Home » Política, Todas as notícias » Eduardo Nóbrega diz que candidato a sucessão em 2020 do governo será do PSDB; vereadores reagem e não garantem apoio

Eduardo Nóbrega diz que candidato a sucessão em 2020 do governo será do PSDB; vereadores reagem e não garantem apoio

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

Dois dias após a convenção municipal do PSDB, partido que administra Taboão da Serra desde 2013, o vereador Eduardo Nóbrega (PSDB) – com o aval informal do prefeito Fernando Fernandes – subiu a tribuna da Câmara nesta terça-feira (10) e repetiu o discurso feito há um ano: O PSDB vai lançar o candidato à sucessão em 2020.

Eduardo Nóbrega anuncia que PSDB vai indicar o candidato a sucessão em 2020 e clima esquenta na Câmara. Político não tem apoio do chamado G9.

Eduardo Nóbrega anuncia que PSDB vai indicar o candidato a sucessão em 2020 e clima esquenta na Câmara. Político não tem apoio do chamado G9.

Sabendo que causaria reações, o político foi cauteloso inicialmente em seu discurso, focando mais na importância da convenção e nas eleições de 2018. Porém, o líder tucano revelou a decisão do partido por candidatura própria, que enterra a história de qualquer um dos aliados poderia ser candidato do grupo.

“É o momento que o partido começa a se despedir do nosso prefeito [Fernando Fernandes]. E o partido tem que visar às próximas eleições. E com fé e foco na eleição de 2018 precisamos reeleger a deputada estadual Analice Fernandes. […] O PSDB nas eleições de 2020, outra novidade, vai ter candidatura própria. […] Um partido que está focado e sabe da sua responsabilidade e do seu poderio e não vai abrir mão, um milímetro sequer, das suas atribuições, competências e disputas que tem pela frente”, anunciou Nóbrega.

A brecha para integrantes do chamado ‘G9’ se opor foi à falta de convite para irem até a conferência do PSDB. Eles fizeram questão de frisar, a todo instante, que o compromisso é com o atual governo e não com o próximo.

Começou com a presidente Joice Silva (PTB). “Parabenizo o PSDB pela convenção e não estive presente porque não fui convidada, apesar de estar sabendo. O PTB faz parte do Governo Fernando Fernandes e tem esse compromisso até o dia 31 de dezembro de 2020”, disse.

Um dos líderes do G9, Marcos Paulo diz que apoio se limita ao governo atual. Presidente Joice diz que candidato sozinho não ganha eleição.

Um dos líderes do G9, Marcos Paulo diz que apoio se limita ao governo atual. Presidente Joice diz que candidato sozinho não ganha eleição.

Depois foi a vez do vereador Marcos Paulo (PPS). “Infelizmente faltou convite porque talvez o PPS não tenha a grandeza do PSDB. A sigla sem os integrantes não é nada. Seria importantíssimo porque fazemos parte do governo prestigiar o PSDB. Até o final deste mandato estaremos firme e forte com esse governo”, disse.

Já o vereador Cido (DEM) preferiu reforçar o seu desejo de disputar as eleições como prefeito em 2020. “Estou trabalhando. O país pede mudança e eu me enxergo como mudança. Eu sou um produto que a sociedade busca. É legítimo eu lançar a minha pré-candidatura. Fiz meu trabalho no poder legislativo. Estou como vereador. Sempre estive no campo de batalhas com o prefeito Fernando Fernandes”, diz.

SUBIDA NO TOM

Como a discussão ganhou proporções mais árduas, Eduardo Nóbrega que almeja ser o indicado do PSDB voltou à tribuna e subiu o tom. Fez uma alusão ao futebol para dizer que – com aval – vai atrás de lideranças do município.

“Eu não estava nem inscrito no campeonato. Como contratar o Messi se você não sabe se vai disputar o campeonato? Agora, nós vamos disputar. E vamos buscar os melhores quadros desta cidade para compor o PSDB, vamos buscar os melhores partidos para fazer uma frente democrática para disputar a sucessão”, acrescentou Nóbrega.

E com alusão ao futebol, o debate se estendeu. “Não fui nem sondado. Fica claro que não faço parte do time principal. Quem sabe outros times não podem contratar. Na política você precisa unir forças para se ganhar”, completou Paulinho.

Ronaldo Onishi (SD) também reclamou da falta de convite e reforçou que o compromisso é apenas até o fim deste governo. “O PSDB é o maior partido da nossa cidade. Mas às vezes não é suficiente. Se não houver conjunto, não vai vencer a partida”, diz.

Em nova subida à tribuna, Joice reforçou que o PTB tem dois pré-candidatos, sendo o vice-prefeito Laércio Lopes, e o pretenso candidato a deputado federal por Sergipe, Valdevan Noventa. Ela também citou um acordo entre a liderança do seu partido, Campos Machado, com o prefeito e a deputada Analice, e reforçou a importância de grupo.

“Desejamos boa sorte a todos. Vamos buscar parcerias. Estamos dispostos a construir pontes. E não muros. Não queremos fazer contratações. Queremos conquistar lideranças. O poder não se ganha sozinho”, reforçou a presidente.

Presidente Joice Silva rebate Nóbrega e diz que sem grupo, ninguém ganha eleição. (Foto: Leandro Barreira / CMTS)

Presidente Joice Silva rebate Nóbrega e diz que sem grupo, ninguém ganha eleição. (Foto: Leandro Barreira / CMTS)

Entre uma queda de energia e outra, os discursos perduram em torno da sucessão de 2020. “Não era intenção provocar nenhuma balbúrdia na sessão. Era simplesmente repercutir o que foi definido pelo PSDB. Qual frente e o tamanho dela, isso vai acontecer no momento adequado. […] Não existe candidato a prefeito desta cidade que não vai despender boa parte do seu carinho de coalizão sem conversar com vossa excelência, Marcos Paulo. […] Mas pelo amor de Deus, sem conversar comigo também. Querem me tirar do jogo sem que eu possa participar? Deixa eu participar, presidente. E participe também”, encerrou.

Para fechar, Joice subiu e fez um discurso conciliador, mas deixou uma metáfora sobre o que pode vir acontecer em 2020.

“Eu não posso deixar de me posicionar pelo PTB. Vereador, você falou em prefeito e prefeita, mas isso acaba trazendo mal estar. Não sabemos que será o prefeito, vamos buscar uma união. Mas a gente tem certeza, quando o cavalo passa arreado, você monta. Vamos esperar”, encerrou a presidente.

O Taboão em Foco procurou oficialmente a direção do PSDB para confirmar a notícia de que terão o candidatura própria em 2020, mas não obteve resposta.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online