Home » Todas as notícias » Em audiência com taxistas, secretário e vereadores discutem proposta de lei com multa para Ubers

Em audiência com taxistas, secretário e vereadores discutem proposta de lei com multa para Ubers

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

Um grupo de taxistas participou na tarde de quarta-feira (19) de uma audiência pública na Câmara Municipal com o secretário de transportes Gerson Brito e os vereadores da Comissão de Transportes. A proposta discutida é conseguir criar um projeto de lei para que multe os motoristas que realizam o serviço de transporte via aplicativo, como os Ubers.

Plenário da Câmara com a presença de diversos taxistas do município, que pedem o fim dos Ubers.

Plenário da Câmara com a presença de diversos taxistas do município, que pedem o fim dos Ubers.

“A Uber atrapalhou o nosso serviço em mais de 50%. É uma coisa que entrou sem pé nem cabeça. O motorista do Uber é explorado porque trabalha com um valor muito baixo. A gente precisa estudar junco com a Câmara para aumentar a multa e criar um aplicativo da cidade”, pediu o taxista André.

E nessa mesma linha seguiram os discursos dos outros taxistas, que compareceram a audiência. Pela manhã, em outra reunião entre motoristas e políticos, a pauta seguiu a mesma linha.

Taxistas participam de audiência na Câmara de Taboão da Serra.

Taxistas participam de audiência na Câmara de Taboão da Serra.

Para o presidente da comissão, Marcos Paulo (PPS), está na hora de regulamentar o serviço de transporte de passageiros no município. Ele reconhece que a população aprova os Ubers, mas defende a criação de uma lei com multas severas e regras claras para o transporte de passageiros.

“Uma coisa é a legalidade e isso vamos discutir com projeto de lei. Não estamos aqui defendendo aplicativo A, B ou C. E não há um movimento da Câmara tentando barrar os aplicativos. O próprio prefeito [Fernando Fernandes] já chamou os Ubers para se cadastrarem e darem o melhor atendimento a população. Precisamos saber se esse carro está ok. Se o motorista está habilitado e apto a carregar a nossa população”, diz Paulinho.

E completa. “Não podemos cruzar os braços. A categoria [de taxistas] não pode ficar trabalhando de forma desigual. Ela paga impostos, faz vistorias e cumpre com as suas obrigações. Precisamos encontrar um equilíbrio”.

Já o secretário Gerson, que deixou claro ser favorável “a regulamentação do Uber”, explicou as ações realizadas na Secretaria desde a sua posse no início do ano, mas defendeu multa alta a quem não for cadastrado para equilibrar o sistema.

“Temos que estar abertos a ouvir a angústias desses transportadores de passageiros [taxistas] e a maior é a invasão dos aplicativos na cidade por motoristas de outras cidades. Houve um consenso e vai ser discutida na Câmara e com o prefeito a criação de uma multa para quem transporta de forma clandestina”, revela Brito.

Secretário de Transportes Gerson Brito quer multas para Ubers que não estiverem cadastrados na Prefeitura de Taboão da Serra.

Secretário de Transportes Gerson Brito quer multas para Ubers que não estiverem cadastrados na Prefeitura de Taboão da Serra. O vereador Paulinho promete que vai ouvir a população.

Segundo o secretário, apenas 10 motoristas de transporte de passageiros através de aplicativos compareceram no Atende para realizar o cadastro. “Fizemos o cadastramento, mas só 10 fizeram vieram. Isso demonstra que os Ubers são todos de outras cidades. E estão tirando os passageiros dos nossos taxistas. Quando se tem regras, eu consigo fiscalizar”, completa.

Ao final da audiência, que também teve a presença dos vereadores Carlinhos do Leme (PSDB) e Johnatan Noventa (PTB), que também participam da comissão. Outros vereadores como Cido (DEM) e Ronaldo Onishi (SD) participaram de uma parte do encontro.

One Response

  1. Fernando disse:

    Nonopolisar o mercado isso que os taxista querem, sobre os uber nao irem no atende é que niguem avisou em nenhum lugar os uber, essa audiencia que vejo na noticia acima so pq um colega que trabalha na prefeitura me informou agora a noite bando de safados

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online