícia a ela, ele tem que continuar pgando ou ele pode pedir o cancelamento da pensão

  293. Avatar

    BOA TARDE. MEU NOME É TATIANA TENHO UM FILHO DE 8 ANOS, O PAI DELE DEU 100 REAIS DURANTE UNS 6 MESES, E AGORA NÃO DEU MAIS NADA. LIGUEI PARA ELE DIZENDO QUE O COLOCARIA NA JUSTIÇA, ELE MANDOU QUE EU COLOCASSE E AINDA ME OFERECEU O NÚMERO DA CATEIRA DE TRABALHO, TENTANDO ME INTIMIDAR. SE ELE ESTIVER TRABALHANDO SEM CARTEIRA ASSINADA TEM A MESMA OBRIGAÇÃO DE PAGAR? COM ISSO ELE PODE TOMAR MEU FILHO?
    RESPONDAM POR FAVOR!!!

  294. Avatar

    É possível pedir que a conta do meu ex marido seja averiguada se ele disser que ganha um salário como autônomo e eu souber que ele ganha outro maior, mas sem ter provas disso? Ele diz ganhar 500,00 pra dar somente os 30% instituido no Fórum

  295. Avatar

    Oi bom dia.
    bom estou com uma duvida imensa, estou gravida de 4 meses e meio e estou separada do pai do meu filho, gostaria de saber se tem como eu entra com um processo contra o pai do meu filho por não ta me ajudando na gravideza, o quarto ta precisando de uma reforma e tem que compra berço, comoda etc…
    eu so ganho um salario minimo mas mal da pra pagar as minha dividas mensal e não tem como sair do meu emprego pra procurar outro.
    pelo o amor de deus se tiver como vc’s me instruir o que eu devo fazer eu agradeço muito.
    espero ansiosamente pela a resposta.

  296. Avatar

    Óla meu nome é Renan, por meio desde venho a fazer um breve comentário sobre minha mulher. Ainda não somos casados, porém, moramos juntos à um ano. Em relacionamento passados ela teve uma filha na qual o pai dela só assumiu ela por obrigação dos pais, durante uns dois anos e meio minha mulher recebeu a penção alimenticia em alguns meses e outros não.
    Quando ela mudou-se para a minha casa o pai da criança ausentou-se definitivamente em pagar-se a penção que foi estabelecida pelo juiz de canavieiras- BA, na cidade onde ela morava. Atualmente como estamos morando juntos eu assumo todos os gastos de alimentos, remédio da crinça isso já tem um ano. Somos do interior de SP, e minha mulher não tem ainda a guarda da criança e muito menos o pai dela, eu queria saber se tendo eu ela comigo e com a mãe posso ter direito a guarda dela? e o que devemos fazer?

  297. Avatar

    eu estou divorciado a 7 anos sempre paguei a pensão para os meus filhos,hoje morro no estado de Santa Catarina,e os mesmos no estado de São Paulo, juntamente com a responsável legal (mãe dos mesmos, e quando preciso ir ver eles tenho que ir ate o estado de são paulo (equivalente a 1000 km).como moro longe, eles estão passando as ferias escolares comigo. pelo período de 30 dias. queria saber se preciso pagar pensão neste mês?

  298. Avatar

    Ola tenho um filho de 4 anos pago 350,00 reais de pensao que foi requerido pela minha ex proporcionalmente a 56,27% do salario minimo nacional feito deposito em conta poupança sou registrado e minha ex quer descontado em folha para ganhar ferias decimo terceiro fundo de garantia e recisão caso seja demitido alem disso meu filho tem assistencia medica e odontologica e ajudo ainda com vestuario eu posso tentar requerir que que continue dessa mesma forma de pagamento pois foi ela quem solicitou e assim foi concordado mas agora ela quer voltar atras
    por favor peço uma orientaçao em relaçao a esse caso obrigado

