Home » Todas as notícias » Em Embu-Guaçu, professor morre 9 dias depois de tomar vacina contra febre amarela

Em Embu-Guaçu, professor morre 9 dias depois de tomar vacina contra febre amarela

Por Allan dos Reis, direto da redação*

Morreu na segunda-feira (25), o professor Benedito Waltacy Coelho, aos 40 anos. Ele estava internado no Hospital do Servidor em São Paulo. A causa mortis não foi revelada, mas a principal suspeita é que tenha sido uma reação à vacina que ele tomou no dia 16 de dezembro contra febre amarela.

Segundo informações de familiares, Coelho começou a passar mal três dias após a vacinação com fortes dores de cabeça. Morador de Embu-Guaçu, ele chegou a ir ao menos duas vezes ao Pronto Socorro do município, que depois de medicado as dores cessavam. Sem descobrirem as causas, ele foi transferido ao Hospital do Servidor, aonde veio a óbito na noite de Natal.

Professor Benedito morreu aos 40 anos, dias após tomar a vacina contra febre amarela. (Foto: Reprodução).

Professor Benedito morreu aos 40 anos, dias após tomar a vacina contra febre amarela. (Foto: Reprodução).

Apesar da principal suspeita estar ligada a imunização tomada dias antes, um fato chama a atenção. É que o irmão do professor também morreu com sintomas idênticos há cerca de 10 anos. O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) está investigando o caso.

O enterro do professor da EMEF Ester Cordeiro de Souza, que fica em Taboão da Serra, aconteceu na tarde desta terça (26) no Cemitério Floreal Eterno, em Itapecerica da Serra. Pelas redes sociais, os amigos se despediram.

“Descanse em paz meu amigo. Que Deus o receba em vossa infinita misericórdia. Um dos melhores professores que conheci… Um ser humano maravilhoso… Sei que apesar de estarmos muito tristes, vc [sic] está nos braços do Pai. Obrigada por me dar a honra da sua amizade”, publicou a diretora da escola Elisangela Ximenes.

O município de Embu-Guaçu, junto com Itapecerica da Serra, iniciou em dezembro campanha para imunizar toda população após serem encontrados 10 macacos mortos com o vírus da febre amarela.

REAÇÕES

A vacina contra febre amarela pode provocar em algumas pessoas reações semelhantes da doença, especialmente porque é feita com o vírus vivo da doença. Por isso, gestantes, mulheres amamentando, crianças menores de nove meses, pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticóides em doses elevadas (portadores de Lúpus, ELA, portadores de HIV, por exemplo) e pessoas com reação alérgica à proteína do ovo ou qualquer componente da vacina.

SINTOMAS

Os principais sintomas são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, ocorre icterícia (pele e olhos amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

*Alterado às 13h49 para acréscimo de informação

One Response

  1. Paulo moraes disse:

    O. Estranho é que mais pessoas que foram imunizadas na mesma ubs do bairro do sapateiro também passaram mal. Os principais sintomas foram dores em diversas áreas do corpo, suor e fraqureza em excesso.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online