Home » Sociedade, Todas as notícias » Educação de Taboão lança concurso sobre uso racional da água

Educação de Taboão lança concurso sobre uso racional da água

Por Vera Sampaio, da SeCom da PMTS

Concurso cultural “Água para todos e todos pela água” foi lançado na Cidade das Abelhas em parceria com o Grupo 1 de Jornais. (Foto: Vera Rodrigues / PMTS)

Concurso cultural “Água para todos e todos pela água” foi lançado na Cidade das Abelhas em parceria com o Grupo 1 de Jornais. (Foto: Vera Rodrigues / PMTS)

A falta de chuva dos últimos meses tem deixado cada vez mais escasso um bem natural indispensável para a vida: a água. A fim de conscientizar os alunos da Rede Municipal de Ensino sobre a importância que este recurso representa, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC) da Prefeitura de Taboão da Serra, em parceria com o Grupo 1 de Jornais, lançou o concurso cultural “Água para todos e todos pela água”.

De acordo com o secretário da pasta, João Medeiros de Sá Filho, o intuito da ação é estimular o protagonismo dos alunos para o uso consciente da água. “É inegável que as escolas exercem um papel essencial na formação dos conceitos de cidadania dos alunos. Neste sentido, pretendemos, através deste concurso, contribuir para a formação de cidadãos conscientes, que percebam as consequências das interferências que o homem faz na natureza e sobretudo, fazer com que estes alunos adotem atitudes positivas e cotidianas para  a valorização da água”, explica.

O concurso “Água para todos e todos pela água” terá modalidades parecidas com o do concurso cultural “Copas do Mundo – Uma história a ser contada”, lançado no início do ano pela SEDUC. Os alunos do Jardim I ao 2º Ano participarão com “Desenhos”, do 3º ao 5º ano com “Poesia”, já os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) a modalidade será o “Causo”. As inscrições para as escolas da Rede Municipal de ensino seguem até 30 de agosto, pelo site do Educataboão (www.educataboao.com.br).

Serão premiados os alunos do primeiro ao terceiro lugar de cada segmento e o professor dos alunos contemplados com o primeiro lugar. O resultado final será divulgado em 28 de novembro de 2014 e a premiação será em março de 2015.

Cidade das Abelhas

No dia 15 de agosto, os diretores das escolas municipais de Taboão da Serra visitaram o Parque Ecológico e Cultural Cidades das Abelhas, localizado entre os municípios de Embu das Artes, Cotia e Itapecerica da Serra. Além de aprender um pouco sobre a vida das abelhas, no local, o grupo pode conhecer a trilha que leva as Minas de Água, responsáveis pelo abastecimento do Rio Embu Mirim que, por sua vez, desagua na Represa do Guarapiranga e leva água para quase quatro milhões de residências da zona sul de São Paulo e Região Metropolitana.

A trilha conta com placas informativas e educativas, além de cisternas. O local foi certificado pelo Projeto Oásis, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, por garantir o equilíbrio do meio ambiente ao preservar vegetações da Floresta Atlântica em área de mananciais.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online