  299. Avatar

    GOSTARIA DE SABER ASSIM MEU EX OI EMBORA DE CASA NAO FAZ NEM UM MES,E ESTOU NO APARTAMENTO,FIQUEI C MINHAS FILHAS,ELE OI EMBORA PQ TA C OUTRA MULHER,ABANDONOU O LAR,ELE TRABALHA REGISTRADO POREM É COMISSIONARIO,VENDE IMOVEIS NA PLANTA E GANAHA BEM,ELE PAGAVA TODAS AS CONTAS DE CASA,EU TRABALHO COMO MANICURE E OQ GANHO NAO DA NEM P MIM,SO TRABALHO MESMO DE SEXTA E SABADO,PQ NOS OUTROS DIAS NAO DA MOVIMENTO,O AP TA NO NOME DELE,O CARRO NO MEU SO Q ELE QM FICA,EU NUNCA PEGUEI NO CARRO ,FICAMOS CASADOS 7 ANOS,QUER DIZER UNIAO ESTAVEL,OQ EU POSSO FAZER,QUANTO MINHAS FILHAS VAO GANAHR DE PENSÃO,NAO SEI DE NADA,TO PERDIDA AGORA,MINHAS FILHAS JA ESTAO ME DANDO UM TRABALHAO PQ TODA NOITE CHORAM EGRITAM,TEM O SONO PERTURBADO E ELAS FICARAM AGRESSIVAS C TUDO ISSO…..me da uma orientaçao.

    obrigada

    renata

  300. Avatar

    eu me separei há pouco tempo,ficou determinado que eu ficaria com os domingos para curtir meu filho,mas a mãe dele está só inventando idas para o interior nos finais de semana para que eu nao fique com o menino,eu quero saber se ela pode fazer isso me tomar o direito de ficar com ele aos domingos.

  301. Avatar

    tive um relacionamento e dai nasceu minha filha,nunca morei com a mãe dela,a mãe da minha pediu 18%por cento de pensão agora após dois anos ela pediu revisão da pensão e esta me ameaçando que vai pedir 30%por cento,eu ganho $800,00 reais é descontado $200,00 reais de pensão e fico com $600,00 reais não vejo condição de dar mais do que o que já dou pois eu também preciso comer,gasto com combustível para ir trabalhar e etc…como vou trabalhar e viver com menos de $600,00 reais? O que devo fazer? pois a mãe da minha filha só pensa em dinheiro o que devo fazer?

  302. Avatar

    Minha filha tem pensão do pai,mas fez 18 anos e vai cursar a faculdade.Porém quer trabalhar,pois o valor da pensão não dar para para pagar a mensalidade da faculdade.Gostaria de saber se ela perde o direito neste caso?

  303. Avatar

    oi meu caso é complicado, á quase 7anos atras uma de nossas vizinhas deu uma menina para minha mae criar pois ela tava desempregada e eram mae solteira e nao tinha mais condicoes de criar a menina, ela tinha uns 7 meses. a mae dela tem mais tres filhos de outros pais mas nao é casada com nem um.A menina mora conosco desde entao, hoje ela tem 7 anos ja vai fazer 8. Eo pai dela que nunca procurou ela, resolveu agora pagar pensao e procurar a menina depois de todo esse tempo, mas ele nao sabe que a menina mora com minha mae. E minha mae nao tem a guarda da menina ela só mora conosco a 7 anos, a mae dela visita ela e tudo mais, mas o pai dela quer se aproximar agora. a minha pergunta é o que fazer, ele tem direito?
    agente corre o risco de perder a menina para ele se hoje ele resolver querer a guarda da menina?
    por favor me ajudem pois estou desesperada, amo aquela menina como se fosse minha filha, hoje tenho 21 anos sou casada, nao moro mais com minha mae mas se for o caso trago ela pra morar comigo peço a guarda dela pois nos somos muito grudadas, nao consigo nem imaginar perder ela. e nao quero ver ela sofrer. Pois a familia dela somos nos.

