Home » Sociedade, Todas as notícias » Em noite com desenhos e poesias, livro com produção de alunos da rede municipal de ensino é lançado

Em noite com desenhos e poesias, livro com produção de alunos da rede municipal de ensino é lançado

Por Gilmar Júnior, no Centro

O Cemur (Centro de eventos de Taboão da Serra) foi tomado por centenas de crianças da rede municipal de ensino na última quarta-feira (26) para o lançamento do livro “Regiões do Brasil – Viajando por nossas fronteiras”. A obra conta com produções dos alunos sobre as regiões do Brasil, mesmo tema que foi abordado no Desfile Cívico de 7 de Setembro de 2014.

Ao todo, a publicação traz 24 produções de alunos, vencedores do concurso homônimo ao título do livro, além do relato de parte do projeto pedagógico, desenvolvido ao longo de 2014, e fotos do desfile cívico de Sete de Setembro. As produções são de desenhos, poesias e causos.

Aluno recebe a premiação do prefeito Fernando Fernandes e do presidente da Câmara José Aparecido Alves. (Foto: Divulgação)

Aluno recebe a premiação do prefeito Fernando Fernandes e do presidente da Câmara José Aparecido Alves. (Foto: Divulgação)

Em tom de comemoração, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, professor João Medeiros, afirmou que o livro é um objeto histórico para os envolvidos na obra. “O livro vai ser um tesouro para os pais, que verão neles as obras de seus filhos”, declarou.

Lancamento Livro em Taboao3_Facebook Fernando FernandesOs trabalhos realizados pelos mais de 30 mil alunos da rede municipal de ensino passaram por três comissões julgadoras. Na primeira etapa, o professor de cada sala escolheu três trabalhos. Na segunda etapa, uma comissão da escola indicou os melhores trabalhos da unidade escolar. Por fim, uma comissão da Secretaria de Educação elegeu as produções finalistas.

Apesar de não ter vencido na categoria poesia, a aluna Eduarda Santos, de 11 anos da EMEF Oscar Ramos Arantes foi uma das mais aplaudidas na noite da entrega e anúncio dos prêmios. A cada vez que o mestre de cerimônia falava o nome de Eduarda, suas colegas de classe prontamente aplaudiam e, em coro, cantavam o nome de Duda, assim como é apelidada. “Para mim o mais difícil foi rimar algumas palavras para ficar bonito”, explica a aluna que disse que contou com a ajuda dos pais para escrever sua poesia, já que nunca conheceu outras regiões do Brasil.

Antônio Carlos Fenólio o homenageado da noite

Antes de acontecer as entregas dos prêmios, o ex-vereador Antônio Carlos Fenólio foi homenageado, ao receber o primeiro exemplar do livro das mãos do prefeito Fernando Fernandes.  “Cheguei aqui em 1978, quando nasceu o ensino municipal. Fui o primeiro professor da rede de ensino municipal”, disse em tom emocionado.

Antonio Carlos Fenolio recebe livro do prefeito Fernando

Fenólio recebe livro das mãos do prefeito Fernando Fernandes. (Foto: Divulgação)

Confira a lista dos vencedores:

CATEGORIA DESENHO

Jardim I

Aluna Luiza da Conceição Rodrigues Luiz

Escola: EMI Sansão

Jardim II

Pedro Miguel Teixeira Cavalcante

Escola: EMI Emília

1º Ano do Ensino Fundamental

Ana Beatriz Oliveira Mesquita

Escola: EMEF Prof. Ester Cordeiro de Souza

2º Ano do Ensino Fundamental

Aluna: Alice Arantes Bezerra

Escola: EMEF Ugo Arduini

 

CATEGORIA POESIA 

3º Ano do Ensino Fundamental

Josué da Silva Souza

Escola: EMEF Oscar Ramos Arantes

Poesia: São Paulo cidade linda

4º Ano do Ensino Fundamental

Aluna: Thais Rodrigues de Souza

Escola: EMEF Maria José Luizetto Buscarini

Poesia: Regiões do Brasil

5º Ano do Ensino Fundamental

Aluna: Julia Cardenette de Almeida

Escola: EMFEM Ruy Barbosa

Poesia: Regiões do Brasil

EJA – Educação para Jovens e Adultos

Aluna: Michelli Silva do Nascimento – EMEF Antônio Fenólio

Poesia: O gato arteiro

 

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online