Home » Sociedade, Todas as notícias » Em preparação à JMJ com o papa no país, jovens carregam cruz em Embu

Em preparação à JMJ com o papa no país, jovens carregam cruz em Embu

Adilson Oliveira, no Jardim dos Moraes e Jardim Novo Campo Limpo, em Embu das Artes

Em Embu das Artes há pouco mais de duas semanas, a réplica da cruz da Jornada Mundial da Juventude em peregrinação pela região permanece até a tarde desta quinta-feira, dia 2, na Paróquia São João Evangelista no Jardim Magali e segue, por volta das 18h30, à Paróquia Santa Inês no Jardim São Luiz. Na noite de sexta-feira, 27 de julho, cerca de 300 jovens da Paróquia São Marcos carregaram o símbolo e também um ícone (quadro) de Nossa Senhora em procissão que percorreu dez ruas no Jardim dos Moraes durante mais de uma hora.

Jovens carregam cruz e imagem de Maria em moldura em procissão da Paróquia São Marcos em Embu das Artes

Apesar do trajeto com subidas, os fiéis saíram pelo bairro com entusiasmo, cantaram, rezaram, fizeram barulho com gritos e objetos sonoros para anunciar aos moradores nas calçadas e janelas a presença dos “jovens de Cristo” e ecoaram pregações com forte apelo à conversão e transformação da sociedade atual, inclusive críticas a políticos desonestos. “Chega de representantes que escondem a verdade e não discutem a solução dos problemas. Não seja um jovem velho que se acomoda diante da realidade desumana”, falou uma jovem.

Com o pároco, padre José Carlos Brum, em meio aos participantes com dezenas de faixas e cartazes, os jovens fizeram quatro paradas e ergueram a cruz – de 3,80 metros de altura e 1,70 metro de largura e 40 quilos. “Muito bom que estão passando na porta das casas, é o jeito de as pessoas verem como está o mundo hoje. Eu participava das procissões, agora estou sem tempo, mas é importante que venham trazer a palavra de Deus”, disse a moradora Luciene de Jesus, ao observar com os filhos a concentração, na Chácara São Marcos.

Os organizadores levaram a mensagem de que a juventude quer paz e é vítima, não a causa da violência, ao receber os símbolos. “É mostrar para a sociedade que a juventude não é caminho de morte, que segue Cristo Jesus. O ícone de Nossa Senhora e a cruz fazem com que nos sintamos mais amados e que possamos amar como Cristo nos amou”, disse Jonathan Rodrigues, da Pastoral da Juventude. No sábado, dia 28, os símbolos foram recebidos na Paróquia São Vicente e São Tiago em missa celebrada por dom Luiz Antônio Guedes.

Fiéis ficam de joelhos em adoração à santa cruz em uma das quatro paradas com símbolos da jornada da juventude

Uma réplica da entregue em 1984, em Roma, aos jovens por João Paulo 2º, a cruz foi encomendada pela Diocese de Campo Limpo para os agentes reforçarem a evangelização entre os próprios jovens e se prepararem à JMJ com a presença papa Bento 16 em 2013, no Rio de Janeiro. Em Embu, o símbolo e o ícone estarão, por último, nas paróquias Santa Paulina, a partir de sábado, dia 4, e Nossa Senhora do Rosário, dos dias 7 a 9. Jornada regional marcará o encerramento da peregrinação pelas paróquias da região do Morumbi, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Embu, em 26 de agosto, no ginásio Hermínio Espósito, centro de Embu.

Deixe um comentario

Current ye@r *

© 2013 TABOÃO EM FOCO · RSS · Site por Keone Midia Online