  304. Avatar

    Bom dia, Ralf,

    Gostaria por favor que vc esclarecesse uma dúvida se possível, ocorre que minha filha recebe pensão com desconto em folha de pagamento do pai, porém, a empresa deposita em cheque no dia que ele recebe ou seja deposita no quinto dia útil, ou seja, o valor só libera depois de 2 ou 3 dias dependendo do dia da semana chega até cinco dias, isso é legal? ou seja ela sempre recebe a pensão dias depois do pagamento dele, e outra coisa a empresa adota depósito em conta corrente dos funcionários e com ele ñ, pois o juiz pediu o bacen-jud, e ñ consta movimentação em nenhuma das contas, o que fazer?
    Agradeço desde já,
    Atenciosamente,
    Juliana

  305. Avatar

    tive um relacionamento a um ano com o pai do meu filho e logo q fiquei sabendo q estava gravida ele recusou q era dele ele pediu dna pois eu fui fazer e ele nem compareceu agora meu filho ja esta com um ano e oito meses e o processo nao anda.. o q faço??

  306. Avatar

    meu caso é complicado , pois tive um filho de um homen que foi meu primeiro namorado, entre conciliações e separações por traições tivemos um filho.
    voltei para meu estado Sc, onde tenho minha familia.
    e aceitei os contratos de separção que ele me proporcionou, mais é dono do mercado e tranportadora e sitio, diz e alega não ter nada. recebo 4 slários do acordo. Agora esta atrazando o mes de janeiro depois de 5 anos. è certo ele achar que só deve pagar em fevereiro , dizendo que é vencimento de janeiro?
    onde e oque ele pode fazer para irar os bens se seu nome para evitar pagar as pensões mais alta?

  307. Avatar

    Bom dia, preciso de orientação; meu marido tem um filho que vai completar 20 anos que entrou na justiça para pedir pensão alimentícia, ele já serviu o exercito, não quer saber de trabalhar nem estudar e agora exige a pensão. Até alguns anos atrás eu depositava todo mês um valor acertado entre meu esposo e a mãe de seu filho na conta dela. O que devo fazer??

  308. Avatar

    Pago pensão alimentícia para minha filha, no dia 01/02/2013 ela irá completar 24 anos, no momento ela não estuda e nem trabalha e pra completar está casada com um filho de tres meses. Continuo tendo a obrigação em pagar?

  309. Avatar
    Pensão alimenticia

    Estou com um problema com o meu ex marido, a mulher atual dele não aceita que eu ligue pra ele para falar sobre as meninas, ele se mudou e eu não tenho o endereço atual dele, e ele paga uma mixaria de pensão alegando q o salario dele é pouco devido o que esta na carteira profissional dele,porém, ele ganha muito mais. Preciso que minha filha faça um curso de Inglês e ele não quer me ajudar. A pergunta é… Eu consigo perante a justiça vasculhar a conta dele para ver a real movimentação, devido ele omitir o valor q ele ganha?

  310. Avatar

    Bom dia; Gostaria de uma pequena ajuda, sou de Santo Andre SP.. tenho um filho que mora em Caxambu – MG onde pago pensão todo dia 15 o problema é que nao estou conseguindo faze-lo antes do dia 22 de cada mês e sei que isso pode acarretar em um grande problema se ela for ao forum como disse que vai.. gostaria de sabe como posso proceder para alterar essa data de pagamento juridicamente.

  311. Avatar

    meu ex marido so paga 100 reais de pensao ele diz que e pra comprar de tudo ela tem outra mulher e uma filha eu tenho direito a receber tanbem o dinheiro de tempo de trabalho que ele recebeu e so quer da 100 pode isso vou na arrumar um advogado pra almentar assim nao dar e muito pouco

  312. Avatar

    meu esposo teve uma audiencia hoje 29 de janeiro . aguada da fila ta com a gente ela ta com a mae e ja é de maior , meu esposo ta desempregado e agora tem que dar 40% do salario minimo .. isso é correto ??? a filha nao ta estudando e nem quer estudar como pode a lei fazer uma pessoa dar uma pensao pra maior que nem estudar quer ?? obrigad pela sua atençao e sua explicaçao ..

