Home » Espaço Aberto, Todas as notícias » Eles Por Elas Por Uma Igualdade De Gênero

Eles Por Elas Por Uma Igualdade De Gênero

Por Maria Amélia Santos Alencar*

O dia internacional da mulher é considerado como um marco de luta mundial pelos direitos humanos das mulheres, dia de celebração e não de comemoração.

08 de março é um dia de mobilização feminina e tem o objetivo de conscientizar a população, através de palestras, sobre o papel da mulher na sociedade. É um dia importante para discutir a igualdade de gênero de maneira objetiva e propositiva para combater a discriminação e violência contra as mulheres no Brasil e no mundo.

Dra. Maria Amélia Alencar é da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Taboão da Serra. (Foto: Arquivo)

Dra. Maria Amélia Alencar é presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Taboão da Serra. (Foto: Arquivo)

No Brasil, a luta das mulheres por igualdade vem de longe, porém, somente houve avanços a partir do século XX; como a conquista no mercado de trabalho,  direito de votar e serem votadas,  Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, Delegacia da Mulher, e outros.

Mas, apesar dessas conquistas, as mulheres ainda sofrem diariamente violências domésticas, violências sexuais, assédios; são discriminadas e assassinadas.

No mercado de trabalho, mesmo tendo escolaridade superior a dos homens, as mulheres continuam sofrendo desigualdades: salários inferiores, jornadas excessivas de trabalho, desvantagens na ascensão profissional.

Na política essa desigualdade é gritante, a mulher não ocupa os espaços de  poder na mesma proporção que os homens.

Tais situações não podem perdurar, é preciso dar um BASTA!

A sociedade deve deixar de ser omissa e cúmplice da perpetuação da violência contra a mulher, buscando a implementação de políticas públicas para melhorar a condição feminina e a igualdade de gênero.

Visando diminuir e quem sabe um dia terminar com a discriminação e a desvalorização da Mulher, a Comissão da Mulher Advogada de Taboão da Serra vem realizando palestras de conscientização junto à população, para desconstruir essa  cultura de desigualdade e de violência contra a mulher.

No dia 08 de março a OAB Taboão da Serra através da Comissão da Mulher Advogada, com o apoio da Comissão de Cultura e Eventos vai realizar um evento no espaço TaboãoPrev, com o tema “ELES POR ELAS POR UMA IGUALDADE DE GÊNERO“, com apresentação de um documentário, “precisamos falar com os homens”.

Dia 8 de marco da OAB Taboao

*Presidente da Comissão da Mulher Advogada, da OAB de Taboão da Serra

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online