  313. Avatar

    Olá boa tarde!
    recebo pensão alimenticia todo mes de minha filha
    mas soube que o pai dela foi mandado embora do trabalho,
    gostaria de saber se tenho direito de receber alguma coisa dessa indenisasão?
    tipo: fundo de garantia décimo terceiro férias e assim por diante.
    por favor exclareça-me desde ja obrigado.

  314. Avatar

    tenho uma filha de 14 anos onde o pai so paga o plano de saude nada + e ainda acha q esta fazendo muito e q esta fazendo favor .a desculpa e q ele sempre esta desempregado e nunca pode nada + o filho dele do atual casamento estuda em colegio particular e ele o sustenta de tudo e + o pai so anda de carro enquanto a filha dele comigo nuca pode contar com ele p nada. minha filha passou por uma cirurgia na coluna a 2 anos da retirada de um tumor e agora vai passar por + 2 cirurgias uma p retirar o q ainda ficou e aoutra para correçao de postura e quando peço a ele p somente deixar no medico e nao ficar a resposta dele e sempre a mesma nao posso tenho compromisso isso e prq ele nao trabalha imagina se tralhasse.tenho medo de coloca lo na justiça e perder o plano de saude dela , pois no ano passado coloquei ela em escola estadual para nao ficar tao pesado p ele e nem p mim e ele combinou comigo de dar a ela 150 p/mes ele deu uma so vez e nunca + deu. tudo sou eu, tenho uma filha de 4 anos do outro casamento nao tenho condiçoes

  315. Avatar

    FIQUEI CASADA POR 18 ANOS, NÃO TRABALHAVA FORA NESSE TEMPO,Me separei A 7 ANOS ATRAS, E NÃO PEDI PENSÃO PRA MIM SÓ PROS FILHOS, POR ORGULHO, NÃO CONSEGUI NENHUM EMPREGO, AINDA POSSO PEDIR A PENSÃO?

  316. Avatar

    Oi,sou casada a 3 anos,e ants d mim ele foi casado com outra e tm um filho,desd entao ele paga todo mes em dinheiro 50%do salario minimo,que ja acho bastante,pois ela tbm trabalha.mas agora ta querendo exigir q ele alem da pensao d o material escola,e que ele fique com o filho uma semana direto,sendo que o pai tem q trabalhar todos os dias,e eu tenho o meu filho p cuidar.falei cm um advogado ele dise q ela nao pode exigir mais nada. É isto mesmo? Janaina

  317. Avatar

    sou separada a 4 anos, e tenho dois filhos, meu ex marido nem sempre pagou a pensão para as crianças, no ultimo ano ele voltou a pagar. Só que esse ano de 2013 o filho mais velho(9anos) foi morar com ele em outro estado, o pai deve continuar pagando pensão para o filho mais novo (6anos)que está comigo? o meus ex marido não quer pagar, na verdade ele sempre quis que eu pagace a pensão pra ele e pra o filho. Eu trabalho e provavelmente ganho melhor que ele, mas ele também trabalha só que ele sempre mente sobre quanto ele ganha. Como devo agir nessa situação.

  318. Avatar

    Ola, meu ex marido deveria pagar uma pensao d 40% do sal min. mensalmente e em dezembro 80% por causa do decimo. So q isso nao acontece, ele deposita 200R$ a cada 2,3 ou ate 4 meses e em dezembro nao aparece nada na conta da menina. A mt tempo nao a visita, por telefone promete coisas e nao cumpre, etc. Isso acontese a alguns anos, posso coloca-lo na justiça e cobrar os anos anteriores, e posso pedir p a empresa onde ele trabalha descontar do pgmento dele e depositar p a menina. Ela tem 13 anos e quer coloca-lo na justiça. Menor de idade pode fazer isso? Desde d ja agradeço as explicaçoes.

  319. Avatar

    Olá,
    Me separei do meu companheiro há um ano e há dois anos ele não trabalha por não querer.
    Quem paga plano de saúde é a mãe dele e mesmo assim ele disse que era pra eu pagar os juros ( eu briguei pq não iria pagar nada e terminou a mãe dele pagando ).
    Ele não tá dando nada em dinheiro pra filha e entreguei uma lista de material escolar pra ele e só disse que iria dar 100 reais e mais nada.

    O que ele dá é através da mãe dele.

    O que faço? Pra conseguir a coisas tenho que ficar falando e cobrando bastante. Eu choro muito por isto porque às vezes o pai passa três dias sem perguntar pela filha.

    Gostaria de algumas orientações, estou muito perdida e muito chateada pois ainda veio passar na minha cara que era problema meu e que me virasse pra pagar o resto.
    Ainda ele só vem buscar final de semana ( sei que é direito e pela lei ).

  320. Avatar

    Ola Pessoal e dificil a separacao certo ? Mais o ruin mesmo e fica sem o filho tenho varias duvidas !

    Tenho Gravacao do meu filho pedindo para mim busca ele pois a mae dele bate nele quando estava com ela nao deixava isso acontecer !!

    Oque devo fazer em uma causa desta ?

  321. Avatar

    olá gostaria de saber se tenho direito a pensão alimentica e ajuda de custo por estar gravida de 2 meses do ex meu marido no qual ficamos juntos por quatro anos,,e penso pra ele e ele sempre diz que não tem eu tenho direito..

  322. Avatar

    tenho 18 anos e o meu pai só pagava uma determinada quantia em dinheiro, não me visitava, não pagava remédios e o dinheiro que ele mandava só dava apenas para minhas despesas, eu posso pedir indenização por abandono afetivo? e posso recorrer para receber os valores atrasados?

  323. Avatar

    Estou morando com meu marido há 8 anos, quando ele veio morar com migo eu já tinha a minha casa, e certo que ele me ajudou a reformar-la. Temos um filho de 2 anos de idade, agora estamos nos separando, gostaria de saber quai são os direito dele sobre minha casa. Há tenho mais um filho de 15 anos que não é dele. devo vender a minha casa e divir? como serar a divisão? serar por quatros partes iguais? porque somos quatros eu, ele, e meus dois filhos.

  324. Avatar

    Oi tenho 1 filho de quase 6 anos,faz 5 anos que o pai dele dar 100,00 reais ao mes e a data quando ele quer,ele nao dar nada fora esse valor,remedio,escola,roupas e sapatos nao mim ajuda com nada,eu que dou tudo ao meu filho por causa do meu marido que eu casei 3 anos faz ele que dar as coisas ao meu filho porque eu nao trabalho.Ele e motorista de uma funeraria,tem carro e tem uma filha,nem o abono do filho ele dar pois a certidadao de nascimento ele levou,mais o dinheiro eu nao recebo,coisa posso fazer para ele mim ajudar com a escola e descobrir quanto ele ganha,pois ele mente e fala que ganha pouco e comprou um carro,mim ajude por favor?

  325. Avatar

    Boa tarde
    minha filha tem um bebe e o pai dele já há 05 meses, vai completar o sexto mes, não paga a pensão alimenticia. Já acionamos o o judiciario e o pai do bebe esta com prisão decretada, porem nada acontece…gostaria de saber se há algum meio de que possamos recorrer para que ele ou o pai dele cumpra o dever de arcar com o pgto. da pensão alimenticia do bebe. Na expectativa de uma resposta, atenciosamente
    Ademir Silva
    Campinas – SP

  326. Avatar

    minha filha tem 21 anos e ha dois anos atraz o pai n quer pagar a pencao, ele canselou a pencao sem cominicar os orgoes competenter e nem me comunicou simplismente canselou, tem direito de recorre,pq ela n faz facudade…obrigada

  327. Avatar

    Boa tarde…eu e minha companheira temos enfrentado um problema…seu es companheiro a seis meses se recusa a sustentar a filha, fruto dessa relação frustada,uma criança de 3 anos,foi capaz de dizer que ,se ela (a mãe) precisar de R$2,00 pra comprar ovo ele que não vai dar,absurdo…Ela já entrou com pedido de pensão alimentícia desde o final de Novembro,mas até agora nenhuma audiência foi realizada…Pergunto: Ele se recusando desta forma a manter a filha,ele tem o direito de aos fins de semana levar essa criança,sendo que na ultima vez que levou foi preciso o conselheiro tutelar intervir,para que ela voltasse ao convívio da mãe,a criança voltou com leve rejeição a mãe repetindo o que ele falou pra ela,coisas revoltantes…Ele tem esse direito (levar a criança) amparado por lei mesmo agindo tão errado,principalmente por não da nada a filha menor?
    Se possível gostaria de uma referência dentro o estatuto ou alguma lei que trate esse assunto,publicado aqui ou enviado por
    e-mail : [email protected]
    Fico muito grato!

  328. Avatar

    Olá, meu ex pagava 30% de pensão para meu filho, acordo esse td feito atarvez de advogado, 6meses dps ele entrou na justiça pedindo redução para 20%, não aceitei e na audiencia eu propus para ajuda-lo q diminui-se para 25%, ja q ele alegou q estava endividado e q precisava fazer faculdade para se manter no emprego, acontece q 2 anos depois, ele quer entrar de novo c pedido para diminuir, alegou q a pensão esta impedindo um financiamento de imovel, a pensão esta comprometendo a renda dele, ele pode fazer isso? A realidade é q ele tem um otimo cargo e ganha mto bem, e acha que o valor da pensão é mto alto… Cada vez q ele tiver aumento de salario ele pode entrar na justiça pra diminuir a pensão? Ai vira bagunça ne…

  329. Avatar

    tenho um filho de 15 anos,coloquei o pai dele na justiça,foi determinado ele pagar 300,00 mais so pagou uns 2 meses,e parou ja tem 1 ano e meio,meu filho nao gosta de ir na casa dele,entao ele falou que nao ia pagar mais…o que eu faço agora.volto na justiça de novo,por favor me ajudem,eu era faxineira e fui despedida,e gora ,estou desseperada.muito obrigada. 05/02/2013 as 16:45

  330. Avatar

    meu filho tem 6 anos,antes dele completar 1 ano descobri que ele tinha uma alergia grave apartir dai ele tem que faser uso de medicamento diariamente, e os remedios fica mais ou menos$300,00 mensais e o pai dele paga R$180,00 de pensão e ele ganha apoximadamente R$2.000mil reais,gostaria de saber de quanto meu filho tem direito.

  331. Avatar

    boa noite meu ex-marido paga a base de salario minimo mas a pouco descobri que ele é sicio de uma empresa a quase 2 anos ele tera que pagar os atrazado dos valores que recebe(20% dos ganhos)ou não só apartir da nova decisão judicial?

  332. Avatar

    Meu filho tem um ano e dois meses arco com todas as despesas feitas por ele desde q ele nasceu, alimentação, vestimentas,medicamentos, clinicas quando necessário, brinquedos… mas o mesmo mora com a mae. e por interesses pessoais ela colocou na justiça qual seria o procedimento correto a fazer? Grato

  333. Avatar

    Ola!!!! foi acertada a pensão alimenticia para meu filho de 6 meses 30% do salario minimo foi o que o pai do meu filho se propos a pagar. Bem ficou decretado que todo dia 5 de cada mes (tambem foi ele que escolheu o dia para pagar), só que ele não pagou, ele deveria começar a pagar no dia 05/02/2013, tem algo que posso fazer para ele pagar????não é justo pois eu to desempregada e meu filho precisa comer

  334. Avatar

    estou separada faz um 1 ano e to com as responsabilidades nao tenho condicoes de manter um dos meus filhos dormi com o pai ,mas sou eu quem lava passa compro roupa e acomida n agora o pequeno so fica com ele nos finais de semana qual meus direitos

  335. Avatar

    ESTOU GRAVIDA DE 7 MESES DO MEU PRIMEIRO FILHO,NÃO TENHO CASA E MORO NA CASA DA MINHA AMIGA,QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS E DO MEU FILHO, O PAI TEM EMPREGO FIXO, E RECEBE MAIS DE DOIS SALARIOS.QUAL O VALOR DA PORCENTAGEM QUE MEU FILHO RECEBERÁ.

  336. Avatar

    Engraçado ,,esse pessoal sabe que tem varios meios de se previnir e ficam fazendo filho igual os coelhos,
    E essas mulheres, invéns de trabalhar fica dependendo do dinheiro dos seus ex companheiros , elas deveriam tomar vergonha na cara e criar seus filhos ,aliás as mulheres não são tão independentes. É cada coisa que acontece. Aff

  337. Avatar

    Oi Gostaria de saber o que fazer na minha situação, meu namorado tem um filho que 3 anos e 3 meses, ele paga pensão alimenticia de R$350,00 reais mensais, fora valores que gasta com roupa, brinquedos e passeio. A questão é que estou gravida e logo vira outro filho para ele, falei como ficara nossa situação financeira pois também terá que ajudar no sustento do filho que nascera, ele disse que como estamos juntos não precisa ajudar, critiquei a atitude dele pois por mais que ele ira morar com o filho que nascera, também tera despesas com o filho e não é justo eu ter que bancar todas as depesas com o filho que vira e mais ajudar com o sustento de casa. Acredito que mesmo que ele mora com o filho ( este que nascera) ele também tem que disponibilizar um valor para as despesas para com o filho mesmo que esteja morando com ele. ela ganha em torno de 1400 limpo e paga pensao alimenticia de R$350,00 ao filho de outro relacionamento e tem mais as despesas de alguguel e carro. Teria como ele diminuir esse valor da pensao visto que terá outro filho e também tera que ajudar nas despesas? O valor que ele paga de pensao não foi determinado pelo juiz, foi acordado.

  338. Avatar

    estou requerendo a separação e a pensão de minhas crianças em forma de pagamento do plano de saúde e quero a guarda das crianças que já se encontram comigo.
    por motivos diversos não confio no meu ex parceiro, bebe (inclusive perto das crianças) fuma, joga, arruma mts mulheres…vida desregrada.sou funcionária pública, tenho medo que em minha falta ( caso de morte) ele use o dinheiro que ficará p as crianças p uso de seus vícios. sendo assim poderia eu deixar a guarda de meus filhos p pessoa de minha confiança, como por exemplo meu único irmão? pois, é este que paga escola particular e até mesmo me ajuda em despesas emergenciais.grata

  339. Avatar

    Boa noite
    Queria saber sobre a minha situação que é a seguinte: Recentemente estava em um relacionamento de quase 3 anos que gerou um filho que nasceu dia 30 de dezembro do ano passado. Só que eu me reparei do pai do meu filho e queria pedir a pensão alimentícia, pois não estou trabalhando e moro na casa dos meus pais. o pai trabalha com coletor de lixo no periodo da noite, não sei quanto ele ganha. Qual sera o valor da pensão e como fica a visitar? Posso pedir a visita assistida por conta que ainda está mamando no peito?

  340. Avatar

    bom dia eu pago 40% sobre o salário minímo foi o que foi acertado na justiça, agora porém estou desempregado ou seja sem carteira assinada, estou fazendo alguns bicos de servente de pedreiro que dá em torno de 800 reais mensais ou até menos, já tenho um filho com a outra mulher e agora vai nascer outro filho,teria como reduzir essa pensão, como que o juiz vê no caso esse valor de 40% não teria que dividir sobre os três filhos que eu tenho?Aguardo resposta, Obrigado.